- Autores: Plyasunov Vladimir
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo leitoso
- Gosto: noz-moscada
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-100
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do cacho, g: 700-1500
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: médio ou solto
A variedade de uva de alto rendimento de mesa Prima da Ucrânia surgiu não há muito tempo, mas já conquistou o amor dos jardineiros devido às suas características.
História de criação
A variedade Prima da Ucrânia pode ser considerada uma novidade, já que foi criada em 2013. O criador e colecionador de videiras Vladimir Plyasunov se orgulha desta variedade e a considera sua maior conquista. O prima da Ucrânia foi o resultado do cruzamento de duas outras variedades conhecidas: Nizina e Zolotinka. O próprio autor acredita que o Prima da Ucrânia se revelou tão promissor não graças à ciência, mas precisamente “intuitivamente”.
Descrição
A videira é bastante poderosa e vigorosa. Com folhas verde-esmeralda e grandes cachos. As folhas são lisas, sem o pêlo característico no dorso. Isso permite que sejam usados para fazer repolho recheado. Quando maduro, emite um aroma característico que preenche o espaço envolvente com um aroma adocicado.
Prima da Ucrânia pertence aos tipos com maturação precoce. Difere na resistência à geada e resistência a vários tipos de doenças e pragas típicas. A videira produz frutos, mesmo em enteados. Graças a isso, a colheita amadurece gradativamente, a colheita pode ser realizada até o frio.
Período de amadurecimento
A cultivar é ultra precoce. Do aparecimento dos botões à maturação completa dos bagos, decorrem 95-100 dias. As bagas também têm uma característica interessante. Se o pincel amadurecer de maneira irregular (devido à falta de sol), ele pode ser cortado. Bagas amadurecem já cortadas, como bananas ou pêssegos. As uvas começam a ser colhidas na segunda década de julho.
Cachos
A variedade é caracterizada por cachos em forma de cone. Os bagos do mato não são muito espessos, são bem soprados pelo vento. São grandes, estendem-se no mato em fileiras regulares sobre pernas fortes, sem esfarelar ou rachar. O cacho é bastante grande, o peso médio da videira principal (não do enteado) pode chegar frequentemente a 1,2-1,5 kg.
Bagas
É pelas bagas que a Prima da Ucrânia pode ser facilmente distinguida de outras variedades. Eles têm uma forma redonda, achatada nas duas extremidades. Existem duas constrições no corpo da baga, o que faz com que as uvas pareçam uma abóbora. A pele é fina, de cor dourada a amarelo leitoso. Quando consumido, não é sentido. A polpa é agradável, firme e suculenta. Os bagos são grandes, 10-15 g em média em peso.
Gosto
A variedade se distingue por um tom moscatel brilhante e distinto com um sabor cítrico. É considerado pelos conhecedores como muito raro e interessante.
Produção
Prima da Ucrânia pertence a variedades de alto rendimento. Essa forma, como híbrida, pode dar pinceladas até mesmo em enteados. Após a colheita da safra principal, ela tem tempo de amadurecer. Portanto, as bagas podem ser colhidas até a geada. De forma estável com um arbusto, você pode obter cerca de 30 kg de uvas.
Recursos crescentes
A variedade é bastante despretensiosa, por isso mesmo um iniciante pode lidar com o cultivo. O prima da Ucrânia perdoa muitos erros. Para conseguir uma colheita alegre, deve-se começar com o plantio correto da planta.
Aterrissagem
É melhor plantar uma videira jovem na primavera, mas o plantio no outono também é permitido nas latitudes meridionais. Ao plantar na primavera, a cova é preparada no outono, aplicando-se fertilizantes. Durante o inverno, atingem a concentração ideal, que não queima as raízes das plantas.
O local é escolhido sem correntes de ar e o mais ensolarado possível, de preferência ao sul ou sudeste do local. Os furos são feitos a 2 metros um do outro, despejando uma mistura de tijolo quebrado e argila expandida para garantir uma boa drenagem. Em seguida, uma mistura de fertilizantes e terras férteis. Ao plantar, as raízes são cuidadosamente calçadas com terra. Qualquer suporte pode ser preparado: arcos, treliças, uma parede.
Polinização
A planta contém flores de ambos os sexos, portanto não há problemas com a polinização. Nesse caso, a polinização pode ocorrer de forma desigual.
Poda
A variedade cresce com bastante vigor e necessita de podas regulares em todas as estações. Normalmente, no processo, 7 a 8 botões de frutas são deixados no galho. Ao mesmo tempo, não há mais do que 35 peças em um arbusto, já que os cachos são bastante pesados, isso pode sobrecarregar até mesmo uma planta adulta.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Essa variedade é resistente. Sem dor para os botões das frutas, tolera uma queda de temperatura de -25 e até mesmo brevemente de -30 graus Celsius. Mas os jardineiros da Rússia central ainda preferem cultivar videiras em estufas para obter um rendimento consistentemente alto.
Para o inverno, é melhor dar abrigo aos ramos cortando-os e colocando-os numa mistura de turfa com serradura. O topo das uvas é coberto com spunbond, ramos de abeto ou mesmo uma película. É importante fornecer abrigo em caso de geadas persistentes e temperaturas médias diurnas próximas de zero grau. Muito cedo, antes da onda de frio, o Prima da Ucrânia não está coberto.
Doenças e pragas
A casta é única pela sua resistência a todas as doenças comuns da videira. Não tenho medo de mofo cinza. Muito raramente pode capturar um arbusto com oídio e oídio. É recomendado para a profilaxia borrifar periodicamente o arbusto com spray (especialmente no verão chuvoso). É importante observar o regime de rega para a saúde e o crescimento da planta.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas apresentam boa qualidade de conservação e transportabilidade, bem conservadas. Utilizado para fazer vinhos, diversos pratos. Excelente no sabor fresco.