- Autores: Gusev Sergey Eduardovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: cor de rosa
- Gosto: noz-moscada
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Peso do cacho, g: 350-450
- Tipo de flor: bissexual
- Avaliação de degustação, pontos: 8,8
- Densidade do grupo: denso
Uvas de mesa Variegadas referem-se a híbridos de seleção privada. É muito difundido no sul da Rússia, distingue-se pelo seu amadurecimento muito precoce e excelente sabor a frutos silvestres. Difere na capacidade de desenvolver de forma independente o sistema radicular, não necessita de vacinas. Às vezes encontrado sob o nome de Motley Guseva.
História de criação
Um criador de Dubrovka, Sergei Eduardovich Gusev, estava envolvido no desenvolvimento de um novo híbrido. Para obter uma subespécie alta e de maturação precoce, foram utilizadas as variedades parentais Talisman e Radiant Kishmish. O resultado do cruzamento amador foi um híbrido com as melhores propriedades das plantas originais.
Descrição
Período de amadurecimento
A variedade é muito precoce. A colheita começa na primeira década de agosto. É de notar que antes que a maturação total e a doçura sejam definidas, os frutos precisam de mais 1-2 semanas a partir dos termos declarados pelo originador. O período de maturação previsto chega a 100 dias.
Cachos
Esta casta caracteriza-se pela forma cónica e elevada densidade do cacho. A massa do pincel chega a 350-450 g. Às vezes, o cacho é formado por uma asa.
Bagas
As uvas variegadas são caracterizadas por rosa, em alguns locais tons de lilás de bagas, há uma leve flor de cera. A pele é firme, a polpa é suculenta e crocante. Os bagos têm formato oval regular, grandes, até 26 × 24 mm de tamanho e pesando até 8-10 g.
Gosto
De acordo com a avaliação de degustação, as propriedades gustativas desta uva chegam a 8,8 pontos. A tonalidade moscatel é muito pronunciada. Variegado é caracterizado por um alto teor de açúcar de até 250 g / dm3 com uma acidez de 5-6 g / dm3. Quando totalmente maduras, as notas de noz-moscada tornam-se mais nítidas.
Produção
De acordo com seus indicadores, o híbrido pertence a variedades de alto rendimento. Até 130-150 centners de bagas podem ser colhidas em 1 hectare. Os rebentos frutíferos ocupam até 60-70% do arbusto.
Recursos crescentes
O híbrido de uva Variegado precisa de muita luz do dia. É plantada em espaços abertos, na zona sul, protegida do vento. Com sombreamento forte, a frutificação diminui ou nem ocorre. Um arbusto alto precisa de adereços ao plantar.
Aterrissagem
A escolha de um local de pouso é simplificada tanto quanto possível. O híbrido cresce bem em solo preto, em solos rochosos e arenosos. Os brotos anuais são geralmente plantados de abril a maio, os enteados verdes têm raízes nos meses de verão. O preparo de uma cava com o tamanho de 0,8 × 0,8 m é feito 30 dias antes do plantio. O fundo é forrado com uma mistura de nutrientes à base de composto e húmus, em seguida, uma camada de cinzas, fertilizante e solo é colocada - o enchimento ocorre em 2/3 do buraco.
Após um mês, as mudas são transferidas para as covas preparadas.O solo rico em nutrientes promove o rápido crescimento das raízes.
Polinização
As flores bissexuais são formadas no arbusto. A variedade é autopolinizada. Nenhum esforço adicional é necessário para formar os ovários.
Poda
A videira é encurtada para 7-8 olhos. A poda é realizada na primavera, antes do início do escoamento da seiva. As medidas sanitárias envolvem a remoção de brotos secos e congelados. Quanto mais espessa a videira, mais curto é o corte. No verão procede-se ao encurtamento adicional dos rebentos excedentes, utilizando-se também a pinça, realizada 7 dias antes da floração.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas variegadas podem suportar uma queda nas temperaturas atmosféricas de até -22 graus sem abrigo. Em climas mais frios, as plantas precisam de proteção extra. O cultivo em uma cultura de cobertura envolve a organização de um abrigo confiável no inverno, tanto na forma de cobertura morta próxima ao caule nas raízes, quanto na forma de um envoltório completo de videiras cortadas com ramos de abeto e neve.
Doenças e pragas
Como o híbrido amadurece muito cedo, os danos às plantas por doenças e pragas são extremamente raros. O tratamento fungicida preventivo na primavera é recomendado. O controle de pragas por meio de preparações químicas é realizado contra parasitas típicos, como ácaros do cacho, ácaros da aranha e ácaros da uva.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Uma característica distintiva de todas as primeiras variedades de uvas de mesa é a sua inadequação para armazenamento a longo prazo. O Variegated Hybrid não é exceção. Ele é removido do arbusto somente após o amadurecimento completo. Em seguida, eles são pendurados ou dispostos em 1 camada em caixas de madeira, a uma temperatura de 0 a +5 graus e uma umidade de pelo menos 85%. É importante não danificar a camada protetora de cera das bagas, caso contrário, elas se deteriorarão mais rápido do que o normal.