- Autores: P. Sukatniek, Letônia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo esverdeado
- Gosto: labrus, isabel
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 115-120
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do cacho, g: 350-400
- Avaliação de degustação, pontos: 7,4
- Densidade do grupo: densidade média
Uma casta com um nome invulgar, Supaga, merece uma atenção especial dos jardineiros devido aos seus muitos aspectos positivos. Devido às suas altas qualidades decorativas, a planta é perfeita para decorar composições vivas e paisagismo. O sabor e o aroma expressivos da fruta devem ser notados.
História de criação
Uma variedade de uva híbrida chamada Supaga foi criada por um criador profissional da Letônia - Paul Sukatniek. O especialista usou variedades antigas de cultura de jardim da França.
Nota: para compor o nome da nova variedade, foram utilizadas as primeiras sílabas do nome e sobrenomes do próprio criador, bem como de sua esposa.
Descrição
Os jardineiros notam o grande vigor do crescimento das uvas. Em uma temporada, o crescimento da videira chega a 90%. O que em metros significa cerca de 7. Os arbustos chamam a atenção com uma folhagem densa de cor verde escuro. Uma característica distintiva são as listras vermelhas. Devido a esta característica, a variedade é frequentemente utilizada para decorar terrenos e territórios adjacentes.
Período de amadurecimento
Do início da brotação da primavera até o amadurecimento dos frutos, leva de 115 a 120 dias. Esta característica indica a maturação precoce das uvas. Colhida, via de regra, no início de agosto. O trabalho é concluído no início do outono. As bagas podem ser deixadas nos arbustos por muito tempo. Com isso, tornam-se mais doces e aromáticos.
Cachos
Os cachos são cónicos com asas laterais. O peso médio varia de 350 a 400 gramas, alguns exemplares chegam a 600 gramas. Depende da região de cultivo, das condições climáticas e dos cuidados com as plantas. Os frutos são de densidade média, mas esta característica não afeta a qualidade da colheita.
Bagas
Bagas maduras tornam-se verdes com uma tonalidade amarela. O índice de acidez é de 5 a 7 g / dm³. Os frutos são recobertos por uma casca densa, embora isso não atrapalhe a ingestão dos frutos em sua forma natural. A polpa é moderadamente densa, não pegajosa. A forma pode se assemelhar a um oval ou círculo esmaecido. A baga pesa cerca de 5 gramas. Os tamanhos são grandes.
Gosto
O sabor da fruta é descrito como agradável e harmonioso, com um leve toque de acidez. Os especialistas o descrevem como isable e labrus. O teor de açúcar é de 170 a 280 g / dm³. Os provadores profissionais atribuíram a esta variedade 7,4 pontos em um máximo de 10. Frutas maduras podem ter gosto de mel e morango. E também há um leve aroma de noz-moscada que desperta o apetite.
Produção
Esta variedade apresenta um rendimento alto e estável. De um arbusto, eles coletam de 50 a 70 quilos de frutas. A colheita depende da região de cultivo e cuidado competente da cultura hortícola.
Recursos crescentes
Esta variedade é recomendada para jardineiros novatos devido às técnicas agrícolas simples. A planta se sente muito bem em qualquer solo. Neste caso, é necessário escolher um local ensolarado, protegido de correntes de ar e fortes rajadas de vento. E também é preciso cuidar da fertilização, e monitorar atentamente o estado das uvas. Use formulações medicinais e profiláticas, se necessário.
Aterrissagem
Jardineiros experientes que cultivam esta variedade há vários anos são aconselhados a plantar a planta na primavera. Neste caso, a planta se adapta mais facilmente a uma nova área e sobreviverá com sucesso ao inverno. Apesar da natureza extravagante do solo, solo com uma acidez de 6 pH é mais adequado para uvas. A localização ideal das águas subterrâneas é de 1,5 a 2 metros. Com a chegada do outono, o território está limpo de ervas daninhas e folhas.
Polinização
As flores da variedade são capazes de polinizar por conta própria.
Poda
Recomenda-se realizar a poda na estação fria, até que se inicie o processo de movimentação dos sucos no interior das uvas. Recomenda-se deixar 4 a 6 gemas na videira. Ao escolher uma moldagem de duas vias, sobram de 60 a 70 botões, em um cultivo de uma via, o número máximo de olhos não deve ultrapassar 35 olhos.
As folhas em excesso também precisam ser removidas regularmente, pois afetam negativamente a qualidade da colheita. A folhagem tira a força da planta e evita os raios solares. E você também deve se livrar dos enteados "únicos".
Rega
Regar as uvas com pouca frequência. É suficiente irrigar apenas 3-4 vezes ao ano. A água é adicionada em pequenos volumes. 2 baldes são colocados sob um arbusto. Essa quantidade é suficiente para manter os níveis de umidade ideais. E você também pode usar cobertura morta, o que impedirá que a camada superior da terra seque. Para cobertura morta, você pode usar cascas de cebola ou aparas de grama.
Top curativo
As uvas são alimentadas com compostos ricos em nitrogênio, potássio ou fósforo. Essas substâncias são usadas na primavera. Os fertilizantes orgânicos são aplicados 2-3 vezes por ano. Húmus ou esterco são ótimos. E também orgânico é aconselhado para uso no outono. 4 quilos de estrume são consumidos por metro quadrado.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Não é necessário cobrir esta variedade para o inverno. Devido ao seu forte sistema radicular, a variedade Supaga pode resistir a geadas de até –25 graus Celsius. No entanto, se a vinha estiver situada na faixa norte, é recomendável proteger os arbustos jovens da geada por meio de isolamento.
Doenças e pragas
As fruteiras não têm medo da podridão cinzenta. E também as uvas não têm medo de oídio e mofo. Apesar da resistência inata, a clorose e a filoxera são perigosas para as uvas.Os especialistas recomendam tratar as uvas duas vezes por temporada como medida preventiva. Para o processamento, uma solução de um por cento à base de sulfato de cobre é excelente.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Você pode armazenar os frutos da uva de mesa por 1-2 meses, enquanto a temperatura no ambiente deve ser de 5 a 8 graus Celsius com um sinal de mais. Devido à densa casca, as bagas podem tolerar facilmente o transporte a longo prazo.