- Autores: Instituto de Viticultura "Vierul", Moldávia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo verde
- Gosto: lembra a variedade de uva Chaush
- Período de amadurecimento: média
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Peso do cacho, g: 295
- Produção: 190 c / ha
- Tipo de flor: bissexual
- Avaliação de degustação, pontos: 8,1
As bagas de uva são saborosas e ricas em frutas de várias vitaminas, que muitos ficam felizes em cultivar em suas parcelas. Uma grande variedade de espécies, que é constantemente reabastecida com novas obras-primas de criação, permite que cada jardineiro escolha a variedade mais adequada de acordo com as preferências pessoais e características climáticas da região de plantio. Este artigo se concentrará nas uvas Liang.
História de criação
A despretensiosa e saborosa variedade de uva Liana foi criada na década de 70 do século XX na Scientific and Production Association "Vierul" por um grupo de criadores moldavos. As variedades iniciais para a sua produção foram Pierril e Chaush white. Da Moldávia, as mudas de Lana começaram a se espalhar para outros países na década de 1980. O cultivo da nova variedade mostrou-se bem nas condições dos vinhedos da região do Baixo Don.
Descrição
Um híbrido complexo criado a partir de variedades europeias e americanas, combina com sucesso excelente sabor e despretensão no cuidado. A uva Liang é uma das melhores uvas de mesa brancas. Mas as tentativas de criar um vinho-fábrica na década de 1980 a partir do suco dessas uvas também tiveram sucesso devido às qualidades macias e aromáticas da bebida. A variedade distingue-se pela sua robustez, resistência ao gelo e tolera facilmente os anos secos. Os arbustos crescem rapidamente e criam uma trepadeira forte com folhas arredondadas de cor verde claro.
Período de amadurecimento
Lyana pertence às variedades com um período de maturação médio. O tempo desde o início da floração das primeiras folhas nos rebentos até à colheita dos frutos maduros é de cerca de 130 dias. Na região central da Rússia, ele atingirá a maturidade total em meados de setembro.
Cachos
Nas uvas Liang, o tamanho dos cachos é de 12x16 cm, sendo a forma cónica com talos ramificados preenchida por bagos com um grau médio de friabilidade. O peso de um cacho pode chegar a 295 gramas
Bagas
As bagas de mesa têm uma casca fina e polpa carnuda. Como convém a um híbrido, a presença de sementes dentro da baga é mínima, às vezes até uma. Lyana produz bagas ovais bastante grandes, cada uma com 2,5 cm de comprimento e pesando até 4 gramas. A cor dos frutos é verde claro, em alguns pontos com floração acastanhada.
Gosto
Do seu progenitor genético Chaush, a casta Liang branca herdou um agradável sabor aromático com notas de noz-moscada. Esta uva atrai pela sua suculência, equilíbrio entre doçura e acidez. Os provadores avaliam o sabor harmonioso de Liana em 8,1 pontos em uma escala de 10 pontos.
Produção
Em cada rebento de um arbusto de uva Liang desenvolvido, é possível a maturação completa de 1 a 2 cachos. De um arbusto adulto, sujeito às condições agrotécnicas, podem ser colhidos até 6 kg de colheita. Com o cultivo industrial da uva, é possível arrecadar até 190 centners por hectare.
Recursos crescentes
As uvas brancas preferem solos leves compostos por misturas argilosas ou argilosas. Em períodos muito longos de seca, os arbustos podem lançar inflorescências individuais, o que, é claro, afeta a produtividade. A variedade não necessita de proteção química contra muitas pragas e doenças e, por sua facilidade de cuidado, é adequada até mesmo para os primeiros experimentos de vinicultores novatos. As características versáteis da Lyana permitem o cultivo desta uva em várias regiões da Rússia, mesmo com temperaturas médias baixas.
Aterrissagem
Para o plantio de mudas de uva Liang, opta-se por encostas bem iluminadas pelo sol. É necessário verificar a profundidade do lençol freático, já que quase os únicos problemas de saúde desses arbustos podem causar sua localização próxima e estagnação da umidade na área do sistema radicular. As mudas enxertadas são plantadas em covas preparadas, onde foi previamente colocada uma pequena camada de solo enriquecido com húmus.
Polinização
As uvas Liang, como muitas variedades híbridas, têm flores do tipo hermafrodita ou bissexual e são espécies autopolinizadas. Com a seca prolongada durante o período de floração, alguns dos ovários podem desmoronar.
Poda
Os especialistas recomendam deixar de 3 a 6 botões nos brotos jovens na primavera, para não sobrecarregar a planta e coletar frutos maduros. Durante uma inspeção de rotina dos arbustos, os troncos doentes e secos são removidos, processando os locais cortados com grama do jardim.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Em regiões com fortes nevascas, os arbustos de Liang não precisam de abrigo para o inverno. Eles são resistentes à geada e toleram temperaturas tão baixas quanto –25 graus.
Doenças e pragas
O híbrido foi criado como resistente à maioria das doenças típicas. Não necessita de pulverização profilática com meios químicos de proteção contra doenças e pragas, tradicionais para outras variedades. O principal problema dessa variedade é o desenvolvimento de crescimentos bacterianos cancerosos nos ramos, que podem surgir devido ao excesso de umidade. Eles se livram deles removendo as áreas afetadas, seguido de um tratamento com uma composição desinfetante.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A variedade versátil pode ser consumida como frutas frescas, sucos, vinho e conservas. Os cachos distinguem-se pela boa qualidade de conservação em armazéns frescos, são bem transportados em caixas e mantêm a sua apresentação por muito tempo.
A uva, que tem recebido um alto índice de degustação e se consolidou entre os jardineiros como uma variedade livre de problemas, permite ter safras estáveis todos os anos, pouco reagindo às condições climáticas.