- Autores: Zagorulko Vitaly Vladimirovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Rosa vermelha
- Gosto: harmonioso, noz-moscada
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Peso do cacho, g: 400-1200
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: Sim
- Danos por vespas: estábulo
Os amantes de uvas doces vão adorar Rosemus. Alguns consideram seus frutos muito enjoativos, mas os verdadeiros apreciadores de doces e uvas argumentam que seu sabor é quase ideal para variedades de mesa. Além disso, Rosemus é resistente a doenças, não requer cuidados complexos, por isso muitos jardineiros ficam felizes em alocar espaço para os arbustos desta uva em seu local.
História de criação
A variedade de uva Rosemus foi criada na Ucrânia. Seu autor, um criador amador com muitos anos de experiência no cultivo de uvas Zagorulko Vitaly Vladimirovich, conseguiu isso por meio de múltiplos cruzamentos repetidos de híbridos obtidos de variedades de uvas verdes e rosas - Arcádia e Sofia.
Descrição
Variedade de mesa de forma híbrida. Arbustos vigorosos. As folhas são verdes, moderadamente dissecadas, principalmente com cinco lóbulos. Nos brotos, geralmente formam-se 3 inflorescências.
Os frutos têm uma apresentação atractiva, sabor e aroma invulgares. Durante o transporte, as uvas Rosemus praticamente não sofrem alterações no aspecto e não se deterioram. Pode ser transportado por longas distâncias.
Período de amadurecimento
Uvas de maturação muito precoce. Nas condições de Zaporozhye, amadurece na última década de julho. A estação de crescimento dura apenas 90-100 dias.
Cachos
Os cachos de Rosemus são de diferentes tamanhos, cónicos ou cilíndricos. Seu peso varia de 400 ga 1000 g. Algumas escovas pesam até 1,2 kg. Às vezes, as ervilhas são observadas.
Bagas
Redondos, com menos frequência de forma ligeiramente oval, os bagos são agrupados em belos cachos fortes. A cor das uvas vem em vários tons de rosa. Geralmente são rosa escuro, rosa avermelhado. Os frutos são grandes, raramente racham. Seu peso é de cerca de 12 g.
Gosto
Sob a pele fina surge uma polpa carnuda, densa, muito doce, com uma combinação de sabores harmoniosos e de noz-moscada. Muitos conhecedores de uvas acreditam que Rosemus tem um aroma característico de rosa chá. A pele não é sentida durante a refeição.
Produção
A variedade é caracterizada por uma produção média de arbustos.
Recursos crescentes
As uvas Rosemus devem ser colocadas em áreas bem iluminadas. Pode ser plantado no lado sul de uma casa de campo, um grande celeiro. É melhor formar as vinhas usando o método do teto (em um arco, caramanchão).
Aterrissagem
O plantio é melhor feito na primavera. Para isso, cerca de 20 dias antes do plantio, prepare covas com cerca de 70 cm de largura e cerca de 60 cm de profundidade. Se o solo for pesado, então é necessário colocar uma pequena camada de entulho (cerca de 5 cm) no fundo da depressão .
Após o plantio, os arbustos são regados abundantemente com água morna.
Polinização
As flores são bissexuais, não requerem polinização adicional.
Poda
Poda padrão, é melhor realizá-la no outono. Também é necessário remover os galhos que não dão frutos. Eles realizam a poda sanitária da planta, livram-se dos brotos danificados.
Rega
A rega é necessária uma vez por semana. Se o tempo seco sem precipitação for estabelecido, a quantidade de irrigação é aumentada para 2-3 vezes por semana.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os arbustos de Rosemus podem suportar geadas severas (até 24 graus abaixo de zero). Se na região de cultivo houver possibilidade de queda de temperatura abaixo desse valor, os arbustos precisam de abrigo para o inverno.
Doenças e pragas
Rosemus é altamente resistente a doenças fúngicas. Tolerância é encontrada (3 pontos em uma escala de cinco pontos) para doenças comuns como oídio, podridão cinzenta, oídio.
Os arbustos podem ser infectados com lagostins. Como não é fácil combater esta doença, é necessário realizar o tratamento preventivo da planta, por exemplo, com os preparados "Fitolavin", "Fitoplasmina". As mudas jovens devem ser inspecionadas cuidadosamente quanto a sinais de doenças. Não é recomendado abusar do uso de fertilizantes de nitrogênio.
Uma característica da variedade que não pode deixar de se alegrar é que as vespas praticamente não danificam as bagas de Rosemus.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O melhor método de armazenamento é deixar os cachos nos arbustos. Assim, eles não perderão o sabor por muito tempo e ganharão açúcar. Mas se você não tirar a colheita até o final de setembro, o sabor dos bagos mudará, perderão o sabor de noz-moscada.
Armazene em local fresco e escuro após a coleta. Você pode dispor os cachos em uma camada fina em caixas. O armazenamento suspenso mostra bons resultados.
Os cachos de Rosemus são bastante densos e a casca dos bagos é fina, se apenas alguns bagos apodrecerem, pode causar a deterioração de todo o cacho. Portanto, recomenda-se a inspeção periódica dos cachos, retirando cachos de uvas dos locais de armazenamento com indícios de deterioração e processos de putrefação.