- Autores: Vishnevetskiy N.P., Ucrânia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: rosa escuro ou vermelho brilhante
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 125-130
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do cacho, g: 500-700
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: Não
A variedade híbrida "Gift to Irina" é muito valorizada pelos viticultores. Apesar de esta uva ter uma descrição semelhante com muitas variedades, o híbrido tem suas peculiaridades.
História de criação
O surgimento da variedade foi facilitado pelo habilidoso criador ucraniano Vishnevetsky N.P., que vem praticando nesta área há mais de dez anos. Diversas variedades se tornaram a base para o Presente para Irina: Kesha 1 + Glasha + Super-Early Elegant.
Geografia de distribuição
A variedade, originária da Ucrânia, rapidamente ganhou popularidade entre os produtores de vinho dos países da CEI e da Rússia. Na maioria das vezes, é cultivado por jardineiros das regiões do sul, mas o clima da faixa do meio também é adequado para isso.
Descrição
As vinhas de tamanho médio distinguem-se pelos rebentos de crescimento rápido com lâminas de folhas verdes profundas e lisas.
Período de amadurecimento
Este período é 125-130 dias a partir da data de formação do ovário. Você pode começar a colheita a partir da segunda quinzena de agosto.
Cachos
A forma das escovas é cônica, caracterizada pela densidade ideal. Cada peso varia de 0,5 a 0,7 kg. Os bagos têm um encaixe justo, o que evita que os cachos se desmanchem e confere-lhes uma elevada transportabilidade. Na videira, persistem até a geada.
Bagas
Bagas grandes, pesando 18-20 g, de tonalidade rosa escuro ou vermelho vivo. A forma é oval, visualmente próxima à variedade de dedos femininos. Nenhuma rachadura se forma na pele do híbrido. Os frutos não são propensos a ervilhas, a cada colheita permanecem igualmente grandes.
Gosto
Frutos silvestres doces de sabor harmonioso, acentuados por uma acidez picante. A carne carnuda é protegida por uma pele fina, mas densa e estaladiça, que pode ser comida.
Produção
Um presente para Irina sempre dá uma boa colheita, devido ao tamanho médio do arbusto. A videira consegue amadurecer totalmente, mesmo nas realidades do clima da Rússia Central. O rendimento de um arbusto é de 12-15 kg.
Recursos crescentes
Cuidado híbrido O presente de Irina é padrão, como para a maioria das variedades de uvas.
Aterrissagem
As uvas não se deterioram com tempo chuvoso e alta umidade, mas ainda preferem crescer em áreas secas e ensolaradas. Para evitar a formação de mofo e bolor, é aconselhável colocar a planta sob um dossel.
A cultura cresce bem em solo preto ou argiloso, em solo ácido ou neutro. O plantio é feito na primavera. Durante o verão e o outono, o arbusto criará raízes e hibernará com mais facilidade. Para cultivar uma planta forte, você precisa de material de plantio de alta qualidade. É aconselhável escolher uma muda com no mínimo 50 cm de altura, sem vestígios de doenças e danos na parte aérea.
Polinização
Não necessita de polinização adicional devido às flores bissexuais. Isso simplifica muito o cuidado da colheita.
Poda
A remoção dos brotos doentes e secos é realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. O arbusto é formado de forma a não deixar mais do que 35 olhos nele.
Rega
Você precisa regar as vinhas em intervalos de 7 a 10 dias. No processo de rega, evite molhar as folhas. Irrigue as plantas, se necessário. Tudo depende das condições climáticas da região de cultivo. No sul, as uvas são irrigadas com mais frequência do que na faixa do meio. Cerca de 20 litros de água pura sedimentada são consumidos por arbusto. O solo deve ser coberto com serragem ou palha.
Top curativo
A cobertura é importante para a cultura durante a estação de crescimento. A má composição do solo terá um efeito negativo na colheita. A própria cultura da uva "dá uma dica" de que precisa ser alimentada - as folhas ficam amarelas e murcham. Potássio, suplementos de fósforo e produtos orgânicos ajudarão a sustentar a planta.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Esta variedade é resistente à geada - pode passar o inverno com calma a -23 ° C e quando a temperatura do ar cai abaixo da videira, ela precisa de isolamento adicional. Para isso, utiliza-se mulch e material de cobertura.
Doenças e pragas
O híbrido tem boa imunidade ao bolor cinzento e à doença do bolor. Se a prevenção não for feita, a planta será difícil de curar. Se já estiver afetado pelo mofo, a cura completa não pode ser alcançada. Mas o tratamento vai impedir a propagação da doença na vinha, reduzindo os danos à safra do próximo ano.
Variedade Presente Irina freqüentemente sofre com o ataque da filoxera, parasitando nos vinhedos até que a safra seja completamente destruída. O método mais eficaz contra pulgões é a prevenção oportuna. Os desembarques são tratados com "Confidor", "Zolon" ou pulverizados com "Mitak", "Aktellik". Você também pode usar métodos populares.
Também devem ser tomadas medidas para proteção contra o ataque de vespas e pássaros. Você precisará colocar sacos em cachos e instalar escarificadores barulhentos.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A variedade é bem conservada e tolera transporte a longo prazo.
Visão geral da revisão
A transportabilidade e preservação das uvas está gerando interesse comercial nela e o desejo de cultivar um híbrido para venda. As bagas são deliciosas, frescas, em sumos e em preparações doces, como a compota.
Não é recomendável usar o fruto do Dom de Irina para fazer vinho. A bebida não tem gosto.