- Autores: Instituto "Magarach"
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: vermelho ou castanho-avermelhado
- Gosto: simples, harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Período de amadurecimento, dias: 130-145
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: PG-12, vermelho Maradona, resistente a Taifi
- Peso do cacho, g: 1000
Uvas de mesa O chocolate também é conhecido por muitos outros nomes. Reverenciado pelos cachos expressivamente bonitos, excelente sabor e alto rendimento.
História de criação
A variedade surgiu com base no Instituto Magarach graças ao criador Pavel Yakovlevich Golodriga. Seu aparecimento em 1981 foi precedido por uma longa seleção de descendentes de variedades de doadores, como Kata Kurgan, Kirovabadskiy stolovy e Antey Magaracha.
Além do Chocolate, a variedade é conhecida como Maradona, Em Memória de Golodriga, PG-12 (das iniciais do autor).
Geografia de distribuição
Em 1986, o híbrido Chocolate começou a ser testado em nível estadual nas regiões da Ucrânia e da Rússia. Agora, a variedade híbrida é encontrada nas regiões do sul da Federação Russa, na Ucrânia e nos vinhedos da Moldávia. Cachos de Chocolate podem permanecer nos arbustos quase até a primeira geada. Com o tempo, os bagos ganham cor e o aroma a chocolate é claramente sentido no paladar.
Descrição
Um arbusto vigoroso se ramifica bem. Durante a temporada, a videira cresce 5-7 m.
Período de amadurecimento
O chocolate é uma variedade de maturação tardia média. A estação de crescimento é de 135-145 dias. O momento do amadurecimento completo depende das condições climáticas e da região de cultivo.
Cachos
A forma é cônica. O peso é bastante pesado - até 1000 G. Cachos de densidade média. Eles podem ganhar peso de 2500 ge crescer até 45-50 cm quando normalizados por brotos e escovas.
Bagas
A cor dos frutos ovais é vermelha, no pico de maturação é vermelho-acastanhada. Existem 1-3 sementes na polpa carnuda. O peso de uma uva é de cerca de 9-10 g. Uma pele bastante densa quase não é sentida durante a mastigação.
Gosto
A polpa é sumarenta e açucarada, de sabor simples e harmonioso. O teor de açúcar é de 160-170 g / dm3 com uma acidez de 5-6 g / dm3. O equilíbrio ótimo desses indicadores recai na fase de maturidade plena - dos primeiros dias até meados de setembro. A avaliação do sabor da degustação é determinada por 9,6 pontos.
Produção
Uma variedade de alto rendimento pode produzir cerca de 20 kg de frutos de um arbusto vigoroso em condições privadas. No campo, seu rendimento é de cerca de 150 c / ha.
Recursos crescentes
Aterrissagem
Mesmo com uma boa taxa de sobrevivência, é melhor plantar Chocolate na área aberta do local. A variedade adora o sol e o solo leve e nutritivo. Terras úmidas não são aceitáveis para uvas, uma vez que o sistema radicular começa a apodrecer com o tempo.
As mudas da variedade Chocolate são plantadas na primavera ou no outono. Em climas frios, é melhor plantar em maio, quando o calor está finalmente estabelecido. No sul, o pouso está previsto para o outono. E também a variedade se reproduz bem por enxertia.
Para esses métodos, as estacas são preparadas no outono.Durante a poda, a parte verde da videira é jogada fora e os restos são cortados em estacas com 4-5 botões. Seções frescas são tratadas com parafina líquida. As estacas assim preparadas são embrulhadas em um pano úmido e armazenadas até a primavera no porão.
Polinização
O chocolate é uma cultura com flores bissexuais. Em um clima estável com a chegada oportuna da primavera, a videira floresce no início do verão. Mas se nesta época estiver excessivamente quente e seco, provavelmente haverá ervilhas insignificantes nos cachos.
Poda
A poda é realizada em 8-12 olhos. No total, não sobram mais de 35-45 por arbusto.
Rega
O chocolate é uma variedade bastante despretensiosa, mas precisa de rega, remoção de ervas daninhas, poda e alimentação regulares. O número de regas é influenciado pela temperatura e umidade da atmosfera. A rega excessiva pode ameaçar a videira com o apodrecimento.
Certifique-se de regar nos seguintes estágios de crescimento da uva:
na primavera, antes do florescimento da videira;
na fase de amarrar os cachos;
depois que a safra principal foi colhida;
antes de abrigar até a primavera.
Para evitar a formação de uma crosta no solo, o que impede as raízes de se alimentarem de oxigênio, o solo deve ser afrouxado após a rega.
Top curativo
Para bons rendimentos, as uvas precisam ser fertilizadas com matéria orgânica de vez em quando. Composto podre, esterco ou húmus são adequados para isso. O curativo de cobertura é aplicado durante a rega, combinando-se com a profilaxia com antifúngicos especiais.
Durante a temporada, a variedade de mesa é fertilizada pelo menos três vezes:
no final da floração;
na época do amadurecimento dos cachos;
antes de se esconder no inverno.
O último curativo da temporada é feito com suplementos de potássio para melhorar a resistência da cultura e seu preparo para as geadas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A vantagem indiscutível da variedade reside na sua resistência ao gelo. O chocolate tolera perfeitamente uma diminuição em t para -22. E embora o autor da cultura híbrida tenha deixado os arbustos descobertos para o inverno, é melhor não arriscar. Nos últimos anos, o clima não tem sido estável nem mesmo no sul.
Doenças e pragas
O chocolate apresenta uma elevada resistência às doenças próprias da videira. Assim, um híbrido com sabor de sobremesa se distingue por uma relativa resistência à podridão cinzenta, sendo em pequena medida suscetível ao oídio e ao oídio. Os riscos podem ser minimizados pela prevenção. Os arbustos são tratados com preparações especiais. O enxofre coloidal e a Fitosporina-M mostram-se bem.
Uma vantagem óbvia da variedade pode ser considerada o desinteresse por frutas por parte das vespas. O medo é causado apenas por algumas espécies de pássaros.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O chocolate é uma variedade de uva resistente. Tal deve-se à não susceptibilidade dos bagos à fissuração. Os frutos estão firmemente presos ao favo denso e são preservados durante o transporte. Os cachos conservam-se bem em local seco e fresco. Retém a aparência e o sabor comercializáveis por 3 meses após a colheita. Em geladeiras especiais, as frutas não se deterioram por até seis meses.
Visão geral da revisão
A casta de uva de mesa, ao contrário do que se pensa, é uma excelente matéria-prima para a produção de sumos e vinhos.
Uvas de chocolate são frequentemente utilizadas para a fabricação de cosméticos. Contém muitos princípios ativos que protegem a pele dos efeitos nocivos do sol e do envelhecimento precoce.