- Autores: França
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: preto com um revestimento ceroso rico
- Gosto: harmonioso, beladona
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: atrasado
- Período de amadurecimento, dias: 152-164
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: Alicante, Alicante Noir, Black Alicante, Bini, Bini Rouge, Bidal, Bordelese, Vidal, Vitral, Ojaleshi Lechkhum, Ojaleshi, Picard, Plano Medoc, Sud de Grave Vidal
- Peso do grupo, g: 113-150
Entre as variedades técnicas, Merlot continua sendo uma das mais populares - ocupa consistentemente o segundo lugar em termos de área na porcentagem mundial. A variedade é cultivada em muitos países com climas adequados, destinada à produção de vinho.
História de criação
Merlot surgiu na França, Bordéus é considerada sua pequena pátria, onde muitos vinhedos estão localizados há muito tempo em um clima único nas mais belas encostas e planícies. Não havia evidências documentais de seu cruzamento, então estudos genéticos foram realizados. Com a ajuda deles, descobriu-se que as variedades parentais eram Cabernet Franc e Magdalene Noir de Charan. Merlot tem muitos sinônimos:
Alicante;
Alicante Noir;
Black Alicante;
Beanie e Beanie Rouge;
Bidal e Bordelese;
Vidal, Vitral e Sud de Grave Vidal;
Plano Ojaleshi Lechkhum, Ojaleshi, Picard, Medok.
A história dos pais também não é fácil - se tudo ficou claro com o Cabernet Franc do pai, a situação com o da mãe é muito mais interessante. A descoberta da variedade Magdalene Noir de Charan, segundo dados oficiais, ocorreu no final do século 20, ou melhor, ocorreu em 1992. No entanto, os habitantes do norte da Bretanha cultivavam Magdeleine noire des Charentes muito antes de ela se tornar conhecida pela ciência da viticultura e da produção de vinho. Foram eles que o chamaram de Magdalena em homenagem à santa, em cuja festa, no dia 22 de julho, ele estava amadurecendo.
Geografia de distribuição
Merlot cresce em países com clima adequado: EUA, Espanha, França, Montenegro, Croácia, Moldávia, Ucrânia.
Quanto à Rússia, a variedade é zoneada para a maioria das regiões, mas as melhores condições para isso estão no Território de Krasnodar. Foi incluído no Registro Estadual da Federação Russa em 2002.
Descrição
Merlot é uma variedade técnica de alto rendimento destinada à vinificação. Os arbustos são de tamanho médio, os rebentos anuais são coloridos em tons castanhos claros, a videira adulta apresenta uma cor mais escura. A videira é coberta por uma folhagem arredondada de cinco lóbulos verde-escuro, dissecada média. O verso da folha apresenta uma ligeira pubescência em forma de teia de aranha. A fecundidade dos brotos é de 52,8%, o fator de frutificação é de 1,7.
Período de amadurecimento
As uvas Merlot são variedades tardias, 3300 são o SAT de que necessita. Ele levará 152 dias para atingir a maturação técnica para vinhos de mesa e 164 dias para vinhos de sobremesa.
Cachos
O peso das escovas cilíndrico-cônicas de tamanho médio-denso é de 113-150 gramas, o formato pode ser regular ou com asa lateral (ramo). A descamação quase não é observada.
Bagas
Frutos pretos arredondados, recobertos por densa flor de ameixa, com 2-3 sementes e tamanhos 13-14 por 12-13 mm, pesam de 1 a 1,4 gramas. A polpa suculenta com suco incolor é recoberta por uma casca fina, mas muito densa.
Gosto
O Merlot tem um sabor rico e harmonioso com notas de groselha e cerejas, mirtilos e ameixas, caramelo e chocolate, ervas e pimenta preta. Como resultado de muitos anos de envelhecimento em barricas de carvalho, a paleta é enriquecida com tons de café e trufas. Além disso, o solo tem influência direta no sabor - nos arenosos é mais macio, nos calcários é mais pronunciado, com um aroma brilhante.
Produção
A variedade é caracterizada por um alto rendimento quando se trata das zonas climáticas tradicionais para Merlot - de 47 a 57 kg / ha.Como os jardineiros aprenderam a cultivar variedades termofílicas mesmo em regiões de clima muito temperado, os rendimentos ali são muito mais baixos e tudo depende das condições criadas.
Recursos crescentes
Mesmo um cultivador iniciante pode cultivar uma variedade e obter dela uma colheita, uma vez que a variedade é despretensiosa e não difere em exatidão particular.
Aterrissagem
Em áreas quentes, as mudas são plantadas na primavera e no outono. Em climas mais frios, não vale a pena correr o risco - uma plantação de outono pode levar à morte da planta. A variedade prefere argila com uma mistura de areia de rio, que proporciona permeabilidade ao ar, às vezes cascalho fino é adicionado à mistura de solo para o mesmo fim. Os cultivadores experientes colocam as plantas em um recipiente com água morna um dia antes do plantio.
Os poços de 80x80x80 cm de tamanho são preparados 10-14 dias antes do desembarque, com estacas de apoio instaladas.
Uma camada de drenagem é derramada no fundo, depois alguns baldes com uma mistura de húmus e solo fértil.
O arbusto é colocado no centro da fossa. As raízes são suavemente esticadas, enquanto o colo da raiz deve estar no nível da borda.
O solo é derramado, regado abundantemente, o círculo do tronco é coberto com turfa, serragem, musgo, grama.
A distância entre os arbustos é de 1,5 metros, entre as fileiras é de 2 metros.
Polinização
Merlot tem flores bissexuais, então não há necessidade de medidas adicionais de polinização.
Poda
Os jardineiros usam 2 tipos de poda: formativa e higiênica. A primeira é realizada no outono - são retirados os brotos velhos, estimulando o crescimento e a frutificação de novos. Na primavera, a poda sanitária é realizada, livrando os arbustos de galhos danificados e doentes. Para Merlot, é preferível a formação de arbustos médios ou curtos, o indicador do número de escovas no caule é de 1,2.
Rega
A variedade tolera bem a seca e sua ampla distribuição e crescimento em quase todas as zonas climáticas não nos permitem oferecer um esquema de irrigação preciso. Tudo depende da área. Em média, isso é até 6 baldes para cada arbusto 3-4 vezes durante a estação de crescimento.
Top curativo
No momento do plantio, o solo deve estar totalmente enriquecido com todos os nutrientes necessários, portanto, nos primeiros 3 anos, o arbusto não precisa ser alimentado. Em seguida, eles são realizados três vezes por temporada:
14 dias antes da floração, são aplicados ureia, nitrato de amônio e fertilizantes contendo nitrogênio;
quando os frutos Merlot são verdes e duros, eles repetem a alimentação da primavera, enquanto reduzem pela metade a quantidade de fertilizantes de nitrogênio;
a última operação é feita no outono, após a colheita - a cinza da madeira e o sulfato de amônio são introduzidos no solo.
Por pulverização, as uvas são alimentadas três vezes - na primavera, uma semana antes da floração e depois. A terceira pulverização é realizada um mês antes da colheita.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O Merlot tem boa resistência à geada, é capaz de suportar temperaturas abaixo de zero até 22º C. Em climas quentes, a variedade hiberna em estado aberto - basta apenas amontoar as raízes. Em regiões frias, ele precisa de proteção. Os rebentos são retirados do suporte, dobrados ao solo, cobertos com ramos de abeto, esteiras de junco, palha. Um filme ou serapilheira é colocado em cima e polvilhado com terra. Deve ser lembrado que o superaquecimento para Merlot é tão perigoso quanto o congelamento. Onde os invernos são amenos e quentes, o método de semi-abrigo é usado. Os rebentos são colocados em paletes ou ramos de abeto, cobertos por cima com agrotêxtil, as raízes são isoladas por amontoa.
Doenças e pragas
A variedade resiste bem ao oídio e à podridão dos frutos, mas é quase indefesa contra o oídio. Para fins de prevenção, o tratamento com fungicidas ou sulfato de cobre é necessário.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Pelas peculiaridades inerentes à variedade - baixa proporção de taninos, densidade média - o Merlot não pode ser armazenado por muito tempo. Em salas especiais ou geladeiras, não pode resistir mais de 3-4 semanas.
Visão geral da revisão
Todos os jardineiros estão satisfeitos com a qualidade e quantidade do vinho Merlot produzido. Como escreveu um dos jardineiros, de 2 a 3 baldes de frutas silvestres ele consegue até 15 litros de vinho excelente com um bouquet excelente. Os viticultores estão satisfeitos com a estabilidade da videira em relação à colheita. Com algum pesar, notam uma fraca resistência ao oídio, mas todos entendem que não existem cultivares que não necessitem absolutamente de ajuda humana.