- Autores: França (Borgonha)
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Azul-marinho
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: atrasado
- Período de amadurecimento, dias: 141-151
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: Arbst blauer, Augustiner, Blau Burgunder, Blauer spaetburgunder, Blauer Sylvaner, Burgunder, Gross dore Grosssend (Grosse) Burgunder, Gentil noir, Kek Burgundi, Claevner blau, Modra Burgunda, Morillon, Nagylaburgundi, Noir de Fruganconier, Oklahomar Pinot negru, Pinot preto, Pinot preto, Petit noir, Plant dore, Plant fin, Pinot franc noir, Roter Burgunder, Savagnin noir, Franc pinot, Fraenkische schwarze, Formentin noir, Cerna okrugla, Schwarzklevner.
- Peso do grupo, g: 66-120
A uva Pinot Noir é uma das variedades mais famosas e populares. É ele quem serve de matéria-prima para o lendário vinho da Borgonha. Outros vinhos Pinot Noir, incluindo champanhes, estão recebendo ótimas críticas de vinicultores e consumidores. A variedade é uma variedade técnica. Sua pátria são as terras férteis da França, ou melhor, especificamente, da Borgonha. O sabor e o aroma das uvas dependem do clima, do clima e dos cuidados, portanto, em cada caso particular, podem ter características próprias.
A variedade Pinot Noir tem muitos outros nomes: Arbst Blauer, Augustiner, Blauer Spätburgunder, Burgunder. E também a variedade é conhecida como Ver dore, Gross (Blau) Burgunder, Gentile noir, Morillon. Okrugla ranka, Cerna okrugla, Shpachok, Pinot cheren e Pinot fran são todos a mesma variedade. E esta é apenas uma parte dos conhecidos nomes-sinônimos do famoso Pinot Noir.
História de criação
Pinot Noir é um dos progenitores de uma miríade de variedades conhecidas hoje, incluindo: Aligote, Gue blanc, Chardonnay, Gamay Noir. Na França, cerca de 40 de seus clones estão oficialmente registrados. Mas hoje não existe uma versão única sobre a origem e o nome da variedade em si. Presumivelmente, Pinot Noir recebeu este nome devido à semelhança do cacho com uma pinha (pinot). E também é possível que o nome da variedade tenha uma ligação com a região francesa de Auvergne. Foi lá, na área de Pignols, que as uvas cresceram na Idade Média.
Quanto à origem, Pinot Noir é determinado pela residência francesa. Mas mesmo aqui não está completo sem versões alternativas. De acordo com alguns documentos, foram os romanos que popularizaram esta variedade na França.
Geografia de distribuição
Acredita-se que o melhor Pinot Noir é cultivado na Borgonha. Isso é favorecido pelo clima frio e solos calcários da região. Claro, a geografia do plantio de variedades não se limita apenas à França. As uvas são cultivadas em plantações na Áustria, Argentina e Austrália, os vinhedos Pinot Noir se estendem por terras canadenses, nas regiões do norte da Croácia, no Chile e na Alemanha, na Geórgia e na Itália, na Hungria, Romênia e Moldávia, Macedônia, Nova Zelândia e África do Sul, e também na Sérvia, Suíça, Bulgária, EUA e Uruguai. É cultivado com sucesso por ucranianos, tchecos e eslovacos.
Descrição
Pinot Noir é altamente suscetível ao sol, fungos, mofo e podridão. Bagas de casca fina são especialmente sensíveis às flutuações de temperatura. As uvas desta variedade são altamente dependentes do terroir. Os arbustos de Pinot Noir são de tamanho médio, com brotos eretos.
Período de amadurecimento
O período da floração à colheita é de 141-151 dias. O amadurecimento é considerado tardio.
Cachos
Aglomerados densos de formato cilíndrico ou cilíndrico-cônico. O peso de um cacho individual varia de 66-120 gramas.
Bagas
Frutos arredondados de cor azul escura com uma flor azulada. A polpa contém até 3 sementes. A baga pesa aproximadamente 2-3 gramas. A pele é fina e firme.
Gosto
O sabor harmonioso da polpa densa é revelado pelo aroma a frutos silvestres. Na degustação, nota-se sabor framboesa-morango, tons cereja. No travo das uvas cultivadas em climas do sul, soam notas de violetas. Conteúdo de açúcar 214 g / dm3. Acidez 7,7 g / dm3.
Produção
Variedade de baixo rendimento, mas altamente avaliada. Propenso a ervilhas. Os frutos amadurecem em meados de setembro. Os cachos são recolhidos à mão, com muito cuidado.
Recursos crescentes
É possível obter uma colheita de alta qualidade desta uva somente se todos os padrões de cuidado forem observados.
Aterrissagem
A cultura é sensível às condições de plantio e exigente em termos de qualidade do solo e intensidade luminosa. É melhor cultivar nas áreas do sul, também é permitido nas encostas. O calcário argiloso frouxo é considerado o solo mais aceitável. A acidez do solo é regulada para a norma de pH 6,5-5. À medida que cresce, o arbusto pode crescer densamente com folhagem, que deve ser parcialmente cortada, garantindo a penetração da luz solar nos cachos.
No plantio na primavera, as covas começam a ser preparadas no outono. Eles são escavados, observando uma distância de 100 cm. Os espaçamentos entre fileiras estão localizados a uma distância de 1-1,2 m. No plantio no outono, eles estão empenhados em preparar os poços em três semanas: eles organizam a drenagem e, em seguida, aplicam fertilizantes.
As mudas são plantadas com cuidado, tomando cuidado para não danificar os rizomas. Em seguida, o solo é compactado e regado, e a cobertura morta da zona da raiz é realizada. Para fazer isso, você precisa de turfa ou palha com uma camada de 5-10 cm.
Polinização
A uva Pinot Noir tem floração bissexual. Isso garante polinização suficiente, mesmo na estação chuvosa de verão e quando há poucos insetos polinizadores.
Poda
Os arbustos requerem modelagem. Os rebentos são cortados em 2-3 olhos. A poda é feita com lâmina de tesoura afiada e higienizada. Uma vez por ano, todos os rebentos desnecessários e doentes são cortados.
Rega
A rega não é recomendada com muita frequência. Vale a pena colocar valas perto dos arbustos para irrigação. É desejável instalar um sistema de gotejamento, o que seria ainda melhor opção para uvas de origem francesa. A primeira rega ocorre no início da primavera. A rega pára na floração e 2 semanas antes de começar. No verão, um volume de água suficiente para um arbusto adulto é considerado de 40 a 60 litros.
Top curativo
3-4 fertilizantes adicionais por ano são necessários a partir de 3 anos após o plantio da safra. A primeira alimentação é realizada antes da floração, diluindo 50 g de nitrophoska em 1 balde de água, e a próxima é necessária 2 semanas antes da formação dos frutos. 20 gramas de potássio, magnésio e nitrato de amônio são adicionados a um balde de água. Por algumas semanas para a colheita, você precisa alimentar os arbustos com sal de potássio na quantidade de 20 gramas com uma quantidade igual de superfosfato dissolvido em 10 litros de água. Após a colheita, a última, quarta alimentação é necessária. Desta vez, fertilizantes (húmus, superfosfato) são misturados ao solo durante o processo de escavação.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Resistência de inverno é bastante alta, a variedade pode suportar -22 graus. Em áreas com invernos frios, as uvas devem ser cobertas. Neste caso, é mostrado o mulching com turfa ou húmus. Os arbustos estão escondidos sob o material de cobertura. Até mesmo uma videira danificada pela geada se recupera rapidamente com o início do aquecimento.
Doenças e pragas
As uvas são suscetíveis ao míldio e ao oídio em grau moderado e, em grau fraco, à podridão cinzenta do curuquerê. Para esta variedade, é muito importante realizar tratamentos preventivos de parasitas e doenças ao longo da temporada. O tratamento é mostrado em intervalos de 1-2 meses.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Esta variedade de uva não é adequada para armazenamento a longo prazo. Depois de colher a safra, eles imediatamente começam a processá-la ou vendê-la.
Visão geral da revisão
Na maioria das regiões vinícolas do mundo, a variedade é cultivada por vinicultores. Para atingir os níveis máximos de tanino, as frutas são espremidas diretamente com o pincel.
Os viticultores reverenciam esta variedade por seu incrível buquê de sabor e aroma. A gama de vinhos Pinot Noir é muito ampla: vinhos simples agridoces, amostras aromáticas complexas da mais alta marca.
A casta também é utilizada para a produção de champanhe (com Pinot Meunier e Chardonnay), vinhos rosés.