- Autores: Novocherkassk VNIIViV eles. Potapenko, Rússia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco leitoso, bronzeado
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 125-130
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: IV - 11-3-6
- Peso do cacho, g: 900-1200, individual até 3.000
- Tipo de flor: bissexual
A variedade Lancelot é caracterizada pelos viticultores como um híbrido confiável que produz safras generosas e estáveis. Esta variedade é cultivada com sucesso em muitos países, em terrenos privados e grandes vinhedos industriais. As desvantagens desta uva de mesa praticamente não são reveladas, mas as vantagens não são contadas. A decoratividade do próprio arbusto merece atenção.
História de criação
As uvas de mesa Lancelot foram cultivadas por cientistas há cerca de 15 anos dentro das paredes do V.I. Potapenko Y. I. em Novocherkassk, Rússia. Apareceu quando o par dos pais cruzou o Dom de Zaporozhye e (Êxtase + FV-3-1). Sinônimos do nome IV - 11-3-6.
Geografia de distribuição
Os primeiros testes com a nova variedade foram realizados no sul da Ucrânia, Bielo-Rússia e Rússia. Em seguida, a variedade foi gradualmente movida para mais perto das áreas centrais. Lancelot tem uma boa taxa de sobrevivência em quase todas as condições. O híbrido pode até ser cultivado nas duras condições da Sibéria e nos Urais.
Descrição
O arbusto é poderoso, começa a dar frutos no terceiro ano. Distingue-se pela sua altura e desenvolvimento bastante rápido. A videira é flexível, de cor castanha com tonalidades vermelhas. Um arbusto adulto pode suportar cargas de até 50 kg ou mais. As folhas são de tamanho médio, ligeiramente dissecadas, de cor verde escura. Excelente maturação de brotos.
Período de amadurecimento
Um híbrido de amadurecimento intermediário, o período da brotação ao corte é de 125-130 dias.
Cachos
Aglomerados densos de ampla forma cônica pesam de 900 ga 1,2 kg. Sob certas condições, eles podem atingir uma massa de 3 kg. Eles têm uma apresentação elevada. A densidade dos cachos é uma desvantagem definitiva da variedade. E quanto mais maduro o arbusto, mais densos os aglomerados. É necessário diluir as bagas. Se realizados em tempo hábil, os clusters acabam sendo muito bonitos e comercializáveis.
Bagas
Os frutos são grandes, de cor branca leitosa, ao sol com um bronzeado. Uma polpa densa e carnosa está escondida sob a pele densa e forte. A forma é oval. O peso de uma baga é de 12 a 14 g. Após a chuva, as bagas não quebram. Ao sol, forma-se um rubor bronzeado na casca dos bagos, o que prejudica ligeiramente a comercialização dos pincéis.
Gosto
Os frutos silvestres têm um sabor harmonioso. O nível de ácido por 1 litro de suco não excede 7 g. Teor de açúcar 170-190 g / dm3.
Produção
A criação de arbustos arqueados potentes ajuda a melhorar as características da casta, a fecundidade dos botões e o rendimento. Lancelot tem uma força de crescimento muito forte e é uma excelente opção para entrançar mandris e pérgulas.
Recursos crescentes
As mudas devem ser fortes, com 50 cm de comprimento, com sistema radicular desenvolvido e saudável. Na preparação para o plantio, o caule deve ser encurtado para 3-4 olhos e a raiz para 10-15 cm.Para que os bagos não se queimem com o sol e não percam o seu apelo visual, não corte a folhagem que sombreia os cachos. O sol é especialmente perigoso quando as bagas são derramadas. O híbrido tem muito poucas desvantagens.
Aterrissagem
Para o plantio, o local deve ser aberto, bem aquecido pelos raios solares e sem vento. O solo precisa de permeável e fértil. Recomenda-se correr a videira ao longo da treliça. Amadurece bem e as mudas criam raízes facilmente. O plantio do híbrido Lancelot costuma ser feito na primavera, quando o risco de retorno das geadas é mínimo, e no outono, de meados de setembro até a chegada das fortes geadas.
O cuidado com a variedade Lancelot é bastante normal. Como cultura de cobertura, é cultivada apenas em regiões onde a temperatura não desce abaixo de -24 graus no inverno, mas praticamente não há neve. Os ramos de uma vinha adulta são dobrados ao solo tanto quanto possível, envolvidos ou recobertos com polietileno (em arcos).
Polinização
As flores da cultura são bissexuais, portanto frutificam bem sem polinizar variedades.
Poda
Para obter um bom rendimento, recomenda-se uma longa poda de videiras frutíferas com 10-12 olhos. A poda principal é feita no outono, no final da queda das folhas e, com a chegada da primavera, os galhos congelados são retirados. Recomenda-se deixar 3-8 mangas em cada bucha.
Rega
A primeira rega é feita no plantio (3 baldes por arbusto). A próxima - antes da floração e imediatamente após o seu término, a quantidade de água é de 15 litros. A necessidade de umidade aparece durante os períodos de seca. A rega extrema será necessária antes do inverno, antes da queda das folhas, quando toda a safra é colhida. Por sq. m de terra são despejados 100 litros de água. O procedimento é realizado em várias etapas para que a umidade seja gradualmente absorvida pelo solo. Na primavera e 2-3 vezes mais durante a estação de crescimento, os arbustos devem ser cobertos com palha, copas de plantas de jardim, freixo, folhagem seca ou turfa.
Top curativo
Antes do início da frutificação, a cultura não precisa ser fertilizada adicionalmente, então, uma vez a cada 2 ou 3 anos, o arbusto é alimentado com fertilizantes orgânicos ou minerais, além de fertilizar com nitrogênio. Após a floração, a planta precisa de misturas de fósforo-potássio ou composto e húmus. Até 6 kg de matéria orgânica (por metro quadrado) são aplicados sob um arbusto adulto e a metade sob uma planta jovem.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Sem abrigo, o arbusto é capaz de resistir a geadas de até 24 graus. De acordo com a experiência de alguns jardineiros, sob uma boa cobertura de neve, Lancelot pode suportar uma queda de temperatura de -27 graus a curto prazo. A planta não tolera resfriamento significativo nos estágios iniciais de desenvolvimento. No primeiro ano, deve ser coberto com um recipiente volumoso, totalmente coberto com terra ou areia.
Doenças e pragas
A variedade Lancelot possui alta resistência a doenças fúngicas. Os produtores recomendam anualmente realizar o tratamento protetor dos arbustos no período antes e depois da floração, bem como quando o tamanho dos frutos atinge o diâmetro de uma ervilha. Das pragas, o perigo para ele são os ataques dos passeriformes, e das vespas não é necessário esperar um ataque por causa da densa casca da fruta. Vários dispositivos barulhentos ajudam contra pardais.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O pincel é bem tolerado, apenas os frutos maduros caem. Lancelot tem características de produto muito altas. Muitas vezes é cultivado para venda. Os cachos são armazenados em local fresco durante 2,5 meses sem perder o aspecto e o sabor.