- Autores: França
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Preto
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: média
- Resistência ao gelo, ° C: -18
- Sinônimos de nomes: Shiraz, Series, Servan black, Petit Sira, Hermitage
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: densidade média
- Apareceu ao cruzar: Mondez Blanche x Dureza
Shiraz é a sexta variedade de uva mais popular do mundo. Adequado para fazer vinhos tintos e rosés com um bouquet único e requintado. Conhecido pelos nomes: Seri, Serine, Cervan black, Petit Syrah, Hermitage, Kandiv, Marsanne Noir, Inin Noir, Antourneren, Plan de la Bion, Bion, Balsamina, Rossissimo, Uvino, Lancelotta, Ancelotta.
História de criação
Uma das variedades mais antigas. A data exata de aparecimento não foi definida. A origem foi determinada por meio de análise de DNA. Os geneticistas estabeleceram: a variedade é originada de uma mistura de uvas vermelhas Durez e brancas Maudez Blanche na área de North Rhone (sudeste da França).
Geografia de distribuição
Cultivado no território da Rússia no Território de Krasnodar, na Crimeia: os vales de Alma, Kacha, Belbek.
Descrição
A variedade Shiraz é cultivada para vinificação. É caracterizado pelo baixo rendimento. Resiste a extremos de temperatura, mudanças climáticas, resistente a uma série de doenças. Adapta-se a diferentes condições climáticas.
Difere na força de crescimento moderada. Típicos são arbustos de tamanho médio com pequenas folhas arredondadas com três ou cinco lóbulos, moderadamente dissecados abaixo, ligeiramente pubescentes. A superfície da folha é brilhante, verde brilhante com veios claros. Quando fica mais frio, os botões e ovários podem desmoronar.
Período de amadurecimento
A variedade floresce tarde, mas os frutos amadurecem rapidamente. Refere-se a variedades médio-tardias: o período de formação dos frutos é de 145-160 dias. Você pode colher a partir de agosto.
Cachos
As escovas são compactas, em forma de cilindro cônico, pouco densas. As bagas não são ervilhas. Pesando 115 a 150 g.
Bagas
Preto-azulado, de tamanho médio, ligeiramente oval, coberto por uma espessa floração azulada. O diâmetro é de 1,2-2 cm, e o peso é de 1,3-2,3 G. A pele é grossa, rica em taninos e tinturas. A polpa é suculenta, clara, sem cor, os ossos são pequenos. Conteúdo de suco puro - 75% do peso total da fruta.
Gosto
Notas harmoniosas e concentradas de amora silvestre são ouvidas no aroma e no retrogosto. Contém muito açúcar - 200 g por 1 dm3, moderadamente ácido - 5,5-6,5 g por 1 dm3. As tonalidades aromáticas mudam com a idade: as uvas jovens têm notas picantes-apimentadas, enquanto uma videira com 10 anos desenvolve tonalidades de frutos pretos.
Produção
Indicadores de rendimento bastante bons - 2-3 grupos são formados em uma videira. Para obter bebidas com alto sabor, é necessário limitar a frutificação. Se os pincéis maduros não forem coletados a tempo, um aroma especial e adstringência serão perdidos.
Recursos crescentes
A temperatura média diária favorável para o cultivo é de +17 graus Celsius. Cresce em qualquer tipo de solo. Dependendo da área de cultivo, adquire novos sabores. Frutificando há mais de cem anos.
Aterrissagem
Plantado em áreas protegidas do vento. São necessários suporte e um local quente e ensolarado, de preferência em um declive. Mudanças repentinas na temperatura afetam o tempo de amadurecimento. Cresce bem em solos contendo calcário ativo. Se o lençol freático for próximo, recomenda-se fazer drenagem.
Plantada na primavera ou no outono, antes do início do frio. O canteiro é escavado, fertilizantes de potássio, composto, húmus são aplicados sob cada muda.
Polinização
Possui flores bissexuais bem polinizadas. Durante a floração, a temperatura não deve cair abaixo de +14 graus. Após a polinização, os ovários aparecem tarde. Em clima desfavorável, algumas flores não se desenvolvem em ovário e baga.
Poda
Vinhas secas e danificadas são podadas antes que os botões cresçam. Os brotos longos da primavera devem ser cortados, deixando os mais fortes. No verão, as pontas são pinçadas para não ultrapassarem 1,7 m. Após a colheita, também são podadas. A poda curta é feita para o inverno.
Rega
As plantas não toleram baixos níveis de umidade no solo. As plantas requerem irrigação radicular: 4-5 baldes por arbusto a cada duas semanas. A opção ideal é a irrigação por gotejamento.
Top curativo
É realizada várias vezes por estação: no início da primavera, antes do inchaço dos botões - húmus e superfosfato 10: 1, após a floração - solução aquosa com superfosfato e salitre, após a formação dos ovários - fertilizantes orgânicos líquidos. Na ausência de chuva, é pulverizado a cada 2 semanas com uma solução de ureia ao despejar os cachos. Após a colheita, são alimentados pelo método da raiz com uma solução de esterco.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Não difere na resistência à geada, até -22 graus, não tolera bem a geada. Recomenda-se um abrigo de alta qualidade para o inverno, uma variedade mais leve é feita para a primavera. Para o inverno, eles são colocados em estruturas de rack, cobertas com ramos de abeto ou geotêxteis no topo.
Doenças e pragas
Propenso a clorose. É afetado por carrapatos e podridão cinzenta. A folhagem é pulverizada com insectoacaricidas. Em grau moderado, opõe-se a míldio e oídio. Na primavera, eles são tratados com meios especiais, perto do círculo do tronco borrifam nitrophoska, "Kemira", regada abundantemente.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos recolhidos são armazenados em local fresco durante 4 a 5 meses sem perder o aspecto e o sabor. Suporta transporte de longo prazo.