- Autores: Lituânia
- Compromisso: universal
- Cor de baga: cor de rosa
- Gosto: é capaz
- Resistência ao gelo, ° C: -30
- Peso do cacho, g: 300-350
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: denso
- Pele: denso, comestível
- Apareceu ao cruzar: híbrido interespecífico com Vitis Labrusca
Existem muitas variedades de uvas. Porém, mesmo com essa variedade, a variedade Palanga apresenta vantagens impressionantes. É necessário lidar com todos os seus recursos.
História de criação
As uvas Palanga foram desenvolvidas por criadores lituanos. Para obtê-lo, foram utilizados diferentes tipos de material de plantio. Entre eles Vytis Labruska se destaca. A seleção teve como objetivo a obtenção de uma planta versátil. Apesar da origem do Báltico, a variedade é aceitável para a grande maioria das regiões vitícolas.
Geografia de distribuição
A planta é ótima para áreas relativamente frias. Um cultivo excelente é garantido nas proximidades de Moscou. O cultivo também é permitido no sul da Sibéria. Nessas regiões, Palanga pode ser cultivada sem abrigos especiais. No entanto, às vezes são necessárias precauções.
Descrição
Período de amadurecimento
A planta pertence ao grupo inicial. Ela dá frutos em 115-120 dias após o plantio. Na região de Novocherkassk, a colheita terá que esperar até o início de agosto. Os arbustos formam muitos brotos poderosos. Às vezes, surgem problemas na faixa do meio.
Cachos
Pincéis Palanga representam um cruzamento entre um cilindro e um cone. As frutas em cachos são agrupadas de forma justa. Sua massa varia de 300 a 350 g, portanto, nem é preciso falar em safras recordes.
Bagas
As uvas Palanga são arredondadas. Eles são na cor rosa. A massa de uma fruta é aproximadamente igual a 3 g. O craqueamento das uvas não é típico desta variedade. A pele é relativamente firme.
Gosto
Segundo os provadores, Palanga deixa uma sensação agradável. A concentração de açúcar é de 220 a 230 g por 1 dm3. O mesmo volume contém 5-7 g de ácido. A polpa é suculenta e deixa uma impressão viscosa. A casca pode ser comida.
Produção
A proporção de brotos frutíferos varia de 70 a 75%. Existem 1,4 a 1,7 cachos por broto. Cada arbusto desenvolve 30-40 olhos. Em termos de rendimento, esta variedade está a um nível médio. Mas nem a fertilidade mais alta é justificada por outras propriedades valiosas.
Recursos crescentes
Aterrissagem
Não há recomendações especiais confiáveis para o plantio dessa variedade. No entanto, você pode ser orientado por conselhos bastante gerais para o cultivo de uvas precoces. O pouso em áreas baixas deve ser evitado sempre que possível. O uso de drogas que ativam o enraizamento é útil. O esquema de plantio de arbustos é tradicional.
Polinização
As flores bissexuais simplificam muito as coisas. Em condições normais de cultivo, o aumento da polinização não é necessário. Procedimentos artificiais são necessários apenas em mau tempo.
Poda
O crescimento vigoroso das uvas torna a poda uma etapa muito urgente. O procedimento é realizado todo outono. A modelagem da videira melhora o desenvolvimento dos arbustos. Também se torna condição para a plena formação da cultura. Além da poda, os brotos precisam ser amarrados.
Rega
O solo úmido é bastante relevante para Palanga. Mas, ao mesmo tempo, a umidade excessiva é impraticável e até mesmo prejudicial. Tanto a condição do solo quanto a previsão do tempo são levadas em consideração. Após cada rega, é necessário soltar completamente o solo. Os especialistas aconselham combinar a irrigação e a aplicação de nutrientes em um procedimento.
Top curativo
A primeira colocação de nutrientes é realizada na primavera. Ao mesmo tempo, eles são guiados por atingir uma temperatura estável de +16 graus. Para 10 litros de água, dilua:
20 g de superfosfato;
5 g de sal de potássio;
10 g de nitrato de amônio.
A segunda alimentação é realizada com o auxílio de potássio e fósforo. Sua proporção será de 1 para 2. É necessário introduzir a mistura durante a formação dos ovários. Quando os frutos começarem a amadurecer ativamente, você precisará usar uma solução de sulfato de potássio e superfosfato. Essa solução é derramada sob a raiz.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Palanga mantém suas qualidades em temperaturas de até -30 graus. Não há necessidade de abrigo na maior parte do território russo. Mesmo no sul da Sibéria, quase sempre é possível cultivar com sucesso em uma cultura aberta. Somente com vários experimentos sobre o cultivo desta planta no norte, será necessário iniciar um trabalho de cobertura. A irrigação com carga de umidade ainda não dói.
Doenças e pragas
A resistência desta variedade é muito alta em relação a:
mofo;
podridão cinzenta;
oídio.
As vespas às vezes atacam as plantações. As bolsas ajudam a bloquear a invasão. Ervas picantes são plantadas nas proximidades para distrair os doces alados. A prevenção é feita com a aplicação de sulfato ferroso e líquido bordalês. Eles também recomendam o uso de Ridomil e Tsineb.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Palanga não procura conservar uvas por muito tempo. É usado principalmente fresco. E também muitas vezes as frutas são transformadas em vinho.Devido ao teor de açúcar, a preservação a longo prazo das bagas é dificilmente possível. Eles se distinguem por um nível médio de transportabilidade.