- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo-esverdeado, com uma flor cerosa moderada, tonalidade dourada e manchas marrons
- Gosto: agradável, harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 125
- Resistência ao gelo, ° C: -18
- Sinônimos de nomes: Vidoeiro simples, Beyaz Gutedel, Golden Chasselas, Gutedel weisser, Dinka white, Zlatina, Campanella bianca, Queen Victoria, Mornan blanc, Rosemaryintraube, Chassela blanc, Chassela dore, Feger white, Edward, Fondation
- Peso do cacho, g: 193
- Tipo de flor: bissexual
As uvas podem não crescer em todos os climas e os desenvolvedores estão trabalhando para superar essa limitação. Shasla Belaya é uma das variedades mais antigas, além disso, é um híbrido de mesa atraente. A variedade merece atenção máxima e estudo cuidadoso.
História de criação
Esta é uma das variedades mais antigas. É conhecido sobre seu cultivo no antigo Egito. Hoje a planta pode ser vista nos vinhedos dos estados mediterrâneos (e não só eles). Por muito tempo ocupou uma posição de liderança entre as raças de mesa. De acordo com dados modernos, essa cultura no passado foi distribuída por todo o norte da África; as variantes mais recentes são clones criados em diferentes estados.
Descrição
Período de amadurecimento
Não passam de 125 dias entre a ejeção dos botões e a preparação para a colheita. Em condições de cultivo favoráveis, esse período é reduzido para 105 dias. A alta intensidade de maturação das variedades anuais é característica. Ao sul da faixa do meio, a maturidade ocorre no final do verão ou nas primeiras duas semanas do outono. Ao norte, o cultivo de Shasly White pode ser difícil.
Cachos
Eles geralmente têm a forma de um cone. Mas também existem pincéis de forma combinada (transição de um cilindro para um cone). Os cachos podem ser densos e também são encontradas variedades moderadamente densas. O peso médio da mão é 193 g.
Bagas
As uvas são de cor amarelo esverdeado. Eles são caracterizados por uma flor de cera limitada. Às vezes, notas douradas e inclusões marrons são encontradas. A fruta contém sementes dentro. A polpa é macia, derrete na língua; com comprimento de 1,5-1,7 cm, a largura do fruto é de 1,5-1,6 cm.
Gosto
Shasla Belaya é apreciado por quase todos os consumidores, deixa uma impressão de harmonia. Um exame de degustação dá a esta variedade de uvas uma estimativa de 7,5 a 8 unidades. O aroma não é detectável. A polpa é bastante macia. Quase não há pessoas insatisfeitas.
Produção
Durante a colheita das frutas, Chasla Belaya costuma agradar os produtores. A fertilidade da variedade é estável em condições mais ou menos normais. Cerca de 60% dos ramos contêm bagas. 1 rebento pode desenvolver de 0,9 a 1,6 cachos.
Recursos crescentes
Aterrissagem
A variedade pode ser cultivada no mesmo solo que qualquer outra variedade de uva despretensiosa. Os agrônomos consideram as encostas argilosas e quentes como a escolha ideal. Solos franco-arenosos e arenosos comuns também são uma boa opção. A distância entre os furos adjacentes deve ser de 1,25 m.O uso de espaçamentos entre linhas menores que 2,5 m não é permitido, mas dificilmente é razoável alargá-los demais.
Polinização
A bissexualidade das flores é uma garantia confiável contra quase todos os problemas com polinizadores. Apenas em condições de mau tempo é que às vezes é necessário polinizar as flores com as mãos. O momento do início da floração não está tão estritamente relacionado ao momento da frutificação como muitas vezes se pensa. Para experimentos de melhoramento ativos, é importante manter observações constantes. A polinização manual, se necessário, é repetida pelo menos 3 vezes.
Poda
Este procedimento geralmente deixa 5, 6 ou 7 olhos. É necessário pegar na tesoura pela primeira vez após a finalização da queda das folhas. A poda precoce, antecipando a movimentação dos sucos, é acompanhada pela retirada de todos os ramos, exceto do par principal. Em um tiro, alguns botões são retidos, no outro, o dobro. Na segunda estação de crescimento, apenas alguns ramos centrais são preservados.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A cultura sobrevive resfriando até -18 graus. Os ramos de substituição garantem uma frutificação decente. É necessário proteger a cultura no inverno na faixa do meio e ao norte.
Doenças e pragas
A infecção fúngica é improvável, especialmente com tecnologia agrícola adequada. Mas isso não significa que não haja necessidade de processamento. A suscetibilidade ao mofo é característica. A necrose manchada também é um perigo formidável. E também a ameaça é:
câncer bacteriano;
podridão cinzenta;
filoxera;
rolo de folha de uva.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Na maioria das vezes, a safra é consumida fresca ou imediatamente enviada para processamento. O transporte de frutas é permitido. Chasla White pode ser armazenado em refrigeradores por 60 a 90 dias. Essas circunstâncias tornam a planta uma escolha atraente para o cultivo industrial.