- Autores: Pavlovsky Evgeny Georgievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo
- Gosto: harmonioso, leve noz-moscada
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Sinônimos de nomes: Crisólito
- Peso do cacho, g: 500-600
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: Não
A uva de mesa Monarch também é conhecida como Crisólita. É um híbrido único de uma coleção particular de um autor. A variedade era muito apreciada por jardineiros de diferentes países, principalmente pelo tamanho impressionantemente grande das bagas carnudas, pela suculência da polpa e pelo excelente sabor da noz-moscada. Graças a essas características, essa variedade interessa aos produtores e aos veranistas.
História de criação
As uvas monarca são frutos dos experimentos do entusiasta criador Yevgeny Georgievich Pavlovsky. Ele desenvolveu uma novidade ao cruzar as variedades Talismã e Cardinal, que, por sua vez, se misturaram ao pólen de outras variedades. Após verificação da qualidade dos frutos, recebeu seu merecido nome e popularidade entre os jardineiros, porém, foi inscrita no registro estadual da Rússia com o nome de Crisólita, uma vez que já existe a variedade Monarca Negra na coleção de seleção alemã. Mas a glória dessa variedade foi consolidada precisamente sob o nome de Monarca.
Geografia de distribuição
O monarca se sente muito bem nas regiões do sul, já que ele próprio vem do Território Krasnodar.
Descrição
A variedade, apreciada por muitos agrónomos, é caracterizada por cachos de tamanho médio com frutos silvestres muito grandes. Uma das desvantagens mais sérias dessa variedade é a tendência de se desprender dos ovários.
Período de amadurecimento
O amadurecimento do híbrido de mesa ocorre nos estágios iniciais. A estação de cultivo é de 120-140 dias. As plantas são caracterizadas por um crescimento rápido. Devido ao alto teor de açúcar, a videira pode amadurecer rapidamente. No sul da Rússia, a variedade de uva doce amadurece na primeira década de agosto e na faixa do meio apenas em meados de setembro.
Cachos
Cada cacho pesa em média cerca de 500-600 g e tem formato cônico. Todas as frutas são do mesmo tamanho e maturação.
Bagas
As uvas desta casta distinguem-se por um tamanho impressionante. Cada baga individual pode pesar em média 20 g, o que é comparável à massa de uma pequena ameixa. Os bagos são ovóides, com uma densa casca verde-amarelada. No pico da maturação, quando o sol está ativo, os bagos adquirem uma tonalidade âmbar com um "bronzeado" ligeiramente avermelhado. Os frutos podem permanecer no arbusto sem estragar ou esfarelar. As sementes são pequenas, não mais do que 3 peças para cada baga. Uma característica distintiva da variedade é o delicado aroma de noz-moscada da polpa.
Gosto
Sabor muito agradável e encorpado devido ao alto teor de açúcar e sabor a noz-moscada. A carne carnuda é muito suculenta e macia.
Produção
O arbusto da uva monarca dá um alto rendimento - em média 10 kg de frutos maduros.
Recursos crescentes
O sucesso do cultivo é amplamente determinado pelo plantio e cuidados adequados.
Aterrissagem
O híbrido pertence a plantas que gostam de calor.Para a maturação completa, é necessária uma quantidade suficiente de luz solar. A variedade não tolera ventos do norte. Para desembarque, locais na parte sul dos prédios serão mais adequados. Não é recomendável plantar uvas em áreas abertas e em solo argiloso. A planta prefere solo preto. Ele pode crescer em solo arenoso, mas as mudas jovens não criam raízes lá.
O arbusto fica grande, o que requer uma distância de 3-4 metros entre as linhas durante o plantio. Você não pode prescindir de treliças altas e areia grossa. É coberto com uma camada superior como um condutor de umidade. Antes do plantio, as mudas devem ser endurecidas ao ar livre. Os caules cultivados que criaram raízes são transferidos para um terreno aberto ou o estoque é usado. As mudas criam raízes sem problemas. Os rebentos das uvas tendem a crescer rapidamente.
Polinização
A flor das uvas Monarch é bissexual, ou seja, polinizada independentemente. Os agrônomos observam a melhor polinização no lado sombreado dos arbustos.
Poda
Eles começam a podar os arbustos quando estão na fase de dormência. Após a formação dos bagos, é importante desbastar os rebentos. Emagrecer até que o arbusto floresça é um grande erro em cuidar do Monarca. 4 brotos podem ser liberados do tronco principal tanto quanto possível. No mato, você precisa deixar cerca de 30-35 olhos. A variedade Monarca precisa de treliças fortes. Estruturas de plástico leves podem quebrar sob o peso de um arbusto alto.
Rega
A rega das uvas raramente é necessária, a planta precisa de mais umidade apenas durante o período de seca. Se o solo estiver seco e a umidade evaporar rapidamente, pode ser necessário regar a cultura com mais frequência. Se não houver necessidade especial, a rega das primas é necessária apenas antes do início da floração e no início da formação dos ovários. Além disso, a condição da planta e do solo é monitorada. Com base nisso, é realizada uma rega adicional. Na maioria dos casos, a rega é feita a cada 2 semanas. Para manter o solo úmido, é mostrado o uso de cobertura morta ao redor da videira. Para isso, é adequado o húmus comum, que se distribui em torno dos arbustos, formando uma camada de espessura não superior a 3 cm.
Top curativo
A cobertura das uvas híbridas Monarch é realizada paralelamente ao afrouxamento do solo. Na maioria das vezes, a fertilização da planta coincide com a rega. A matéria orgânica é introduzida no solo no outono. E também para o cultivo da uva, utilizam-se fertilizantes especiais com potássio e fósforo. Eles são introduzidos no solo em três fases: após a floração, 2 semanas antes da colheita e antes do início do frio.
Como fertilizante, as preparações contendo boro, cobre e zinco são adequadas:
amofos;
"Kemira";
Novofert.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Este híbrido demonstra resistência a geadas severas. Portanto, há necessidade de abrigar uvas apenas em regiões que se caracterizam por uma diminuição da temperatura no inverno abaixo de -25 ° C.
Doenças e pragas
A planta possui excelente imunidade. Monarca é resistente a várias doenças, tem uma boa resistência de 2 pontos ao míldio, oídio, podridão cinzenta. Ao mesmo tempo, é especialmente suscetível a danos por oídio. Esta doença afeta significativamente a qualidade e a aparência da cultura. Com danos prolongados, a videira começa a morrer. Para proteger a planta de uma doença destrutiva, a prevenção oportuna é importante. Uma solução de um por cento de líquido bordalês responde perfeitamente a essa tarefa. Eles são tratados com arbustos de uva.
As vespas raramente visitam os vinhedos, pois os frutos do híbrido não são suscetíveis a rachaduras. Os pássaros são mais problemáticos. Durante o período de maturação das bagas, bicam as maiores.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A densa casca dos bagos permite que as vinhas sejam transportadas por longas distâncias sem receio do seu estado. A colheita é armazenada na geladeira, de vez em quando é necessário se livrar dos frutos podres. Os cachos ficam bem armazenados na adega, amarrados com barbante.
Visão geral da revisão
As uvas híbridas Monarch gostam muito de muitos jardineiros e vinicultores experientes. Com o cuidado adequado da planta, não há problemas graves, e os pés de uva deliciam-se com uma colheita plena.
O sabor das uvas não é afetado pelas condições meteorológicas e pela umidade do ar.
Os proprietários desta casta, que conhecem muito sobre a cultura da uva, falam de forma extremamente positiva sobre esta casta de mesa.
Para melhor frutificação e produtividade de uma baga verdadeiramente real, a orientação do crescimento horizontal é mostrada em arcos e mandris.
As estacas enraízam-se bem diretamente no solo ou são cultivadas com um porta-enxerto. Em ambos os casos, a variedade criará raízes sem problemas para o produtor.