- Autores: Tchecoslováquia e Alemanha
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Preto
- Período de amadurecimento: cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: Gm 6494-5
- Tipo de flor: bissexual
- Pele: durável
- Apareceu ao cruzar: Aurora do Norte x Saint Laurent
- Forma de baga: arredondado
Um grande número de especialistas tem trabalhado no desenvolvimento de novas variedades de uvas por muitos anos. Isto porque os frutos desta planta podem ser utilizados no preparo de diversos pratos, para obtenção de vinho ou passas. A variedade Rondo é uma planta vigorosa que se caracteriza por um período de maturação precoce.
História de criação
Rondo é considerada uma das variedades de uvas técnicas. Ele apareceu na Tchecoslováquia e na Alemanha, originalmente conhecido como Gm 6494-5.
O cultivo desta uva foi originalmente realizado pelo Dr. V. Kraus. Após um curto trabalho, ele convidou o Dr. Becker para iniciar o trabalho de criação. Rondo foi oficialmente patenteado em 1997.
Descrição
Uma planta vigorosa é caracterizada pelo fato de que as primeiras bagas aparecem em meados de agosto. Existem várias vantagens principais.
Boa resistência ao gelo.
Amadurecimento precoce.
Resistente ao mofo.
As folhas são grandes, com tonalidade esverdeada com tonalidades amarelas. A videira amadurece completamente em uma temporada.
Período de amadurecimento
A popularidade da variedade em questão está associada principalmente ao período de maturação precoce. As primeiras bagas amadurecem no início de agosto em condições favoráveis.
Demora cerca de 130 dias desde o inchaço dos botões até a maturação completa dos frutos. Na maioria dos casos, as bagas são colhidas no final de agosto.
Cachos
Os aglomerados resultantes têm uma forma cônica. O peso máximo de um cacho não é superior a 300 g.
É importante lembrar que os bagos secam muito rapidamente. Portanto, é necessário realizar a coleta oportuna de frutos, caso contrário, eles cairão rapidamente.
Bagas
Os frutos resultantes são relativamente pequenos, principalmente de formato redondo. A pele é firme, de cor azulada, com brilho.
As bagas estão muito densamente localizadas. Ao mesmo tempo, não estão sujeitos à degradação, mas caem se a colheita não for realizada em tempo hábil. Os bagos pesam até 3 g.
Gosto
O sabor atraente tornou-se o motivo da difusão desta variedade. Teor de açúcar até 21%, acidez 10 g / l.
Muitas pessoas avaliam o sabor em 4 pontos. Essas uvas podem ser usadas para fazer várias bebidas.
Produção
A frutificação ocorre em dois ou três anos. O amadurecimento da videira realiza-se a 6/7 do comprimento. O indicador de rendimento é médio. A carga ideal é de 3-5 olhos.
Recursos crescentes
Dentre as características do cultivo, nota-se a necessidade de podas e fertilizações periódicas. Isso se deve ao vigor dessa planta.
A fertilização deve ser feita durante o período de cultivo e após a colheita. Isso porque a planta precisa de muita energia para a formação dos frutos e antes do início das geadas.
Aterrissagem
O plantio da planta em questão deve ser realizado levando em consideração todas as recomendações.
O desembarque é realizado na primavera ou no outono.
Antes de realizar o trabalho diretamente, é necessário inspecionar o sistema radicular, ele deve estar branco e não danificado.
A profundidade dos buracos criados deve ser o dobro do comprimento das raízes das mudas.
Para as uvas em questão, é necessário um suporte, no primeiro momento após o plantio, é utilizada uma estaca de madeira.
Imediatamente após o plantio, você precisa prestar atenção à cobertura morta em tempo hábil e à rega sistemática. As uvas não toleram bem a seca.
Polinização
Não existem problemas graves com a polinização desta variedade. Isso se deve à presença de flores de ambos os sexos.
O principal requisito para uma boa polinização interna é criar uma leve brisa. Para isso, as janelas são cobertas ou ventiladores instalados. Caso contrário, o pólen não se move bem.
Poda
Você precisa podar no segundo ano após o plantio. Recomenda-se deixar apenas 5 olhos, caso contrário a planta não terá a quantidade adequada de nutrientes para a formação dos frutos.
A poda preventiva é realizada antes do início imediato do frio. Nesta fase, as áreas danificadas e as folhas remanescentes são removidas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O índice de resistência ao gelo é médio. A videira pode resistir a geadas de até -24 graus Celsius. No entanto, a exposição prolongada à geada causa a morte da planta.
Há necessidade de abrigo para o período de inverno. Isto pode ser feito retirando a vinha do suporte, após o que se procede à poda preventiva, confecção de uma estrutura de moldura e sua cobertura com folhagem seca.
Doenças e pragas
O aumento da resistência ao mofo determina a ampla distribuição da variedade. No entanto, é mais suscetível à clorose.
A planta pode ser atacada por carrapatos. É bastante difícil lidar com eles, pois após o aparecimento de vários indivíduos, a colônia se espalha rapidamente. Além disso, o aparecimento de novos indivíduos não está associado à época do ano ou ao clima.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Conforme observado anteriormente, a colheita deve ser feita imediatamente após o amadurecimento. As frutas silvestres são armazenadas em temperaturas de até 4 graus Celsius por uma semana. Nos galhos, eles perdem rapidamente a umidade, encolhem e se desintegram.
A casta em questão, pelo seu sabor, é a mais frequente entre os enólogos.