- Autores: Itália
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: roxa
- Gosto: varietal
- Período de amadurecimento: atrasado
- Sinônimos de nomes: Brunello, clone, Calabrese, Cassano, Chiantino, Liliano, Morellino, clone, Negrello, Niellucciolo, Gentile Prugnolo), Sangiovese Piccolo e outros
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: denso
- Pele: coberto com ameixa cinza, fino
- Apareceu ao cruzar: Frappato Di Vittoria x Foglia Tonda ou Gaglioppo x Foglia Tonda - de acordo com vários testes de DNA
Sangiovese é a variedade de uva de vinho italiana mais popular. O Sangiovese pode ser encontrado em qualquer lugar da Itália. Desta cultura, os vinhos de cor rubi são elaborados com aromas picantes de ameixas, cerejas, cerejas e notas de ervas secas. Um vinho Sangiovese de qualidade é apreciado pela sua elevada acidez, taninos confiantes e equilíbrio natural.
História de criação
Há um debate constante sobre a origem desta variedade. O próprio nome Sangiovese se traduz como "sangue de Júpiter". Acredita-se que esta variedade de uva tenha raízes antigas e foi inventada por antigas tribos - os etruscos. A primeira menção a ele encontra-se no "Tratado sobre o cultivo da uva" em 1590.
De acordo com várias análises de DNA, existem várias hipóteses para a origem desta variedade: Frappato Di Vittoria x Folya Tonda ou Galloppo x Foglia Tonda.
Além disso, os geneticistas descobriram a relação desta uva com várias outras variedades, por exemplo, com a Calabrese Montenuovo.
A variedade Sangiovese tem muitos sinônimos (clones): Brunello em Montalcino, Prugnolo Gentile em Montepulciano, Morellino em Maremma, Niellucho na Córsega.
Atualmente, existem cerca de 14 espécies de Sangiovese, das quais Brunello é considerada a mais respeitada.
Geografia de distribuição
A pátria desta uva é a Itália. A maior parte da safra é colhida na região da Toscana (cerca de 75% da safra total). Além disso, as uvas Sangiovese são cultivadas na América, Austrália, Chile, México, Nova Zelândia e Argentina. Mas acredita-se que a variedade original seja encontrada apenas na Itália.
Descrição
Sangiovese é valorizado por seu excelente sabor azedo. As bagas de Sangiovese são usadas há muito tempo na produção de vinho. O tamanho dos arbustos é médio. Esta uva cresce rapidamente, mas é considerada tardia para amadurecer. Cresce bem em solos calcificados e é resistente a muitas infecções.
Período de amadurecimento
Acredita-se que o período de amadurecimento das uvas seja tardio. Esta variedade possui muitas subespécies, portanto os tempos de amadurecimento podem variar. Além disso, as uvas amadurecem de forma irregular. Portanto, os frutos devem ser degustados para acompanhar o momento do amadurecimento.
Cachos
Existem aglomerados médios e muito grandes com ramos claramente visíveis. Os cachos são densos, de forma cilíndrica-cónica ou cónica.
Bagas
A uva tem frutos doces de rica cor preta, azul escura ou roxa brilhante. A sombra depende da região de cultivo. As bagas são perfeitas, redondas, de tamanho médio pequeno. A casca dos bagos é fina, o que dificulta o armazenamento e transporte da uva.
Gosto
Uvas doces, tricota um pouco. Uma acidez refrescante é sentida.
Produção
Com os devidos cuidados, os rendimentos são alcançados em um nível acima da média.
Recursos crescentes
A variedade requer uma manutenção cuidadosa, dependendo das condições climáticas. Esta planta precisa de boa luz, umidade moderada e sol quente. Não gosta de calor e seca.
Aterrissagem
É comum cultivar esta variedade no lado iluminado e ensolarado da colina, a uma altitude de 250 a 350 metros acima do nível do mar. É melhor plantar esta planta em solo calcinado. Solos argilosos e arenosos não são boas opções para o cultivo desta variedade.
Você pode plantar no início da primavera, quando o tempo está quente. Em boas condições climáticas, as inflorescências começam a aparecer a partir de meados de abril.
Polinização
As flores desta cultura são bissexuais. E essas flores têm a capacidade de se autopolinizar.
Poda
Quando formados no arbusto, brotos e escovas sem vida são cortados. Para acelerar o amadurecimento do fruto, é realizada a pinçada - corta-se a parte superior do broto verde. Então a planta direciona todas as forças para a formação da videira.
Top curativo
Os fertilizantes são aplicados no início da primavera, antes da floração, e depois antes de as bagas amadurecerem e para se preparar para o inverno. A planta precisa de fertilizantes contendo nitrogênio, potássio, fósforo e outros oligoelementos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Como a pátria da variedade Sangiovese é a Itália com um clima ameno e sol, esta planta é classificada como termofílica. No entanto, você pode cultivar esta variedade em condições mais frias, apenas você precisa cobri-la em tempo hábil.
Doenças e pragas
Sangiovese tem um nível médio de resistência ao mofo. Esta variedade é mais resistente ao oídio e à podridão cinzenta. Para prevenir a infecção, métodos especiais de prevenção devem ser usados. Você pode pulverizar esta cultura contra infecções e outras doenças com produtos químicos especiais.
Para proteção contra insetos e pássaros, são utilizadas redes ou dispositivos repelentes.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Sangiovese é armazenado em barris de carvalho. Após o armazenamento, um sabor de carvalho aparece mesmo com um toque de alcatrão. Depois de envelhecer nessas pipas, o vinho adquire um agradável aroma a framboesas silvestres e ameixas.