- Autores: Krainov Viktor Nikolaevich (VNIIViV nomeado após Ya.I. Potapenko)
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: cor de rosa
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do grupo, g: 780-1900
- Produção: 110-180 c / ha
A transformação das uvas é o resultado do trabalho do criador V. N. Krainov. A variedade é um híbrido complexo. Vangloria-se de ter recebido excelentes qualidades: curtos tempos de maturação, sabor agradável e elevados níveis de rendimento.
História de criação
A variedade de uva Transfiguration é produzida a partir de duas variedades: Radiant Kishmish e Talisman. O criador é o viticultor Viktor Nikolaevich Krainov, que trabalhou em conjunto com a Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal VNIIViV. No Cadastro Estadual, a Transformação é indicada desde 2014. A duração da patente número 7250 é 31 de dezembro de 2049.
Geografia de distribuição
Os territórios do sul do país são os mais adequados para a variedade Transfiguração. Ele se enraíza bem e mostra um alto rendimento na Ucrânia. E também pode ser cultivada na faixa do meio com a condição de cobrir as vinhas para o inverno.
Descrição
As estacas podem ser enxertadas em outras variedades, pois apresentam um alto nível de sobrevivência. A planta é grande, o arbusto-mãe pode formar muitos enteados. Os rebentos frutíferos representam 80% do total, amadurecem bem. A altura pode chegar a 3 metros de comprimento. As estacas criam raízes rapidamente, um poderoso sistema de raízes que penetra profundamente no solo. As folhas são lisas, de tamanho médio. A variedade tem a capacidade de mudar sob a influência de fatores de crescimento e porta-enxertos específicos.
Período de amadurecimento
Esta casta distingue-se pelo rápido amadurecimento da colheita. Demora cerca de 3-3,5 meses desde a abertura dos botões até ao amadurecimento completo das bagas. As datas especificadas podem variar devido às condições climáticas da área. As uvas da Transfiguração amadurecem no início de agosto.
Cachos
O cacho pesa aproximadamente 780 a 1900 gramas. A forma do cacho é cónica, densidade média. Alguns cachos podem ficar soltos. Praticamente não há descamação.
Bagas
As bagas são bastante grandes. O comprimento de uma baga é ligeiramente superior a 3 cm e a forma é cilíndrica, ligeiramente alongada. Uma baga pesa de 10 a 20 gramas. As uvas maduras são de cor rosa claro. A casca das uvas é de espessura média com uma flor cerosa. Os bagos caracterizam-se por uma boa acumulação de açúcar.
Gosto
A variedade Transfiguração tem um sabor adocicado agradável, com uma leve adição de um tom azedo. Não tem sabor de noz-moscada.
Produção
Até 25 quilos de colheita podem ser obtidos de uma planta. O rendimento chega a 110-180 centners por hectare. O fator de frutificação é 1,3.
Recursos crescentes
Ao comprar material de plantio, você deve examiná-lo cuidadosamente. As videiras não devem apresentar sinais de geada, secura ou danos causados por doenças. Se a muda for sã, ela deve ter raízes brancas e brotos verdes na seção transversal.
Aterrissagem
A variedade Transformação para a composição do solo não é muito exigente. Você pode adicionar solo fértil à cova de plantio. E também em solos pouco férteis, onde a capacidade de formação de uma camada de húmus é insuficiente, recomenda-se colocar composto, fertilizantes nitrogenados, húmus ou cinzas na cova de plantio. A profundidade da cova de plantio deve ser de cerca de 0,5 metros.
Para o plantio, vale a pena escolher áreas ao sul com boa iluminação. Recomenda-se que as linhas sejam organizadas de norte a sul. As covas de plantio devem ser colocadas a uma distância de 2 metros umas das outras. Deve haver uma boa drenagem no local, não deve ser permitida a estagnação da umidade. É preferível plantar as uvas da Transfiguração nas colinas. Na hora do plantio, o solo é misturado com todos os aditivos necessários e derramado abundantemente com água morna para que a terra assente um pouco.
A época exata do plantio depende das condições climáticas da região. Na primavera, o plantio pode ser feito quando o ar já estiver aquecido e a temperatura estiver em torno de +15 graus Celsius. E também a terra deve aquecer cerca de +10 graus.
Polinização
A polinização da planta é realizada sem a participação de insetos, pois as flores são bissexuais. Não requer polinização artificial de uvas, pois ocorre com a ajuda do vento.
Poda
Graças à poda oportuna e correta, você pode obter uma colheita bastante abundante. Recomenda-se poda longa ou média com 5-8 olhos para esta variedade. No primeiro ano após o plantio, a poda é feita até 2 olhos. Em seguida, é realizado todos os anos.
Rega
Os arbustos de transfiguração adoram regar abundantemente, mas você não pode exagerar. O sistema radicular penetra fundo no solo, portanto, para saturar todas as raízes com umidade, a rega deve ser realizada em volumes significativos. Após o plantio, a muda é regada uma vez por semana. A quantidade de rega é de aproximadamente 2 baldes de água por arbusto. Depois de um mês, a água deve ser regada com menos frequência - uma vez a cada 3-4 semanas, mas ao mesmo tempo o volume aumenta, chegando a 4 baldes.
Para as uvas, vale a pena realizar a irrigação com carga de umidade no outono e na primavera. No outono, isso é feito depois que a folhagem cai. O procedimento é necessário para que a planta resista melhor às geadas. O solo seco está sujeito a congelamentos mais severos. Na primavera, essa rega é necessária para uma maior atividade renal. Isso é especialmente importante em condições de pouca neve no inverno. Mesmo se chover, ainda vale a pena regar a planta adicionalmente, porque a umidade da chuva pode não ser suficiente para um sistema radicular poderoso.
Se um sistema de irrigação subterrâneo não for fornecido, ele será executado superficialmente. Para isso, afastando-se da videira cerca de 25-30 centímetros, formam um sulco de até 20 centímetros de profundidade, onde se rega. Após a rega, o solo precisa ser afrouxado e as ervas daninhas removidas.
Muita rega afeta negativamente o sabor das uvas. Os frutos serão muito aguados e sem sabor. Portanto, em caso de verão chuvoso, é recomendável fazer valas de drenagem para se livrar do excesso de umidade.
Top curativo
A variedade Transfiguração é alimentada com fertilizantes minerais e orgânicos. Antes do despertar da videira, procede-se à alimentação com superfosfato. Os fertilizantes orgânicos são aplicados sob o mato em abril ou maio, antes da floração. Durante o ovário, a fertilização com fósforo é necessária. No outono, você precisa adicionar cobre e potássio.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas desta variedade são bastante resistentes à geada, podendo suportar temperaturas baixas até -20 graus. No caso de geadas mais severas, as vinhas devem ser cobertas para o período de geadas.
Doenças e pragas
As Vinhas da Transfiguração são bastante resistentes a várias doenças. Estável resistente ao oídio e podridão cinzenta, resistência média ao oídio. Os insetos também não causam muitos danos à planta. As vespas são moderadamente danificadas pelas vespas.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas da Transfiguração são bem armazenadas e transportadas. Para conservar os bagos, é necessária uma sala seca com boa ventilação.
A uva Transfiguração tem muitas virtudes que são facilmente manifestadas com o cuidado adequado da videira. Uma colheita abundante de deliciosas frutas silvestres irá deliciar os produtores de vinho e compradores.