- Autores: Davis Station, Califórnia, EUA
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Branco
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 115-125
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Sinônimos de nomes: Centenário sem sementes
- Peso do cacho, g: 400-500
A variedade de uva é usada há séculos para fazer uma iguaria popular - as passas.
História de criação
A variedade foi desenvolvida na Davis Station, na Califórnia, em 1966. Consegui cruzar as outras duas espécies: Imperador x Pirovano 75. Só nos anos 80. O século foi inscrito no registro da América.
Geografia de distribuição
Hoje, os residentes de verão e jardineiros em todo o mundo cultivam uvas em suas terras. Existem grandes plantações no território do nosso país. Acima de tudo, a variedade está concentrada no sul da Rússia e em sua parte central.
O centenário pode ser encontrado nas seguintes regiões:
- Região de Krasnodar;
- Região de Voronezh;
- Região de Moscow;
- Rostov;
- Yaroslavskaya oblast.
Se falarmos sobre onde você pode encontrar a variedade no mundo, então estes são a maioria dos estados dos Estados Unidos, Austrália, Chile, Itália e até mesmo a África do Sul.
Descrição
O século pertence às variedades de uvas de mesa. As flores bissexuais são formadas na planta.
Os arbustos ganham massa verde rapidamente, por isso a variedade é classificada como muito vigorosa.
As bagas não se esfarelam, não apodrecem, razão pela qual as uvas se tornaram tão procuradas. No inverno, as plantas maduras não precisam ser cobertas.
Período de amadurecimento
Os frutos amadurecem 115-125 dias após o inchaço dos botões.
Cachos
Os cachos tornam-se grandes e de forma cónica. As bagas estão nelas em uma densidade moderada em relação umas às outras.
A massa de um cacho atinge 400-500 gramas.
Bagas
Não há semente dentro da fruta. As uvas são ideais para fazer saladas.
Os frutos são brancos, os bagos contêm 130 g / dm³ de açúcar. O nível de acidez é 6.
Quando você come essas uvas, entende que a casca é fina, quase imperceptível. Dentro de cada baga há uma polpa crocante e suculenta. O peso de uma fruta é de 6 gramas.
Gosto
As uvas Century também se apaixonaram pelo seu sabor harmonioso, por isso muitas vezes se tornam a principal decoração da mesa.
Produção
A planta pertence a variedades de alto rendimento.
Recursos crescentes
As estacas desta variedade apresentam uma elevada taxa de sobrevivência. No quarto ano, você pode colher. Vinhas ultracompactas e comprimidas em uvas enxertadas.
Certifique-se de desbastar os arbustos para não sobrecarregar a planta. Após a bandagem, a parte imatura da mão é removida.
A vantagem dessa espécie é que ela não é propensa a ervilhas. Giberelina não é necessária.
Aterrissagem
Para o plantio, utiliza-se apenas o lado ensolarado do local. É melhor quando as linhas vão do sul para o norte.
As estacas são plantadas com igual sucesso na primavera e no outono. Tal como acontece com outras variedades, a cova de plantio é preparada com antecedência. Dimensões - 80x80 cm, profundidade não superior a um metro.
Solo fertilizado é colocado na cova. Misture composto, húmus e areia se o solo for argiloso.
A mistura é compactada no fundo e regada.
Você pode criar o Century através de suas próprias raízes. Recomenda-se que as estacas sejam plantadas a uma distância de 3 metros.
Polinização
A normalização por inflorescências não é necessária. As flores são perfeitamente polinizadas.
Poda
A variedade é cortada a uma taxa de 10-12 olhos por videira. Os botões localizados na base são menos férteis. Se você removê-los, o rendimento aumentará.
Rega
A primeira rega na primavera depende de quanta neve caiu no inverno. Se não for suficiente, então eles começam a adicionar umidade adicional a partir de março, se muito - a partir de abril.
A irrigação é realizada na raiz. A umidade deve ser distribuída e absorvida uniformemente.
Antes da floração, uma segunda rega é realizada três semanas antes da floração. Quando as flores aparecem, não há necessidade disso. A rega é reiniciada quando aparecem as bagas.
A rega é interrompida duas semanas antes da colheita. Se essa condição não for atendida, a quantidade de açúcar na fruta é significativamente reduzida.
A última vez é para irrigar a terra após a colheita. Quando o solo racha, prejudica o sistema radicular dos arbustos, o que afeta negativamente o rendimento posteriormente.
10 litros de água são suficientes para cada arbusto, embora não deva ser frio.
Top curativo
Ao plantar, os fertilizantes são introduzidos na cova, são suficientes para o primeiro ano. Na primavera, você precisará de 50 gramas de nitrogênio, 40 gramas de superfosfato e 30 gramas de sal de potássio.
Antes que as flores apareçam nos arbustos (em 3 semanas), o acabamento é imperativo. Consiste em pasta. Para 20 litros de água, bastam 10 quilos de esterco. Esta composição é então diluída cinco vezes. Você também precisará de superfosfato na quantidade de 20 gramas e sal de potássio - 15 gramas.
No período em que os ovários já começam a se formar, também devem ser usados fertilizantes: 50 gramas de superfosfato e 250 gramas de cinzas.
Todos os fertilizantes devem ser aplicados exclusivamente na forma líquida. Eles não regam na raiz, mas pré-fazem sulcos ao redor do tronco. A distância do caule é de pelo menos 50 centímetros, caso contrário, você pode queimar as raízes.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Na Century, a resistência à geada é de -21 ° C.
Doenças e pragas
Esta uva apresenta baixa resistência a doenças fúngicas.
As vespas não comem, portanto, não é necessário cobrir adicionalmente os cachos.
Os arbustos são pulverizados contra insetos como profilaxia. O curuquerê bienal costuma danificar as uvas. Atingindo sob a casca, ele destrói a planta.
A filoxera é o principal inimigo contra o qual você deve lutar. O inseto não é apenas prejudicial, mas também altamente fértil. Para evitar o problema, os especialistas recomendam fazer um caldo de variedades resistentes.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas encontram-se bem armazenadas na vinha e em condições favoráveis no armazém. Quanto mais tempo o cacho fica, mais brilhante ele se torna, e o açúcar se acumula nele.
Vale a pena retirar os frutos da luz solar direta, caso contrário, manchas marrons se formarão neles.