- Autores: Zagorulko Vitaly Vladimirovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Azul-marinho
- Gosto: harmonioso, varietal
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 105
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do grupo, g: 500
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: moderado
A Esfinge é uma uva híbrida de sabor requintado. Combina, com elevada produtividade, maturidade precoce e resistência às intempéries.
História de criação
A Sphinx é uma variedade de uva híbrida, que foi criada pelo criador ucraniano Zagorulko Vitaly Vladimirovich há cerca de 10 anos através do cruzamento das variedades de uva: Strashensky e Timur. O cruzamento da variedade comum de uvas de mesa da Moldávia, Straseni e Timur, que se destaca pela maturação precoce, levou à criação de uma forma híbrida da Esfinge, que herdou dessas variedades excelente sabor, bem como maturação precoce e resistência às características climáticas.
A Esfinge foi criada de acordo com os seguintes critérios:
estabilidade da cultura em todas as condições climáticas;
autopolinização;
gosto original;
facilidade de manutenção.
Esta variedade, devido à sua despretensão, tornou-se procurada por muitos residentes de verão e vinicultores novatos.
Descrição
A Esfinge é uma planta bastante alta, com crescimento rápido e maturação precoce da videira.
A planta tolera bem várias condições climáticas: do calor às geadas severas, e também é resistente à seca e muitas pragas que destroem a uva. Este híbrido é bissexual, criado para autopolinização e possui flores masculinas e femininas.
A variedade tem vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:
amadurecimento rápido de frutas;
rendimento bastante alto;
bagas grandes e grandes cachos;
gosto requintado;
resistência à geada;
facilidade de manutenção;
Suas desvantagens são:
medo de correntes de ar;
instabilidade das bagas à alta umidade;
baixa resistência às doenças de oídio e oídio, característicos de todas as variedades de uvas;
alta atratividade para vespas, o que causa danos aos frutos;
impossibilidade de transporte em longas distâncias.
Período de amadurecimento
A Esfinge é caracterizada por um período de maturação muito precoce. O amadurecimento dos frutos ocorre muito rapidamente: em 100-105 dias, dependendo significativamente das condições climáticas.
Cachos
Os cachos têm formato cilíndrico-cônico com densidade moderada, dependendo do cuidado correto com a planta: rega e afrouxamento oportunos. O peso médio de um cacho é de 500-700 g.
Bagas
Esta variedade apresenta frutos grandes, variando na cor do azul escuro ao roxo, de formato oval ou ovóide. Os frutos da esfinge têm uma polpa densa e crocante. O tamanho das bagas varia de 28 a 32 mm de diâmetro, enquanto o peso de cada baga chega a 8-10 g.
Gosto
As qualidades gustativas da Esfinge são bastante consistentes com as uvas de mesa e são caracterizadas por sabores varietais com tons de ambas as variedades Timur e Strasensky em sua combinação harmoniosa.
Produção
O amadurecimento precoce dá altos rendimentos devido à despretensão da variedade às condições climáticas e ao cuidado. A colheita ocorre principalmente no final do verão, mas a taxa de amadurecimento depende das condições climáticas.
Recursos crescentes
Ao cultivar a Esfinge, deve-se ter em mente que, pela força de seu crescimento, ela pertence a plantas vigorosas. A variedade é bissexual, que se caracteriza pela presença de flores masculinas e femininas e, portanto, é desejável cultivar a variedade longe de outras espécies de uva.
Aterrissagem
O plantio de mudas deve ser realizado no período da última década de abril à segunda década de maio. No outono, o plantio deve ser feito antes de meados de outubro. O desembarque deve ser realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
o broto é colocado em um recipiente com água por 24 horas;
podando a videira, deixando 4-6 olhos;
um buraco está cavando com uma profundidade de 70-80 cm e um diâmetro de cerca de 20-25 cm e é preenchido com cobertura de fertilizantes de húmus e fosfato;
com base nisso, uma muda é colocada verticalmente e coberta com terra;
a rega é realizada - 1-2 baldes de água.
Polinização
No processo de floração das uvas, as pétalas da flor formam uma corola em forma de gorro, que voa antes da polinização. A Sphinx é uma variedade de uva bissexual, portanto a polinização é um processo cruzado.
Poda
É aconselhável cortar ramos velhos no outono, para que durante a floração sobre eles a planta não use sua força e recursos. Ao podar, é aconselhável deixar 4-5 brotos com olhos, enquanto os olhos deixados na videira devem ter 4-6 e não mais.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Embora a Esfinge possa ser atribuída com segurança a tipos de uvas resistentes à geada: ela tolera geadas até -23 ° C, mas ainda é necessário organizar um abrigo para ela durante o inverno.
Doenças e pragas
A Esfinge é resistente às principais doenças e pragas, mas a imunidade da Esfinge deve ser considerada média e, portanto, certas medidas de prevenção contra doenças e pragas são necessárias. A baixa resistência a doenças - míldio e oídio, com apenas 3,5 pontos cada - exige prevenção constante na primavera.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
É necessário recolher os cachos maduros assim que amadurecem - os frutos maduros da Esfinge caem muito rapidamente. Os cachos devem ser armazenados em local fresco e seco, mas não por mais de um mês. Freqüentemente, a refrigeração é preferida. Os bagos desta variedade não toleram armazenamento a longo prazo, pelo que é aconselhável processá-los num curto espaço de tempo.
A uva Sphinx é uma variedade híbrida adequada para cultivo por vinicultores novatos. Esta versátil casta é utilizada tanto na produção de vinhos e sumos como na confeitaria. Beber fresco é agradável e saudável.