- Autores: Kapelyushny Vasily Ulyanovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: cor de rosa
- Gosto: harmonioso, noz-moscada
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-100
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do cacho, g: 700-900
- Tipo de flor: funcionalmente feminino
- Descamação: Não
Entre as variedades de uvas de mesa, existem muitos tipos diferentes, e a uva Parisienne é considerada um dos exemplos marcantes. Neste artigo iremos considerar as características da casta, rendimento, sabor dos frutos silvestres, resistência ao gelo, bem como a forma de armazenamento dos cachos.
História de criação
A uva parisiense é de produção nacional, foi criada por um criador amador V. Kapelyushny.O casal parental do futuro híbrido foram as variedades Vera e Muromets.
Descrição
Os arbustos de uva crescem muito ativamente ao longo da temporada. Só no verão a videira cresce 3 m. Em média, a altura de uma videira chega aos 6 m. Portanto, devido ao crescimento ativo dos ramos, é necessário pensar num sistema de treliças para que a videira não curva-se no chão, mas fica em pé.
As estacas de parisianka têm um bom enraizamento, se seguir todas as regras da tecnologia agrícola, todas as novas estacas terão raízes.
As folhas dos arbustos têm uma tonalidade verde profunda, o dorso é mais claro que o frontal, existem 5 lâminas, existe uma secção central pronunciada. A superfície das folhas apresenta rugosidade. A uva parisiense durante a floração tem um aroma agradável, mas fraco.
Período de amadurecimento
Este híbrido é uma variedade de maturação precoce. A colheita começa 90 dias após o inchaço dos botões. Em média, o período de maturação chega a 100-110 dias em diferentes regiões. A colheita pode ser feita já no início de agosto.
Cachos
As uvas apresentam cachos grandes, de forma cónica, com densidade média. O peso da mão varia de 700 a 900 G. No entanto, também existem mãos mais pesadas.
Bagas
A forma das bagas é ovóide. A pele é rosada com uma certa tonalidade verde-dourada, há brilho, fina, durante o uso praticamente não é sentida. A polpa é suculenta, carnuda. Os bagos pesam de 10 a 14 g e o tamanho médio é de 3,6 cm de comprimento e 2,8 cm de largura.
Gosto
Os frutos silvestres têm um sabor agradável e doce, com notas de noz-moscada. O aroma é pronunciado.
Produção
O rendimento da variedade Parisianka é alto. Uma média de 8-10 kg de bagas podem ser removidos de um arbusto, até 15 kg de bagas podem ser removidos de arbustos grandes.
Recursos crescentes
As uvas gostam muito de solos leves e arenosos, devem estar saturados com uma grande quantidade de minerais, além de matéria orgânica. Se o solo for mais argiloso, é melhor desenterrá-lo várias vezes, misturado com solo arenoso, para recriar artificialmente o solo necessário.
As uvas não gostam de umidade excessiva, pois as raízes sofrem com isso. Portanto, vale a pena plantar mudas em várzeas ou áreas pantanosas, bem como em locais onde haja presença de lençol freático.
O local deve ser escolhido com sol, se plantado junto às varandas, é melhor na zona sul.
Aterrissagem
Para cultivar uvas parisienses, é necessário preparar adequadamente o solo.Se não for possível cavar o local com antecedência, é necessário cavar um buraco de 0,8-0,9 m de profundidade. Para isso, pedrinhas, tijolos quebrados são adequados. Aí é preciso borrifar a drenagem com terra junto com fertilizantes, abaixar a muda, enterrar aos poucos, socando a terra. As mudas plantadas devem ser derramadas com um balde de água morna.
A distância entre os arbustos deve ser de 2 m, e entre as filas de 3 m.
Polinização
As flores da parisiense são predominantemente femininas, embora muitos jardineiros argumentem que a polinização adicional não é necessária, uma vez que os ovários ainda ocorrem, mas a qualidade dos frutos se deteriora acentuadamente.
Portanto, é melhor plantar vários arbustos de uva com flores masculinas ao lado de parisiense.
Poda
Os vinhedos tendem a ficar sobrecarregados, então a poda deve ser feita a cada temporada para evitar isso. Em média, 35-45 olhos devem permanecer.
Os rebentos fracos e a folhagem inferior também são removidos.
No outono, a poda é realizada após a queda das últimas folhas, após cerca de 2 semanas. Os ramos doentes, antenas e enteados são removidos e a videira é encurtada por 6-8 botões.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Este híbrido tem uma alta resistência à geada, até -25 graus. Mesmo assim, mudanças bruscas de temperatura afetam negativamente os arbustos, portanto, nas regiões centro e norte, ainda vale a pena cobri-los. Para isso, é necessário retirar tudo o que sobrou após a poda das vinhas, torcer e colocar na prancha, não devendo permitir o contato com o solo. Depois disso, as vinhas podem ser cobertas com ramos de abeto e, em seguida, com uma cobertura de cobertura.
Doenças e pragas
A uva parisiense é resistente a muitos tipos de doenças e pragas, mas ainda vale a pena tomar medidas preventivas para proteger a safra. É necessário escolher aqueles medicamentos que não penetram na planta, mas que lutam apenas contra as pragas na superfície. Tais preparações não afetarão a colheita de forma alguma.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A uva Parisienne tem uma boa vida útil e transporte. Para o armazenamento, são selecionadas caixas de madeira, a serragem é colocada no fundo, os cachos são dispostos, uma camada de serragem é colocada no topo e a segunda fileira é colocada. Guarde em local escuro com temperatura não superior a +2 graus Celsius.