- Autores: Zagorulko Vitaly Vladimirovich (VNIIViV "Magarach")
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: cor de rosa
- Gosto: noz-moscada
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 105-110
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Sinônimos de nomes: Líbia No. 10928
- Peso do cacho, g: 800-1000
A Líbia é uma variedade de uva com uma história recente e uma grande base de fãs de jardineiros. Os viticultores que cultivam a Líbia se apegaram para sempre à sua alma, apesar de sua ambigüidade. A novidade da variedade explica o fato de nem todos os viticultores a conhecerem, o que faz com que seja necessário contar com mais detalhes sobre suas características.
História de criação
O autor da variedade é V.V. Zagorulko de Zaporozhye, já conhecido pelos viticultores russos por variedades como:
- Veles;
- Diversão;
- Sofia;
- Bazhena.
O surgimento da Líbia é o resultado do trabalho de melhoramento no cruzamento das variedades de mesa Flamingo e Arcádia. A Zagorulko conseguiu obter as melhores qualidades da nova variedade de seus progenitores. Esses incluem:
- amadurecimento precoce;
- excelente comercialização combinada com altos rendimentos;
- de frutos grandes - para comparação, cada baga é uma vez e meia mais do que uma moeda de cinco rublos.
A ambigüidade da variedade reside no amadurecimento desigual - quando os últimos bagos atingem a maturação plena, os primeiros maduros já estão maduros demais.
Geografia de distribuição
Apesar de a Líbia ser zoneada para a região do Cáucaso do Norte e ter indicadores médios de resistência à geada, pode-se afirmar inequivocamente que não se destina apenas ao Círculo Polar Ártico. Vamos levar em consideração a capacidade de jardineiros entusiastas de cultivar damascos, mesmo nas condições da Sibéria.
Portanto, esta variedade é plantada com sucesso e excelentes rendimentos são alcançados não só no clima subtropical, mas também na faixa do meio, nas regiões da Sibéria, onde as geadas de inverno podem cair até -35 ° C. Neste caso, a videira é cultivada em estufas e são utilizados métodos de cobertura especiais para o inverno. A variedade da Líbia estabeleceu-se com sucesso nas fazendas dacha de Altai. É cultivado em Primorye, nos Urais.
Descrição
A variedade foi aprovada para uso em fazendas em 2011, sendo considerada sinônimo do nome Líbia nº 10928. As uvas em maturação técnica são coloridas de amarelo e rosa. No momento do início da maturidade fisiológica, ou seja, com um bago totalmente maduro com processos completos de crescimento e acumulação de nutrientes, todo o cacho fica rosado, com uma tonalidade dourada pouco perceptível. A Líbia é caracterizada pelo início quase simultâneo de ambos os tipos de maturação. Os arbustos se distinguem pelo vigor de crescimento. Como as uvas pertencem a variedades de mesa, seu objetivo é o consumo fresco. A variedade não tem tendência para ervilhas.
Período de amadurecimento
A planta pertence a variedades de amadurecimento precoce, o período de amadurecimento da baga desde o momento da brotação até a preparação para a colheita é de 105-110 dias.
Cachos
Os grandes aglomerados da Líbia, soltos, de tamanho médio, têm uma forma cilíndrica, são ligeiramente alongados para baixo, volumosos na parte superior. O peso de cada pincel pode chegar a 800 e até 1000 gramas, desde que atendidas as exigências agrotécnicas.
Bagas
A baga tem uma casca fina, o que afeta negativamente a transportabilidade das uvas. Portanto, sua implantação deve ocorrer nas imediações da área de cultivo. As uvas são grandes, com cerca de 9 a 10 gramas, com polpa densa e sementes pequenas e facilmente removíveis.
Gosto
Sabor delicado, aveludado, bastante adocicado, com aroma delicado de noz-moscada e leve acidez.
Produção
A videira tem bons rendimentos - nas vinhas, o peso médio dos bagos colhidos é de 25-30 kg.De acordo com especialistas, o rendimento potencial da variedade é de cerca de 160 centners por hectare.
Recursos crescentes
A variedade é ideal não apenas para o cultivo em grandes fazendas em grandes vinhedos. É muito popular entre os residentes de verão. Os primeiros cachos podem ser obtidos após três anos da época do plantio. A frutificação abundante começa no quarto ano, se a tecnologia agrícola for seguida e boas condições forem criadas.
O fruto não é propenso a rachaduras e apodrecimento, portanto, a ausência semanal do dono da parcela durante o período de maturação não importa muito para ele. O problema pode aparecer, mas apenas durante o período de chuvas prolongadas. Nas latitudes ensolaradas do sul, os jardineiros às vezes sombreiam os cachos - uma medida semelhante permite que a baga adquira uma cor mais rica, melhorando sua comercialização.
Aterrissagem
Um local ensolarado com solo nutritivo solto é um local ideal para videiras. Dois tipos de plantio são usados - mudas e estoque. O primeiro método é mais simples, disponível até mesmo para um jardineiro inexperiente, proporcionando uma frutificação mais precoce e um desenvolvimento rápido da videira.
A planta precisa de proteção contra correntes de ar e suporte, que pode servir como parede ou treliça. Mudas pequenas são amarradas a estacas. A profundidade da cova de plantio deve ser 4 vezes a altura da muda e ser preenchida com húmus sob uma camada de solo.
Polinização
Na presença de flores bissexuais na polinização, não se observam problemas se a floração for exuberante e amigável. Caso contrário, polinização adicional será necessária.
Poda
O poderoso crescimento da planta requer podas periódicas, caso contrário os arbustos crescerão fortemente, dando força ao desenvolvimento de novos brotos e prejudicando a frutificação. A carga racional no arbusto é de 45 olhos. Corte os brotos no outono, depois que a folhagem cair. Ele é reduzido em uma média de 2 a 6 rins, dependendo da idade.
O esquema de poda para brotos pode ser visto na imagem.
Rega
Durante a estação, duas regas abundantes são realizadas - a primeira durante a floração, a segunda durante o ovário. Durante os períodos de seca, irrigação moderada intermediária é necessária.
Top curativo
A videira precisa de cobertura morta na primavera e no outono com húmus, que também é uma fonte de nutrição. Durante o período de rápido desenvolvimento, a fertilização com fósforo-potássio e fertilizantes orgânicos na forma seca sob a videira é necessária.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem bons indicadores de resistência ao gelo - até -21 ° С. Em regiões com invernos gelados, a planta requer abrigo sério com feno, solo e película. As condições climáticas severas impedem o crescimento em um tronco. Onde os invernos são com neve, o amontoado é permitido, e em áreas com baixas temperaturas de até -30 ou mais, uma cobertura orgânica multicamadas é necessária. Em zonas climáticas com condições climáticas severas, é usado o método de cobertura com ar seco.
Doenças e pragas
A Líbia pode ser afetada por míldio e oídio, bem como pela filoxera. O método de luta é o tratamento com fungicidas. Além disso, as vespas gostam muito da Líbia por seu alto teor de açúcar. Alguns jardineiros simplesmente colocam sacos de gaze em cada ramo.
Se as uvas forem expostas a alguma doença ou inseto, isso sempre se refletirá em sua aparência.
Armazenar
A Líbia não consegue sobreviver por muito tempo ao armazenamento fresco ou ao transporte de longo prazo sem perder suas propriedades organolépticas. Isso se deve à casca fina e delicada da baga, além do aumento do teor de açúcar, que pode provocar o processo de fermentação. Mas a preservação é permitida - a partir desta casta obtêm-se sumos e vinhos de mesa muito saborosos.
Visão geral da revisão
Todos os jardineiros notam o excelente sabor da variedade, o aroma mais delicado de noz-moscada e o azedume picante, pelos quais a variedade recebeu reconhecimento e amor popular. Lamentavelmente, notam-se a coloração e amadurecimento desiguais dos bagos, no entanto, ninguém manifestou o desejo de se separar da videira por causa disso. Ao contrário, muitos ficam felizes em compartilhar seus planos de aumentar o número de plantios no local.