- Autores: Uzbequistão
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: rosa, com mais um barril de cor intensa
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 150
- Resistência ao gelo, ° C: -18
- Peso do grupo, g: 2000-3000
- Produção: 200-250 c / ha
- Tipo de flor: bissexual
Quando há uma horta em uma casa particular, e seus donos adoram mergulhar nos canteiros, a questão de quanto tempo eles colherão as uvas torna-se rapidamente relevante. Os matagais verdes exuberantes não só criam sombra adicional e decoram o pátio, mas também deliciam-se com o sabor dos cachos maduros e derramados. Uma das opções mais deliciosas para o plantio em casa é a uva Rizamat.
História de criação
Essa variedade surgiu graças aos esforços de cientistas-criadores do Uzbequistão há mais de 50 anos, que tentaram trazer uma opção insuperável em suas características gustativas. Os "pais" desta uva foram Parkent (bagas roxas redondas) e Katta-Kurgan (bagas verdes redondas). Foi batizado em homenagem a Rizamat Musamukhamedov, um dos maiores vinicultores do Uzbequistão na época.
Descrição
O objetivo da variedade é a mesa. Na brincadeira, o Rizamat é chamado de variedade de passas de mesa, pois tem um sabor incrivelmente rico, tanto em sua forma original quanto como passa, que acaba sendo grande e muito doce.
Cultivá-la é uma questão que exigirá muita paciência e dedicação, pois o capricho da variedade está diretamente relacionado ao seu sabor. Quem gosta de relaxar na dacha não deve nem se preocupar com mudas.
Período de amadurecimento
Rizamat cresce bastante ativamente - para amadurecer completamente, ele precisa resistir por apenas 150 dias após o início da estação de crescimento. O final do verão, ou seja, agosto-meados de setembro, é a época em que amadurece. Graças a isso, as uvas são classificadas como variedades intermediárias precoces.
Cachos
Rizamat vai deliciar quem o plantou e cultivou com cachos grandes, cujo peso pode chegar a 900 g. Utilizando meios adicionais que potenciam o crescimento, consegue-se um peso médio de cachos de 2000-3000 g. A forma das escovas em ambos os casos será cônico e ramificado.
Bagas
Os frutos rosa-escarlate de Rizamata são muito grandes e cheios do suco mais doce. Elas são bastante carnudas, então essas uvas cruas são uma verdadeira sobremesa. Em tamanho, os bagos podem atingir 2-3 centímetros, e em peso variam de 8 a 14 G. As sementes praticamente não se fazem sentir neles, embora, infelizmente, às vezes sejam encontradas. A forma dos bagos, apesar dos antecessores de Rizamata serem redondos, cilíndricos, no entanto, ocasionalmente encontram-se cachos mistos.
Gosto
As propriedades organolépticas desta uva são muito apreciadas tanto pelos consumidores comuns quanto pelos provadores experientes. A acidez dos bagos pode chegar a 5 g / dm3, enquanto o teor de açúcares é de 250 g / dm3. Um sabor brilhante, memorável e harmonioso fará com que aqueles que já experimentaram o Rizamat pelo menos uma vez se recusem a comer outras variedades. Nem um toque de adstringência, nem acidez excessiva - esta uva vai agradar até quem não gosta desta baga.
Produção
De um arbusto, você pode colher de 20 a 30 kg de frutas - uma grande colheita agrada aos jardineiros um ou dois anos após o plantio. O rendimento é de 200-250 kg / ha.
Recursos crescentes
A alimentação de Rizamata é uma condição muito importante. Sem eles, as uvas não serão capazes de dar uma boa colheita. Antes de plantar no solo é preciso fertilizar o máximo possível e tirar todas as ervas daninhas, senão os caprichos da variedade só vão trazer decepção.
Aterrissagem
A primavera, o verão e o outono são as melhores épocas para plantar Rizamata. Se a muda sobreviveu ao inverno, deve ser plantada no solo assim que chegarem os primeiros dias quentes. Deve-se escolher um local espaçoso: esta variedade cresce em proporções gigantescas. Ao mesmo tempo, a ausência de correntes de ar e a abundância de calor só beneficiarão o crescimento das mudas. O solo deve ser bem preparado e misturado com cerca de 6 kg de esterco fresco. Também vale a pena adicionar drenagem - a camada deve ter de 5 a 6 cm.
Polinização
Esta variedade de uva tem flores bissexuais, então às vezes você nem precisa recorrer a outros meios - Rizamat lida com a própria reprodução. No entanto, ter plantas polinizadoras por perto sempre será uma vantagem.
Poda
Como os arbustos de Rizamata podem crescer até 10 m de diâmetro e atingir uma altura de 5 a 6 m, devem ser cortados periodicamente. Normalmente, os olhos inferiores são removidos (de 12 a 15) e isso é feito na primavera e no outono. Quando sobrecarregado, Rizamat se quebra com muita facilidade.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Por ser muito difundida no sul da Rússia, essa variedade pode não ser aceita em regiões frias: temperaturas abaixo de 18 ° C são extremamente prejudiciais para ela. É necessário isolá-lo não apenas com polietileno padrão. A umidade excessiva também é prejudicial para essas uvas: assim que a taxa de rega for violada, o tronco começará a apodrecer imediatamente e os bagos explodirão com o excesso de água.
Doenças e pragas
Rizamat não tem absolutamente nenhuma imunidade a doenças, então o número de tratamentos químicos nos galhos deve chegar de 6 a 7 em uma estação. As piores doenças para esta variedade são doenças como o oídio e oídio.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O Rizamat guarda-se bastante bem, graças ao teor de açúcar no interior dos bagos e à casca densa mas fina e com flor débil, tolera com tranquilidade o transporte.Ao sol, ele derrama apenas doçura, então você não deve ter medo de que a colheita se deteriore.