- Autores: Instituto de Viticultura da Moldávia "Vierul", SSR da Moldávia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: roxo escuro, com uma flor de cera espessa
- Gosto: simples, harmonioso, com tons chocolate
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Período de amadurecimento, dias: 155-165
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Peso do cacho, g: 385
- Tipo de flor: bissexual
- Avaliação de degustação, pontos: 9,5
Uma das variedades de uva mais antigas no território da Rússia, que ganhou popularidade no século passado, é a Moldávia. Esta variedade possui muitas qualidades positivas, sendo a melhor espécie de mesa que cresce em quase todas as regiões do país. As bagas ficam suculentas e bonitas já no período de maturação incompleta, podendo ser orgulhosamente oferecidas aos convidados.
História de criação
A uva Moldova foi criada pelo cruzamento de duas variedades: a Ásia Central Guzal Kara e Villar Blanc. O híbrido criado recebeu esse nome devido ao país de origem. Aproximadamente 10 anos depois, foi incluído no Registro oficial do Estado e começou a se espalhar ativamente pelas regiões do sul da Moldávia. A variedade tem como sinônimo o nome Kodryanka tardio.
Geografia de distribuição
Esta variedade é recomendada para cultivo nas regiões do Baixo Volga e do Norte do Cáucaso. Presentemente, o seu cultivo é generalizado nestas áreas, bem como nas regiões centrais da Rússia, no Território Krasnodar, no sul da Ucrânia, na Crimeia e na Moldávia. Não é adequado para as regiões do norte - devido ao amadurecimento tardio, os frutos permanecem verdes.
Descrição
O autor da variedade é o Instituto de Viticultura da Moldávia "Vierul" da SSR da Moldávia.
Período de amadurecimento
Esta variedade é uma uva de mesa com um período de maturação tardio médio de cerca de 5 meses ou 155-165 dias. Se levarmos em conta as peculiaridades da variedade arbustiva, então eles podem decorar gazebos ou decorar as paredes dos edifícios do lado sul. Pincéis totalmente maduros podem ser colhidos no início ou meados de setembro. Em áreas mais frias, sua maturação completa ocorre próximo a outubro. É por causa de sua suculência e deliciosos frutos silvestres que a Moldávia é cultivada fora das fronteiras das latitudes quentes. A soma das temperaturas ativas desde o início da brotação até a maturidade tecnológica é de 3500 C.
Cachos
Os cachos desta variedade são pequenos, de densidade média e ervilhas ligeiras. Seu peso médio é de 385 g e apresentam formato cônico ou cilíndrico.
Bagas
Os frutos da Moldávia são grandes, ovais, de cor púrpura escura. Bagas maduras desenvolvem uma espessa flor de cera. Seu teor de açúcar é de 190 g / dm3. Com armazenamento de longo prazo, pode aumentar significativamente. Eles têm pele grossa e densa com carne crocante e carnuda. A polpa contém um pequeno número de sementes, de 2 a 3 pedaços, muito raramente - 4. O fruto pesa cerca de 8 ge tem um tamanho de 25x19 mm.
Gosto
Os frutos silvestres são muito saborosos, apresentam um aroma simples e harmonioso, por vezes com tons de chocolate. A pontuação de degustação de gosto é de 9,5 pontos.
Produção
A variedade é popular não apenas por seu sabor interessante e aparência notável, mas também por seu alto rendimento. Cada arbusto de 5 anos pode colher cerca de 140 kg de bagas. Plantas com idades entre 8 e 10 anos podem render até 150 kg, e até 165 centners podem ser obtidos em um hectare.
Recursos crescentes
Aterrissagem
A uva prefere calor e sol, por isso é recomendável plantá-la em local ensolarado. Para isso, o lado sul do local sem ventos de norte é adequado. Os ventos são categoricamente desfavoráveis para esta variedade. Como a uva é vigorosa e seus arbustos aumentam muito de tamanho, recomenda-se plantá-la em relação às demais plantações após 4-5 m. O espessamento excessivo provoca o esfacelamento dos bagos e diminuição da produtividade.
As mudas jovens são plantadas na primavera ou no outono, quando a temperatura do ar não é inferior a +15 e o solo está a +10,11 graus Celsius. Se o plantio for feito no outono, é preciso saber que falta pelo menos um mês antes da primeira geada para que o arbusto jovem crie raízes. A muda é plantada em uma cova pré-preparada de 67 cm de profundidade e 90 cm de circunferência, então é solta com um forcado e coberta com 2/3 da mistura combinada e húmus, então esta camada é coberta com terra. A muda é cuidadosamente colocada no buraco e polvilhada com terra. Após o plantio, a planta é regada com 2 baldes de água e amarrada a uma estaca.
Polinização
As uvas não precisam de variedades polinizadoras vizinhas, pois apresentam uma aparência de flor bissexual.
Poda
O arbusto precisa ser podado duas vezes por ano, na primavera e no outono. Este procedimento é realizado durante o período de descanso, antes da abertura dos botões e após a queda das folhas. A poda começa com o rebento superior, restando 7 a 8 olhos em cada videira. Ao formar um arbusto de haste alta, é necessário deixar 4-6 olhos. No total, não mais que 50-60 devem permanecer no arbusto, então o número de brotos frutíferos é de 90%. Aí se formam muitos pincéis, então tem que racionar a colheita para não sobrecarregar o mato. 1-2 grupos são deixados em cada tiro. Além dessa poda formativa, é necessário remover os brotos secos e muito finos, bem como cortar as vinhas não lignificadas no outono.
Rega
Os arbustos jovens precisam de irrigação constante, por isso devem ser mantidos em solo moderadamente úmido, mas de acordo com a medida. Com excesso de água, podem ocorrer doenças fúngicas.
Para um arbusto adulto, a primeira rega da primavera deve ser realizada uma semana antes da floração e a segunda após a secagem dos frutos. No resto do tempo, as uvas precisam ser regadas duas vezes por mês. Se tiver ocorrido um verão seco, então a rega pode ser aumentada, focando nas condições do solo. Para evitar o excesso de umidade, é melhor fazer ranhuras de drenagem para drenar o excesso de água.
Top curativo
Simultaneamente à rega, pode-se fertilizar a planta, pois o adubo afeta a taxa de crescimento do arbusto, além de ser uma fonte adicional de nutrientes. Para fazer isso, você pode usar fertilizantes naturais, eles são aplicados a cada 2-3 anos, mas apenas no final do outono. O curativo de cobertura contendo nitrogênio pode ser aplicado durante a rega da primavera. O cálcio e o fósforo são adequados para fertilização no verão.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência ao gelo desta variedade é de -22 graus. Nas regiões do norte, as uvas são colhidas para o inverno. Devido ao forte crescimento das plantações jovens, é puxado com arcos de metal com uma película. Os arbustos mais velhos são dobrados ao chão e amarrados, então cobertos com terra e abrigos são erguidos de ardósia ou galhos. Se na sua área a temperatura não cair abaixo de -22, não é necessário abrigo.
Doenças e pragas
A Moldávia é bastante resistente à maioria das doenças e não tem medo de pragas. A variedade é mais resistente à podridão cinzenta, que é de 1 ponto. A resistência ao oídio é de 3 pontos, ao oídio - 2,5 pontos. Para fins preventivos, os arbustos precisam ser irrigados com preparações especiais várias vezes durante o verão. Bordéus líquido ou outros meios são adequados para isso.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Graças à sua pele estanque, as uvas da Moldávia têm boa transportabilidade e alta comercialização. O prazo de validade é de 3 a 6 meses, ou talvez mais. Os pincéis são pendurados em cordas ou treliças, e um pedacinho de batata é colocado no corte da perna, o que evita que resseque. Parte da cultura pode ficar nos arbustos até a geada, mas esse método não garante seu armazenamento seguro. As uvas podem ser usadas não apenas como alimento, mas também para fazer uvas passas e vinho.