- Autores: Geórgia
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: azul escuro, com uma flor de cera espessa
- Gosto: agradável, fresco
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: atrasado
- Período de amadurecimento, dias: 150-160
- Resistência ao gelo, ° C: -20
- Sinônimos de nomes: Dyer, Didi Saperavi, Kleinbeeriger
- Peso do cacho, g: 93-99
A uva Saperavi, também conhecida como Dyer, Kleinbeeriger, Didi Saperavi, pertence à categoria técnica. Apesar de sua especialização limitada, é altamente considerado entre os produtores de vinho em muitos países do mundo. A combinação equilibrada de doçura e acidez faz desta variedade uma boa escolha para a criação de blends complexos, bouquet original do produto acabado. Novos híbridos vinícolas são criados com base no Saperavi.
História de criação
A variedade é típica da Geórgia, não se sabe a hora exata de seu recebimento. Foi inscrito no Registro do Estado em 1959. É caracterizada por mutações típicas de variedades antigas, afetando a uniformidade do aspecto das plantas, suas características agrotécnicas e frutificação.
Geografia de distribuição
Saperavi pertence às variedades de uvas orientadas para o cultivo na bacia do Mar Negro. Para ele, estão designadas as regiões de admissão do Baixo Volga e do Norte do Cáucaso. Na Geórgia, esta variedade é cultivada principalmente em Kakheti. Na Rússia, é cultivado com sucesso no Território de Kuban e Stavropol, no Daguestão. Na Ucrânia, ela cresce nas regiões do sul e é cultivada em outros países - da Moldávia e Bulgária à Armênia.
Descrição
Período de amadurecimento
O período de cultivo da variedade leva de 150 a 160 dias. Pertence à tarde, requer a soma das temperaturas ativas de pelo menos 3.000 graus Celsius. Colhida não antes da 3ª década de setembro ou início de outubro.
Cachos
Os cachos desta casta são largamente cónicos, muitas vezes ramificados, soltos, com um peso de 93-99 g, com comprimento de 130-170 mm e largura de 120-150 mm.
Bagas
Saperavi dá frutos com bagas ovais azuis escuras de tamanho médio com um pronunciado desabrochar de cera na superfície. Existem 2-3 ossos dentro de cada um. Os bagos são caracterizados por uma acidez na faixa de 7,8-12,6 g / dm3, o teor de açúcares varia de 170 a 211 g / dm3. A casca é fina, mas forte.
Gosto
O Saperavi tem sabor refrescante, sua polpa é suculenta e agradável. A variedade distingue-se pela rica cor da polpa. Rendimento de suco - até 850 ml por 1 kg de frutas vermelhas.
Produção
A variedade começa a frutificar aos 4 anos. Até 25 temporadas podem ser cultivadas em um só lugar. O rendimento médio é de 99-110 c / ha. A abundância de frutas depende das condições de cultivo. Em um clima desfavorável, ervilhas de bagas, derramamento de flores e ovários são mais freqüentemente observados.
Recursos crescentes
Saperavi não é muito exigente quanto ao tipo de solo. A variedade pode ser plantada em quase qualquer área, exceto calcário, salino, muito pantanoso. Tolera bem a seca, nas geadas severas sem abrigo, perde uma parte significativa dos olhos.Os mais favoráveis para o plantio são os territórios onde se desenvolve a viticultura irrigada. O arbusto se desenvolve bem, frutifica abundantemente em solos soltos permeáveis ao ar. Em zonas de viticultura de cobertura condicional, recomenda-se o plantio com formação de cultura em caule alto.
Aterrissagem
Para o cultivo, recomenda-se escolher uma área aberta pelo sul, protegida do vento e das intempéries por barreiras artificiais no norte. É importante proporcionar às plantas uma boa troca de ar, mas sem tiragem. Os arbustos jovens podem ser plantados em locais com iluminação incompleta. As plantas maduras precisam de luz máxima, pois o Saperavi amadurece tarde. Ao escolher um local de pouso, você deve evitar a proximidade de lençóis freáticos e pedras, esgotos, edifícios para manter o gado.
O local é limpo, a superfície do solo é nivelada, ervas daninhas perenes enterradas no solo são removidas. O caroço é formado com uma profundidade e diâmetro de cerca de 1 m - isto se deve ao intenso crescimento do sistema radicular da uva Saperavi. Uma mistura de solo fértil com 2-3 baldes de matéria orgânica e fertilizantes na forma de superfosfato (até 300 g), sal de potássio (pelo menos 100 g), nitrato de amônio (30-40 g) é colocada na depressão resultante . Em solos argilosos, o fundo da cova de plantio é drenado, em solos mais soltos, basta adicionar areia grossa ou brita fina. O substrato preparado é regado em abundância, deixado por 1 mês no outono e 3-4 para a primavera transferência das uvas para o solo.
Normalmente, as mudas são colocadas no solo já em outubro, quando as folhas são retiradas dos arbustos. O período ideal é considerado aquele com temperaturas noturnas não inferiores a +5 graus. Na primavera, as mudas são plantadas, optando-se por dias de abril a partir da 2ª década. As plantas com sistema radicular aberto devem primeiro ser embebidas em água.
É feita uma depressão no buraco de 1/2 do seu tamanho, o resto do solo é recolhido em uma lâmina. Sobre ela é colocada uma muda com as raízes esticadas de forma que o colo da raiz fique 8-10 cm abaixo da borda do buraco, em seguida, despeja-se o substrato retirado anteriormente, instala-se um suporte com cinta. A terra está compactada e abundantemente regada.
Polinização
As flores bissexuais são formadas nas vinhas. As uvas não requerem polinização adicional, plantando plantas doadoras nas proximidades.
Poda
Em um arbusto de uvas Saperavi, 50-60 olhos são preservados. Ao podar no clima da Geórgia, eles são deixados em 10-12 por videira. Na Crimeia, esse número é reduzido para 6-8. Uma boa colheita é obtida em vinhas velhas, portanto, o abastecimento de madeira escurecida é necessariamente mantido aqui. Os melhores indicadores de frutificação são obtidos em ramos com pelo menos 15 anos de idade com formação de arbustos em leque.
Rega
Saperavi está bem adaptado às secas. O sistema radicular de uma planta adulta é enterrado 3-4 metros no solo e é capaz de extrair umidade mesmo na ausência de seu suprimento na forma de precipitação. A rega adicional é recomendada apenas durante a abertura dos botões, no final da floração e nos momentos em que as bagas estão suculentas - adicione 20 litros de água debaixo do arbusto. O alagamento do solo durante o período de floração levará à queda dos botões. Neste momento, é melhor recusar a rega.
Top curativo
Recomenda-se alimentar Saperavi duas vezes durante a temporada.A primeira vez cai no período em que os rebentos atingem 15 cm de comprimento. Neste momento, é introduzida no solo uma solução de 15 g de nitrophoska por 10 litros de água para ativar o crescimento da massa verde. Na primeira década de agosto, é realizada a 2ª alimentação. Uma mistura de superfosfato em um volume de 20 ge 12 g de sulfato de potássio é dissolvida em 10 litros de água, a fertilização é realizada após a rega.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas Saperavi precisam de abrigo para o inverno quando cultivadas em climas com temperaturas inferiores a -20 graus.
Doenças e pragas
A variedade é suscetível ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Possui baixa tolerância ao mofo, oídio. Com períodos de chuva prolongados, a probabilidade de sua derrota pela podridão cinzenta aumenta. Em solos calcários, existe um alto risco de clorose. Saperavi praticamente não é afetado pela curuquerê da uva.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A Saperavi é uma uva de uso técnico. É comum enviá-lo imediatamente para processamento, portanto, uma boa resistência ao armazenamento é inútil aqui. Antes da colheita, os cachos podem ser deixados na videira durante várias semanas, desde que o tempo o permita.