- Autores: Pavlovsky Evgeny Georgievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Vermelho escuro
- Gosto: harmonioso, noz-moscada
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-105
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do cacho, g: 500-4000
- Tipo de flor: bissexual
A uva de mesa Rochefort pertence às formas híbridas de alto rendimento da planta. É caracterizado por uma resistência muito alta a doenças fúngicas, frutificação abundante e sabor impressionante. As uvas amadurecem muito cedo, com sabor moderado a noz-moscada na maturação.
História de criação
A uva Rochefort foi obtida pelo criador Evgeny Georgievich Pavlovsky através do cruzamento das variedades Talisman e Cardinal com uma mistura de pólen de outras subespécies, principalmente de origem européia Amur, em 2002. O criador folk se concentrou em obter uma forma híbrida precoce, capaz de fornecer altos rendimentos, mantendo o sabor das plantas-mãe. Apesar de Rochefort ser um produto da seleção amadora, é muito apreciado pelos criadores profissionais. Foi inscrito no cadastro estadual em 2015.
Descrição
Período de amadurecimento
As uvas Rochefort estão muito precoces em termos de amadurecimento. A estação de crescimento leva de 95 a 105 dias. A colheita em latitudes subtropicais começa já na 3ª década de julho. Em climas mais frios, os tempos de amadurecimento mudam em 1-2 semanas. Recomenda-se deixar os cachos no mato para amadurecer para que possam obter doces.
Cachos
As escovas desta espécie híbrida são grandes, moderadamente densas. Eles têm uma forma cônica. O peso do cacho varia de 500 ga 4 kg. Quando cultivadas em cultura auto-enraizada, as escovas são de tamanho médio, em um porta-enxerto forte atingem tamanhos recordes. Os cachos podem ser deixados no mato até outubro sem perder suas propriedades comerciais.
Bagas
Rochefort dá frutos com grandes frutos silvestres com uma densa casca vermelha escura. Dentro, há 2-3 sementes, a polpa é crocante, carnuda. Os bagos são redondos, medem 21,5-20,5 mm e pesam 8-12 g.
Gosto
As bagas têm um sabor moderadamente doce. O teor de açúcar chega a 148 g / dm3 com acidez de 5-6 g / dm3. A gama de sabores contém tons pronunciados de noz-moscada.
Produção
As uvas Rochefort começam a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio. Até 10 kg de bagas são colhidos de um arbusto por temporada. Com o cultivo industrial, o rendimento é de 5-8 kg / m2.
Recursos crescentes
Hybrid Rochefort é uma espécie de planta sensível à falta de umidade, através de ventos fortes. Recomenda-se plantar em regiões com invernos relativamente quentes e verões longos com abundância de dias ensolarados. Nessas condições, os arbustos apresentam a melhor taxa de sobrevivência, a videira torna-se lignificada com o tempo. O híbrido não é muito exigente quanto à qualidade do solo, mas prefere solos argilosos e argilosos, não se desenvolve bem na areia.
Aterrissagem
A reprodução das uvas Rochefort é feita a partir de mudas com sistema radicular autodesenvolvido ou enxertia, com estacas de enxertia em base mais resistente. Os procedimentos agrotécnicos podem ser realizados na primavera ou no outono. A preparação da cova começa 2 semanas antes da transferência das plantas para o terreno aberto. As dimensões da cova devem ser de no mínimo 80 × 80 cm.O fundo da cova é coberto com solo fértil e húmus camada por camada para que se obtenha uma ligeira elevação no centro.
Nela é instalada uma muda preparada, posicionada de forma que o colo da raiz fique na altura da borda do buraco. As raízes são esticadas, cobertas de terra. O solo deve ser compactado e então regada abundantemente. Dependendo da escolha do suporte, recomenda-se colocar imediatamente uma treliça ou estacas próximas a ele. A superfície do solo é coberta com cobertura morta para manter a umidade do solo suficiente.
No momento do plantio, é importante escolher um local bem iluminado, protegido de correntes de ar. A distância recomendada entre os arbustos é de 2 m, você deve recuar 1 m das fundações e caves dos edifícios.
Polinização
1,5 inflorescências são formadas no broto. Os botões são bissexuais. É uma uva autopolinizada que, em condições normais, não necessita de esforços adicionais para formar os ovários. O híbrido é caracterizado por ervilhas.
Poda
Para aumentar a produtividade, estimular o crescimento dos brotos, os arbustos Rochefort precisam de podas sanitárias regulares. Na primavera, é realizado encurtando a videira para 6-8 olhos. Ao mesmo tempo, rebentos quebrados, secos e congelados são removidos. No outono, quando a frutificação estiver completa, remova todo o excesso de cipós, deixando apenas 3 de cada lado.
Rega
Rochefort pertence aos híbridos de uva que amam a umidade. É regado pelo menos 3 vezes durante a temporada, trazendo de 20 a 30 litros de água para baixo do arbusto. A umidade é aplicada nos estágios iniciais da estação de crescimento, antes da floração e após a formação dos ovários. A rega deve ser feita sob a raiz com água morna e sedimentada à noite. Em períodos de seca, a quantidade de umidade que entra deve ser aumentada.
Top curativo
O complexo mineral, depositado na mistura do solo de plantio, fornece à planta as substâncias necessárias por até 4-5 anos. Os arbustos mais maduros precisam de alimentação regular - na primavera e no outono. É permitido o uso de matéria orgânica - composto, húmus e fertilizantes complexos minerais.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas Rochefort podem resistir a geadas de até -23 graus. No inverno, precisa de abrigo adicional. As mudas de outono são imediatamente postas, embrulhadas para o inverno.A primavera é coberta após a poda da primavera com um material especial ou ramos de abeto. Também é possível usar ranhuras com placas de ardósia ou placas de madeira no topo.
Doenças e pragas
Rochefort é tolerante ao oídio. Este híbrido é considerado bem protegido contra doenças fúngicas. Para protegê-lo de danos, medidas preventivas convencionais são suficientes, levando-se em consideração o nível de umidade e as características regionais de cultivo. Para reduzir os riscos, utiliza-se o tratamento preventivo de primavera com líquido Bordeaux e enxofre coloidal - imediatamente após os brotos atingirem 100 mm de comprimento. Antes da floração, as plantas são pulverizadas com fungicidas sistêmicos.
A partir do ácaro da uva, é necessário o uso de preparações acaricidas. E também as raízes da planta podem sofrer de roedores, nematóides. Aqui, as medidas de controle também envolvem o uso de produtos químicos.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O híbrido tem uma boa apresentação, transportável. Você pode armazenar seus frutos e cachos após a remoção do arbusto por até 3-6 meses. Na videira, os pincéis são deixados até 3 semanas sem risco de queda.
Visão geral da revisão
De acordo com a maioria dos proprietários, as uvas Rochefort merecem as notas mais altas. Jardineiros amadores o elogiam por sua excelente apresentação, frutificação rápida - na terceira estação de cultivo. Observa-se que o híbrido é mais resistente a doenças do que afirma seu criador. Os aspectos negativos do cultivo incluem a tendência a ervilhas, mas não se manifesta em todas as regiões.
Além da maturação irregular, o Rochefort se destaca pela coloração rápida. Neste caso, o amadurecimento total das bagas é obtido posteriormente. Caso contrário, o híbrido merece apenas avaliações positivas. Tem um sabor agradável e não apresenta problemas de armazenamento. Até mesmo um viticultor novato pode lidar com o cultivo.