- Autores: G.E. Westminsh, Letônia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Branco
- Gosto: harmonioso, noz-moscada
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 90
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do cacho, g: 230-300
- Tipo de flor: funcionalmente feminino
- Densidade do grupo: densidade moderada
O cultivo da vinha e a colheita já não são da exclusiva competência dos enólogos. Hoje, todo jardineiro pode cultivar uma variedade de mesa maravilhosa em seu site. Uma das espécies mais populares é Liepajas Dzintars.
História de criação
A uva descrita foi desenvolvida na Letônia pelo criador G.E. Westminsh.
Geografia de distribuição
No território da Rússia, como em outros países, essa variedade é frequentemente encontrada, pois apresenta uma grande lista de vantagens.
Descrição
Liepajas Dzintars é uma variedade de mesa com flores femininas funcionais. Se falamos do arbusto em si, então ele tem um crescimento forte, então é necessária uma poda regular.
Nesta espécie, o coeficiente de frutificação é 0,75-0,85. O número de clusters por broto é 1,3-1,5.
Período de amadurecimento
Liepajas Dzintars amadurece em 90 dias, portanto pertence a variedades muito precoces.
Cachos
Aglomerados cilíndrico-cônicos são formados no arbusto. Sua densidade pode ser caracterizada como moderada. O peso de um cacho pode variar de 230 a 300 gramas.
Bagas
Os frutos das uvas são brancos. Durante o período de plena maturação, o teor de açúcar é de 210-240 g / dm³. A acidez está no patamar de 5-6 g / dm³.
Nas uvas, a pele é de espessura média. Durante as refeições, é praticamente invisível. Dentro da fruta há uma polpa carnuda e suculenta que derrete na boca. O peso de uma uva é de 4 a 5 gramas. Os frutos são redondos.
Gosto
Provadores de todo o mundo avaliam o sabor desta variedade como noz-moscada, harmoniosa.
Produção
A videira rende de forma consistente. É uma variedade de alto rendimento.
Recursos crescentes
Para que uma planta dê uma boa colheita, ela deve ser regada e fertilizada em tempo hábil. É melhor usar cobertura morta ao redor da videira. Não só ajuda a prevenir o crescimento de ervas daninhas, mas também retém a umidade. Isso é muito importante no verão, quando a umidade evapora mais rapidamente e chove com menos frequência.
Aterrissagem
A melhor época para plantar uma videira é na primavera ou no início do verão. Neste momento, a planta se enraíza no solo, enraíza-se sem exposição à geada. Se o plantio for realizado em um clima tropical quente e sem geadas, a melhor época para plantar mudas é no inverno.
Escolha um local ensolarado, quente e seco. Mesmo que a planta esteja na sombra à tarde, ela ainda se sentirá bem. As uvas requerem pelo menos 6 horas de luz solar. Evite plantar vinhas em áreas úmidas, sombreadas e com muito vento, com pouca ou nenhuma circulação de ar. Essas condições contribuem para o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Polinização
Esta variedade requer polinização, uma vez que flores de tipo exclusivamente feminino se formam nos arbustos. Em climas chuvosos e ventosos, a polinização pode ser de má qualidade, pois são principalmente as abelhas que a fazem.
Poda
Os especialistas dizem que você pode usar um atalho, mas é melhor deixar de 6 a 8 olhos. Em um arbusto, seu número deve ser de 40 a 50 peças.
Rega
Regue a videira jovem regularmente e profundamente para manter o solo ligeiramente húmido, mas evite o alagamento. Solo úmido e úmido podem prejudicar a planta, por isso é aconselhável organizar uma drenagem de alta qualidade na cova de plantio.
Os arbustos maduros não precisam de muita água, pois a extraem do solo por conta própria. Mas quando a seca dura muito tempo, você não pode prescindir de regas adicionais. É melhor usar um sistema de irrigação por gotejamento.
Top curativo
Ao plantar em solo fértil, os fertilizantes podem ser omitidos. Se for usado arenito, a alimentação regular é indispensável.
É melhor usar fertilizantes orgânicos:
- esterco de cavalo e de vaca;
- cinza de madeira;
- farinha de osso.
Há uma grande variedade de composições minerais prontas à venda, que devem ser utilizadas também na primavera e no período de frutificação.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
No sul, essa variedade não é obrigada a se abrigar, pois a resistência ao gelo é de -25 graus. Se na região onde se pretende plantar a variedade descrita, a temperatura do ar cair abaixo dessa marca, pode-se usar um material especial ou galhos de uma árvore conífera.
Doenças e pragas
O aparecimento de doenças fúngicas é possível. Alguns dos mais comuns são a mancha preta e o oídio, que se desenvolvem especialmente rapidamente em climas úmidos e quentes. Nesse caso, vale a pena usar fungicidas.
A praga mais comum é o pulgão. Mealybugs, lagartas, bloodworms também podem atacar. Para se proteger contra eles, são usados inseticidas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Se as uvas forem colocadas em local fresco após a colheita, podem ser armazenadas por uma semana.