- Autores: OV "Grape Elita", Ucrânia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: verde
- Gosto: simples
- Período de amadurecimento: média
- Período de amadurecimento, dias: 120-130
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: FVC-3-3
- Peso do cacho, g: 600-900
- Tipo de flor: funcionalmente feminino
O presente para Zaporozhye justifica totalmente seu nome como uma variedade de uva de mesa totalmente livre de problemas para cultivo. Já nos primeiros anos, dá uma colheita e apresenta excelentes características de qualidade para a maioria dos indicadores.
História de criação
Um híbrido desenvolvido na Ucrânia nos anos 80. Século XX por um criador experiente E. A. Klyuchikov. Ao criar a variedade, três variedades resistentes foram cruzadas: Kesha-1 (FV-6–6), Ester (R-65) e Tsytsa (V-70–90).
Primeiro, o novo produto foi denominado FVC-3-3 e, posteriormente, foi renomeado como Gift to Zaporozhye, observando a capacidade da variedade de se desenvolver em quase todos os climas. Mas com muitas vantagens, a variedade Zaporozhye nunca foi incluída nas conquistas da seleção Rosreestr.
Geografia de distribuição
Apesar do período relativamente curto de existência, as uvas Gift of Zaporozhye se espalharam amplamente, não apenas nas regiões da Ucrânia, mas de fato por toda a Rússia. Os produtores de vinho valorizam a cultura por sua produção e facilidade de atendimento.
Descrição
Um arbusto vigoroso com bagas e cachos de aspecto atraente. Possui excelentes características de produto. As bagas têm uma característica especial distintiva - primeiro ganham tamanho e só depois amadurecem.
Período de amadurecimento
A estação de cultivo do Dom em Zaporozhye é de 120-130 dias. Uma planta jovem começa a dar frutos 2 a 3 anos após o plantio. A videira híbrida amadurece cedo.
Cachos
O formato da escova é cônico ou cilíndrico-cônico. A densidade dos cachos varia de frouxa a densa. Cada cacho pesa na faixa de 600-900 g.
Bagas
As bagas são verdes. Tampo coberto com uma camada de cera esbranquiçada. O formato do fruto é oval, mesmo ligeiramente ovóide. Cada baga pesa 10-12 g, o que é considerado um tamanho grande.
Gosto
A polpa é carnuda, de sabor simples, com subtil sabor a maçã. Os degustadores especialistas estimam o sabor como alto - em 8,4 pontos. A pele é firme, mas fina, fácil de mastigar. O teor de açúcar das bagas está na faixa de 16-18 g / 100 ml. A acidez é determinada ao nível de 6-8 g / l.
Produção
No clima da zona média, os cachos ficam prontos para a vindima no final de agosto ou com a chegada de setembro. Cachos maduros podem ser armazenados no mato até a segunda quinzena de outubro. O rendimento dos frutos colhidos ultrapassa 70%.
Recursos crescentes
Uma variedade híbrida não caprichosa, é bem adaptável às condições ambientais. Mas ainda é importante seguir as regras de plantio e cuidados com a videira.
Aterrissagem
É melhor cultivar o arbusto no lado não sombreado ao sul do local, protegido do vento. O Presente para Zaporozhye não tem requisitos especiais para o solo, mas a estagnação da umidade é destrutiva para ele. A localização próxima das águas subterrâneas sugere a adoção de medidas na forma de um dispositivo de drenagem no fundo da fossa.
Ao plantar, é importante manter uma distância de 1 a 1,5 m entre as mudas. O arbusto plantado é regado com água levemente aquecida e fixado em um suporte.
O tempo de pouso é determinado pelo clima local. Plantar um híbrido nas regiões do sul é permitido na primavera e no outono. Em climas mais frios, o plantio só é recomendado durante a primavera. Este híbrido não é adequado para cultivo em áreas com verões curtos. As bagas não têm tempo de amadurecer antes da geada.
Polinização
A flor é de tipo funcionalmente feminino. O plantio próximo a uma variedade bissexual com um período de floração semelhante é recomendado. Não é necessário realizar o procedimento para melhorar a polinização, mas em clima desfavorável na época da floração, isso permite evitar ervilhas nas bagas. Para facilitar a polinização, está implícito o uso de giberelinas e preparações semelhantes.
Poda
Um presente de Zaporozhye requer poda frequente - médio, 10-12 olhos de comprimento. Uma característica do cultivo desta variedade é a tendência do mato a se sobrecarregar de frutas vermelhas, portanto, é necessário um procedimento de racionamento. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de ervilhas.
Rega
A rega deve ser feita mensalmente, exceto no período de floração. Regue a cultura com água morna. A irrigação por gotejamento é uma excelente opção.
Top curativo
São realizados com substâncias minerais prontas ou auto-montadas. A taxa de alimentação é uma vez por mês.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O arbusto apresenta resistência à geada, suportando t até -24. Já nas regiões do centro e norte, recomenda-se cobrir a planta e isolá-la para o inverno.
Doenças e pragas
Os especialistas determinam a resistência da variedade híbrida ao oídio em 3 pontos e 3,5 ao oídio. Os pássaros são considerados as principais pragas das frutas. Para proteger a fruta deles, você pode usar catracas e espantalhos. Mas todos esses métodos são temporários, já que logo os pássaros deixam de ter medo disso. É mais confiável usar redes de proteção.
Se o Dom de Zaporozhye for suficientemente resistente a doenças fúngicas, só precisa de tratamento preventivo. Bordéus líquido ou sulfato de cobre são adequados para isso. O tratamento é indicado no máximo 2 vezes por estação de cultivo.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos maduros devem ser transportados, dispostos em caixas em uma camada.Isso se deve ao fato de que as uvas caem com bastante facilidade. A variedade é adequada para armazenamento de longo prazo em um ambiente escuro e fresco.
Visão geral da revisão
Apesar de, pelas características, os bagos não serem passíveis de fissuração, a maioria dos viticultores aponta esta desvantagem. Principalmente depois de fortes chuvas. Recomenda-se remover os frutos danificados para não atrair vespas para eles e para prevenir a decomposição subsequente.
Em geral, o tempo chuvoso não impede o desenvolvimento da cultura.
A magnífica cor verde do cacho mantém-se mesmo em estado muito maduro.
Nas regiões meridionais, a casta é plantada com miradouro para maior acesso dos raios solares à vinha.