- Autores: Krainov Viktor Nikolaevich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Vermelho escuro
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 130
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do grupo, g: 700 a 1000
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: Não
As uvas Nina são um produto híbrido da pesquisa de criação amadora. Uma experiência bem-sucedida foi realizada em 1996 e, desde então, a cultura tem estado consistentemente no topo de várias classificações, sendo popular entre jardineiros experientes. É despretensioso e possui várias propriedades dignas de nota.
História de criação
A casta Nina é fruto do esforço do criador amador V.N.Krainov, obtida por hibridação das castas Tomaysky e Luchisty passas.
Descrição
As uvas Nina têm um potencial de desenvolvimento significativo, podendo atingir uma altura de três metros. Os rebentos amadurecem de forma produtiva, sob cargas de até 40 olhos de comprimento. Os arbustos da variedade são considerados vigorosos, o comprimento dos chicotes fica na faixa de 15 a 18 m.Para a formação dos arbustos, utiliza-se a moldagem em leque ou multi-braço.
A cor dos rebentos jovens é verde e, com mais de dois anos, é acastanhada. Folhas com cinco lóbulos - 12-15 cm. As flores são bissexuais, florescem no final de maio.
A fecundidade dos brotos varia entre 60-80%, com um fator de frutificação de 1,3-1,4. O grau de resistência a fungos é de 3-3,5 pontos e o nível de resistência ao mofo é de 3,5. O grau de dano causado pelas vespas é médio.
Das funcionalidades, destacamos a necessidade de espaço significativo para o crescimento dos arbustos.
Período de amadurecimento
Por maturidade, esta espécie é classificada como meio precoce. O tempo de amadurecimento varia de 118-130 dias. Nas regiões sul, a coleta começa a partir de meados de agosto, na faixa do meio - a partir do final do verão, nas latitudes norte - a partir dos primeiros dez dias de setembro.
Cachos
Os cachos de plantas são grandes, de forma cónica, de densidade média, podendo atingir o peso de 1 kg. Sem descascar.
Bagas
As bagas são vermelho-escuras. A casca da fruta adquire tonalidades púrpura bordô durante o amadurecimento. Os frutos têm formato oval, tamanho significativo - 28-30 mm de comprimento e 24-26 mm de largura, com peso médio de 10-12 g. A superfície dos frutos individuais é nervurada, esta é uma das características do híbrido. A pele é bastante densa, mas bem comida, cobrindo o interior suculento e carnudo. O nível médio de acidez das frutas é de cerca de 6-7 g / dm³.
Gosto
Os frutos silvestres são doces, com ligeiro azedume, com aroma harmonioso e com pronunciado sabor a cereja.
Produção
Com um bom histórico agrícola, a cultura é de alto rendimento - até 5-7 kg de frutas por arbusto.
Recursos crescentes
A planta desenvolve-se de forma excelente em solos claros e argilosos, dando preferência a locais quentes e bem iluminados, de preferência junto às paredes dos edifícios. A cultura é despretensiosa, relativamente resistente ao inverno, não requer muita experiência em cultivo. É bem dominado em chalés de verão. Se você não ignorar o tratamento regular de arbustos de oídio e pragas, a variedade dá uma colheita estável.
Aqui é suficiente realizar uma série de atividades típicas - regar, aplicar cobertura morta, circuncisão de enteados, uso de curativos de potássio-fósforo.
Aterrissagem
O tipo de variedade tolera perfeitamente o plantio tanto na primavera (abril) como no outono (final de outubro). Para o plantio é feito um recesso - 80x80x80 cm, com solo fértil na parte inferior e composto com fertilizantes minerais na parte superior. As camadas são misturadas e encolhidas por algumas semanas. A profundidade final da fossa é de cerca de 50 cm.
Antes da operação de plantio, as mudas são colocadas na água por um dia. Em seguida, as raízes são renovadas e as mudas são colocadas no recesso de plantio, cobertas com solo até o nível do colo da raiz. Um buraco de 10-15 cm de profundidade é disposto próximo ao arbusto, onde são despejados 16-20 litros de água.
Padrão de plantio - espaçamento entre linhas de 2,5 m e 1,5 m entre arbustos.
A alimentação frequente com fertilizantes nitrogenados é indesejável. Recomenda-se não levar os arbustos ao seu engrossamento, e proporcionar uma ventilação eficaz das plantações. Não se esqueça da necessidade de tratamento com fungicidas várias vezes por temporada. Para se proteger contra ataques de vespas, vale a pena usar armadilhas especiais, ou destruir seus ninhos perto dos vinhedos.
Polinização
A uva é bissexual, não requer um número de arbustos crescentes para fertilização.
Poda
O híbrido é podado no outono. Recomenda-se cortar a videira de 7 a 8 olhos. Ao plantar em solo preto, a poda é mais demorada. A videira é cortada em 8-10 olhos, restando 2-4 botões.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Tendo em conta o grau médio de resistência à geada da planta (até –25 ° C), é aconselhável cobrir os arbustos para o inverno (mesmo nas regiões do sul). Com um abrigo confiável, eles hibernarão com sucesso, mesmo a -35 ° C. O aquecimento é feito da forma tradicional: os cílios são retirados das treliças, recobertos com agrofibra, e por cima são despejadas folhas secas, turfa ou terra com uma camada de 30 cm.
Doenças e pragas
Freqüentemente, a variedade Nina infecta oídio e oídio e costuma ser atacada por pragas. A execução de medidas preventivas é extremamente importante. O Oidium é uma doença perigosa de origem fúngica e de difícil combate.
Raramente, mas a variedade também pode ser afetada pelo câncer bacteriano, e a filoxera se tornou a praga mais perigosa para Nina (especialmente em regiões quentes), as vespas e os vermes da folha atacam com menos frequência.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A variedade tem excelente transportabilidade e vida útil. Os cachos duram até duas semanas em temperaturas normais. Em baixas temperaturas de zero a + 7 ° C, os prazos aumentam para 2 meses. Durante o armazenamento, vale a pena examinar regularmente a colheita, removendo os frutos podres.