- Autores: França
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: bronzeado branco-esverdeado, rosa-amarelado ao sol
- Gosto: harmonioso, beladona
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: média
- Período de amadurecimento, dias: 130-135
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: Blanc fumé, Bordeaux bianco, Genetin, Gros Sauvignon, White Sauvignon, Small Sauternes, Sylvaner Muscat, Pellegrina, Petit Sauvignon.
- Peso do cacho, g: 75-120
O Sauvignon Blanc é uma daquelas variedades cultivadas em todo o mundo em escala industrial, mas isso não significa que não possa ser cultivada em casa.
História de criação
Os nomes dos criadores que criaram as uvas não foram estabelecidos. A variedade apareceu na França e a partir daí se espalhou ainda mais. No cruzamento, foi utilizada a variedade Traminer e outra, até hoje desconhecida.
Você pode ouvir outros nomes da variedade descrita - por exemplo, Genetin, Muscat Silvaner e outros.
Geografia de distribuição
As uvas em questão são classificadas como variedades da Europa Ocidental. Hoje pode ser encontrada em todos os continentes, pois é a segunda espécie branca mais abundante. Em primeiro lugar está o Chardonnay.
O Vale do Loire, localizado na França, é considerado o local de nascimento de Sauvignon Blanc. Esta é uma variedade de elite que é cultivada com grande sucesso hoje na Itália, Áustria, República Tcheca e outros países.
Descrição
O Sauvignon Blanc pertence às variedades técnicas. As uvas são utilizadas para a produção de vinho branco.
Os arbustos são de tamanho médio, flores bissexuais aparecem neles. Na planta, o número de brotos frutíferos é 37-80. Um rebento desenvolvido corresponde a 0,6 cachos, para um frutífero - 1-1,2.
Período de amadurecimento
O período de amadurecimento é, em média, 130-135 dias.
Cachos
Quando totalmente formados, os aglomerados adquirem uma forma cilíndrica. Muito denso, pesando de 75 a 120 gramas.
Bagas
As bagas são inicialmente esbranquiçadas, mas com bastante sol tornam-se rosa-amareladas. Existem sementes, existem 2-3 pedaços em cada baga. O nível de açúcar é 186-231 g / dm³. O nível de acidez é de 6,4-11,1 g / dm³.
Uma característica distintiva é uma pele densa. A polpa é muito suculenta. Cada fruta tem uma forma redonda ou ligeiramente oval. O tamanho pode ser 15-17 x 14-16 mm.
Gosto
As uvas são apreciadas pelo seu sabor harmonioso à erva-moura. Se falamos de vinho, o resultado é um gosto residual ácido e ácido. Algo como groselha ou groselha no aroma.
Produção
A variedade descrita não difere em rendimento. Você pode aumentar o rendimento e ao mesmo tempo não ter medo de sobrecarregar os arbustos. Isso exigirá um aumento no número de brotos frutíferos.
Recursos crescentes
O melhor de tudo, Sauvignon Blanc cresce no fresco, onde adquire a frescura necessária do aroma. Se cresce em climas quentes, então as frutas ganham muito açúcar, o vinho acaba sendo pesado. Neste último caso, as bebidas de sobremesa são feitas de frutas vermelhas.
A variedade possui preferências especiais quanto ao tipo de solo. Solo argiloso pesado não funciona; solos leves a médios são os melhores.A solução ideal é solo fértil húmus-carbonato. A videira cresce bem numa encosta, onde as águas subterrâneas estão longe da superfície.
Melhor porta-enxerto:
- Berlandieri x Riparia CO4;
- Riparia x Rupestris 3309.
Aterrissagem
Dependendo de como você planeja colocar o crescimento de um ano, um padrão de pouso é selecionado. Se esta for uma formação com carimbo alto, assumindo um arranjo livre, então o esquema 2,75-3 x 1,5 é usado.
A distância entre as linhas pode ser reduzida se for uma liga vertical ou arbustos de caule baixo.
Polinização
Não há necessidade de polinização adicional, uma vez que as flores das uvas são bissexuais.
Poda
Com a poda padrão, 5-8 olhos são deixados no arbusto. A melhor época para isso é o final do outono. Assim que as folhas caírem, você pode começar a trabalhar em duas semanas.
Rega
Regue as uvas apenas se não houver chuva suficiente. Um balde de 10 litros é suficiente para um arbusto.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Ao cultivar a variedade descrita, deve-se ter em mente que ela não difere na resistência ao gelo. Em climas continentais temperados, abrigo é necessário para o inverno. A videira não é danificada a -22 ° C. Se os botões morrem por causa da geada, os botões de reposição crescem em seu lugar, mas é impossível obter uma colheita deles, pois na maioria dos casos são estéreis.
Como abrigo, são utilizados ventiladores multi-braço ou um cordão oblíquo. A videira é colocada de forma a que, ao ser retirada da latada, não seja danificada e enterrada no solo.
O material orgânico também é perfeito como isolamento:
- Palha;
- cana;
- aparas de madeira.
Uma camada de material de cobertura deve ser colocada em cima, você pode usar um filme. O principal é que a videira no interior esteja seca e assim permaneça até que o abrigo seja retirado.
Doenças e pragas
A variedade descrita deve ser totalmente tratada contra doenças e pragas, pois apresenta baixa resistência a elas.
Especialmente frequentemente as uvas são afetadas:
- podridão cinzenta;
- mofo;
- oídio.
Para ajudar o jardineiro - fungicidas, o mais comum é o sulfato de cobre.
A podridão cinzenta geralmente afeta as plantas jovens. Como remédio, use "Fundazol", formalina.
Das pragas, o rolo de folha é considerado o mais perigoso. O processamento inoportuno levará ao fato de que os arbustos morrerão, pois o inseto comerá a folhagem. A luta é realizada por meio de "Metaphos".
As vespas adoram uvas, esta é uma das razões pelas quais não vale a pena desbastar. Armadilhas especiais são colocadas para pragas na vinha, xarope de açúcar é colocado ou os cachos são enrolados em uma rede.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Essas uvas não são armazenadas, devem ser consumidas imediatamente ou colocadas em produção. O transporte também estraga a fruta.