- Autores: "Vierul", Moldávia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: rosa escuro ou vermelho escuro
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 120-125
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Sinônimos de nomes: Glória à Moldávia, Early Rizamat, Kizyl Uzum Kanibadam
- Peso do grupo, g: 700-1000, alguns até 2.000
Shahinya do Irã é uma das variedades de uva mais misteriosas. A principal vantagem da casta é a sua bela aparência. Todos os gazebos, paredes, cercas entrelaçadas com vinhas, com lindos cachos rosa pendurados, são uma visão impressionante.
História de criação
Não se sabe quem criou a variedade, quem são seus "pais". Muitos especialistas atribuem isso à seleção moldava, o Instituto Vierul. De acordo com outra versão, esta uva veio do Tajiquistão para a Europa. Isso é evidenciado por outro nome - Kizyl Uzum Kanibadam. Existem vários outros sinônimos, esses são nomes como Glory to Moldavia, Early Rizamat.
Descrição
A videira em questão apresenta uma taxa de crescimento muito elevada. Ele floresce com flores bissexuais. A tonalidade dos rebentos é acastanhada, mas os nós têm uma tonalidade avermelhada. A cor das folhas é verde escuro, as folhas são arredondadas, cortadas.
Período de amadurecimento
Shahinya do Irã pertence a safras de período de amadurecimento precoce. O amadurecimento completo da fruta pode ser esperado em 120 ou 125 dias. Por exemplo, nos jardins de Novocherkassk, a cultura amadurece por volta de 15 a 20 de agosto. A data média de colheita é 18 de agosto.
Cachos
Os cachos da variedade têm uma apresentação atrativa, são cilíndrico-cônicos. Seu tamanho é grande, podem pesar de 700 a 1000 g, alguns exemplares chegam a 2 kg de peso. Os pincéis são de densidade média, mesmo ligeiramente soltos. No verão chuvoso, eles ficam expostos às ervilhas.
Bagas
Os frutos da Shahini Iran são alongados, têm um tamanho médio de 36,2x22,1 mm, sua cor é rosa escuro ou vermelho escuro. As uvas são consideradas muito grandes, com peso médio de 8-11 g, polpa carnuda.
Gosto
O sabor das uvas é bastante harmonioso. O teor de açúcar está na faixa de 150-180 g / dm³, a acidez não é tanto - apenas 5-6 g / dm³.
Produção
A uva de mesa Shahinya do Irã é considerada uma cultura de alto rendimento com altos níveis de comercialização e transportabilidade.
Recursos crescentes
A uva Shahinya do Irã é uma variedade exigente. A planta adora regar e também fertilizar. A videira deve ser podada. Se chover no verão por muito tempo, as bagas podem rachar.
Aterrissagem
É uma variedade termofílica que gosta de muitos raios de sol. Shahinya do Irã não tolera tempo ventoso, não é recomendado plantar em áreas baixas, onde o ar frio irá estagnar.
Você deve escolher um solo rico em nutrientes, por exemplo, solo preto. Se não houver, vale a pena fertilizar qualquer outro com compostos orgânicos e minerais.As uvas podem ser plantadas tanto na primavera, antes do início do botão, em abril, quanto no outono, é melhor fazer isso em outubro.
Polinização
O tipo de flor nas uvas é bissexual. Portanto, não são necessárias medidas adicionais de polinização.
Poda
Para obter uma boa colheita, a variedade precisa de padronização. Para fazer isso, é feita a poda da videira, deixando 8-12 olhos em cada, 40-45 devem ser deixados no arbusto.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade pode tolerar geadas não muito severas, os indicadores máximos chegam a -21 ° C. A videira, é claro, deve ser coberta durante o frio do inverno.
Doenças e pragas
Shahinu Iran é caracterizado pela instabilidade a doenças fúngicas. Com relação a doenças como oídio, bem como o oídio, a suscetibilidade é avaliada em 4 pontos. É necessário tratar as uvas de doenças e ataques de pragas com preparações adequadas.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A variedade é caracterizada por uma excelente qualidade de conservação. Se a sala for fria, os cachos podem durar de 7 a 10 dias.