- Autores: Moldova
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: azul escuro, coberto com uma rica camada de cera
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: atrasado
- Período de amadurecimento, dias: 140
- Resistência ao gelo, ° C: -15
- Sinônimos de nomes: Agrio Mavro, Agrio Mavro, Gara Kokur, Gara Kokur, Koarna Neagra, Coarna Neagra, Pérsia, Pérsia, Sultanka, Sultanca, Sultanka, Tirno Greiko, Tirno Greiko, Tyrno Greiko
- Peso do grupo, g: 400-1000
- Produção: 80-120 c / ha
As uvas da Moldávia são muito procuradas pelos jardineiros modernos e há muitas razões para isso. É saboroso, pode ser guardado por muito tempo, tem muitas propriedades benéficas para o corpo.
História de criação
A variedade foi criada na Moldávia. E a partir daí se espalhou pelo mundo.
Descrição
Flores funcionalmente femininas se formam nos arbustos dessa variedade. O arbusto é vigoroso. Por planta, a porcentagem de brotos frutíferos está na faixa de 63 a 68%. O fator de frutificação é 0,8-1.
Período de amadurecimento
140 dias é o período de amadurecimento dos frutos deste arbusto.
Cachos
Grandes cachos se formam na planta, cuja forma pode ser descrita como cônica. A densidade depende muito de quão boa foi a polinização. A massa de um cacho pode chegar a 1 quilo, mas não passa de 400 gramas.
Bagas
A Moldávia pertence às variedades de mesa. Os frutos são perfeitamente transportados e têm comercialização de 72 a 82%.
A cor dos frutos é azul escuro, a flor de cera é claramente visível de cima. A pele é firme e grossa, com polpa crocante por dentro. Os frutos podem atingir a massa de 10 gramas por uva.
Gosto
O sabor é avaliado como harmonioso.
Produção
Os rendimentos variam de 80 a 120 centners por hectare.
Recursos crescentes
Para qualquer uva, o local onde é plantada é importante, e esta casta não foge à regra. É melhor para o jardineiro escolher uma área ensolarada localizada em um pequeno outeiro para que os frutos recebam o calor necessário. O local de pouso não deve ser soprado por ventos de norte.
Quanto à umidade, o moldavo adora solos bem drenados, dos quais o jardineiro deve cuidar.
Aterrissagem
As mudas são plantadas em pequenas covas, de tamanho 40x40 cm, que após a cobertura da primeira camada de solo deve-se socar levemente com as mãos para eliminar o aparecimento de bolsas de ar. Nesse estágio, a muda é levemente regada. Quando a cova de plantio estiver completamente cheia, irrigue novamente e cubra o solo ao redor com cobertura morta. A casca conífera pode ser usada como tal.
Polinização
A polinização é necessária, uma vez que apenas flores femininas se formam no arbusto.
Poda
Moldavsky necessita de poda média, com necessidade de normalização.
Rega
Com a falta de humidade do solo, os bagos desta casta ficam mais pequenos, a vinha piora e, com isso, o rendimento diminui. Portanto, se o solo está seco e há muito tempo não chove, as uvas devem ser regadas. Não use água fria, as raízes são sensíveis a ela. A taxa média é de 3-4 baldes de água por arbusto. Após a rega, o solo é solto e coberto com cobertura morta para reter a umidade. A rega é interrompida 2-3 semanas antes do início da colheita.
Top curativo
Simultaneamente com a rega, as uvas da Moldávia são alimentadas. Adubos minerais complexos com microelementos, alimentação orgânica são preferidos: infusão de verbasco, excrementos de pássaros e cinzas.
Em geral, são realizados 4 curativos de raiz por temporada. A primeira vez - no início da primavera, a segunda - durante o período de crescimento ativo de brotos e folhas (antes da floração), e a terceira - fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados no início do derramamento de baga. O quarto tratamento é realizado após a colheita, sendo necessário acelerar o amadurecimento e a lignificação dos brotos.
Os fertilizantes são mais bem aplicados em soluções, alimentando-se diretamente nas raízes por meio de buracos ou sulcos.
O curativo foliar é feito de acordo com as indicações, se as plantas murcham, muda a cor das folhas. 2-3 dias após o adubo foliar, as uvas são pulverizadas com água limpa para dissolver o fertilizante remanescente nas folhas.
O curativo foliar com fertilizantes de micronutrientes pode acelerar o amadurecimento das uvas da Moldávia em cerca de uma semana. Para fazer isso, tome 10 g de ácido bórico, 5 g de sulfato de zinco, 1 g de permanganato de potássio, 8 g de molibdato de amônio. Cada substância é dissolvida separadamente e posteriormente diluída em 10 L de água.
Quando a planta já aumentou suficientemente a massa verde, inicia-se um período de intenso crescimento dos frutos. Para estimular o teor de açúcar das bagas, são utilizados suplementos de fosfato de potássio com adição de 10 g de ácido bórico, 5 g de sulfato de manganês, 1 g de iodeto de potássio. A presença de anti-sépticos (ácido bórico, iodeto de potássio) na solução protege parcialmente os frutos da decomposição.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência à geada é de apenas -15 graus, portanto, ao plantar em regiões de clima temperado, você não pode ficar sem abrigo.
Doenças e pragas
A resistência a doenças é baixa na Moldávia. Em uma escala de cinco pontos, a imunidade ao míldio, oídio e podridão cinzenta é de apenas 2.
No início da maturação, as uvas são borrifadas com bicarbonato de sódio (100 g / 10 l de água). Este tratamento previne o desenvolvimento de mofo cinzento e aumenta o teor de açúcar da fruta.
Imediatamente após a floração, os arbustos da Moldávia devem ser tratados com líquido bordalês a 1% ou outras preparações contendo cobre para prevenir a propagação da infecção.
A principal medida preventiva contra muitas doenças é o tratamento com Fitosporin a cada duas semanas. Comece imediatamente após as folhas terem aberto. As bagas podem ser consumidas um dia após a pulverização.
Se as uvas forem expostas a alguma doença ou inseto, isso sempre se refletirá em sua aparência.
Armazenar
As uvas conservam-se bem desde que tenham as condições necessárias para tal.