- Autores: A.I. Potapenko, L.P. Potapenko (Nizhne-Volzhsky Research Institute of Agriculture)
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Preto
- Gosto: simples
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: média
- Resistência ao gelo, ° C: -40
- Peso do cacho, g: 170
- Produção: até 10 kg
- Densidade do grupo: médio
As uvas tradicionalmente pertencem à cultura do sul, seu amadurecimento e teor de açúcar dependem da quantidade de luz solar recebida durante o amadurecimento. Em invernos rigorosos, muitas variedades de uvas congelam e precisam ser enterradas. Mas os amantes desta cultura tendem a criá-la em locais onde antes não dava boas colheitas e não tolerava mal a estação fria. A variedade adaptada ao clima severo é o primogênito de Amur.
História de criação
A criação de uma nova variedade é baseada na variedade Amur e outras variedades de uvas selvagens resistentes ao inverno. O trabalho de seleção foi realizado em 1983-86 pela família de cientistas Potapenko. Resultados positivos foram obtidos por esses criadores no Instituto de Pesquisa Agrícola de Nizhnevolzhsk e, em 1991, o teste da cultura começou. A principal região de cultivo da variedade Pervenets Amura é o Cáucaso do Norte, mas ela é cultivada com sucesso em regiões mais ao norte.
Descrição
Os arbustos de uva crescem vigorosos, com uma vinha forte, e são particularmente resistentes a altas temperaturas de geada. O primogênito do Amur pertence à espécie com um período médio de maturação dos frutos. As folhas são trilobadas, ligeiramente pubescentes na parte inferior, no início da estação apresentam uma tonalidade avermelhada, que depois se torna verde denso. A casta característica dá origem a cachos pequenos e densos, prontos para a vindima no final de setembro. Os bagos pretos de tamanho médio têm uma forma ligeiramente alongada.
Período de amadurecimento
Uma variedade de meia estação começa a florescer no final de maio - início de junho, e no final do primeiro mês de outono atinge a maturação técnica e está pronta para a colheita.
Cachos
Em fortes brotos em forma de liana, crescem cachos cônicos de tamanho médio, que podem pesar 170-200 gramas.
Bagas
As uvas são relativamente pequenas, brilhantes, pretas, para fins técnicos. Os bagos são redondos, ligeiramente alongados e contêm sementes pequenas.
Gosto
O sumo de uva tem um sabor simples, mas os vinhos preparados a partir dele têm um aroma agradável e contêm muitas substâncias úteis. As vitaminas e antioxidantes contidos no vinho caseiro do Cupido Primogênito ajudam a reduzir o colesterol no sangue e a manter os níveis normais de pressão arterial. Existem muitos ácidos orgânicos no suco da fruta da planta, incluindo cítrico, málico e succínico. Ele também contém uma grande quantidade de minerais - ferro, potássio, cobalto e cálcio.
O tratamento com uvas frescas e suco processado de suas frutas é usado com sucesso para doenças de asma, do trato urinário, bem como distúrbios dos processos digestivos e do apetite.
Produção
As videiras eretas ou encaracoladas do Cupido Primogênito caracterizam-se pela alta produtividade. Em brotos vigorosos, muitos cachos são formados, e as folhas não são menos ricas em fitoncidas e também são comidas.
Recursos crescentes
Devido à sua despretensão, a variedade híbrida Primogênito de Amur é indicada para jardineiros amadores novatos, uma vez que não requer cuidados especiais. Mudas jovens toleram bem o transplante e criam raízes rapidamente em um novo local. Um arbusto vigoroso ganha massa rapidamente devido à alta taxa de formação de rebentos. Na variedade encaracolada, ela trança suportes adjacentes em alta velocidade. Em apenas um ano, as vinhas podem crescer até 2 metros de comprimento.
Aterrissagem
As covas para o plantio de mudas de uva costumam ser feitas de 60x60 cm, onde é colocada uma camada de húmus, 200 gramas de cinza e turfa cada, já que a planta prefere um tipo de solo solto com reação ácida. As estacas enraízam-se bem quando são plantadas após a colheita, no final de setembro. Não é recomendado plantar uvas do Cupido Primogênito perto de árvores. Para ele, áreas ensolaradas e protegidas do vento norte são adequadas. Pode ser o lado sul da casa ou cercas sólidas, bem como as encostas sul em terreno acidentado.
Polinização
A uva Primogênita do Amur pertence a espécies de plantas autopolinizadas e não precisa ser plantada com variedades de polinização adicionais.
Poda
A poda da planta e a remoção dos rebentos de amortecimento são realizadas na primavera, quando as geadas severas diminuem, mas o fluxo ativo de seiva nos ramos ainda não começou. Deixe 3 botões nos brotos jovens e remova as áreas secas, danificadas e muito espessadas. Os locais de grandes cortes no tronco devem ser tratados com grama.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Quanto mais ao norte a região onde a variedade Amur é cultivada, melhores são as avaliações dos jardineiros sobre ela. Isso se deve ao fato de que as uvas toleram um inverno quente pior do que geadas abaixo de -40 graus. Além disso, não requer abrigo, exceto no primeiro ano, quando o sistema radicular ainda é fraco.
Doenças e pragas
No início da primavera, é útil processar as uvas com uma solução de cal com adição de sulfato de cobre. Isso não apenas protege a planta de doenças típicas, mas também a alimenta com cálcio através da casca. Em geral, o híbrido é resistente a diversas doenças comuns dessa cultura.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos de uvas colhidos normalmente não são armazenados por muito tempo e são imediatamente encaminhados para processamento. A partir delas são preparados sucos vitamínicos ou compotas, com adição de açúcar, e também conservados na forma de bebidas vínicas, que com moderação são muito benéficas à saúde.