- Autores: Zagorulko Vitaly Vladimirovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo-limão
- Gosto: noz-moscada, com tons de lírio do vale ou flores brancas de acácia
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 125-135
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Peso do cacho, g: 600
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: moderadamente solto
Lily of the valley é uma variedade de uva bastante jovem. Mas, ao mesmo tempo, ele já conseguiu o reconhecimento entre os jardineiros. Tanto os experientes como os amadores o apreciam pelo seu sabor, grande tamanho da fruta e aspecto apetitoso. Recebeu o nome por causa de um aroma delicado que lembra o lírio da primavera.
História de criação
Lírio do vale foi criado por um experiente viticultor ucraniano e entusiasta, V.V. Zagorulko. A novidade surgiu quando duas variedades populares foram cruzadas com sucesso: Radiant Kishmish e Talisman. Seu autor apresentou a nova forma híbrida aos viticultores em 2012. As variedades parentais compartilharam suas qualidades únicas com as uvas híbridas. Do Talismã, ele obteve resistência ao frio, frutificação grande e boa imunidade. O kishmish radiante partilhou com o fruto da selecção a espectacular cor dos frutos silvestres, o sabor agradável e a capacidade de polinizar qualitativamente. Após a realização de testes iniciais com confirmação preliminar das características indicadas, a variedade rapidamente se tornou popular entre os jardineiros. Embora ainda não tenha sido totalmente estudado, ainda está sendo testado para sobrevivência em diferentes zonas climáticas.
Geografia de distribuição
Em primeiro lugar, Lírio do Vale é destinado ao cultivo na parte sul da Rússia, nas regiões de Stavropol e Kuban, em um clima favorável na Ucrânia e na Moldávia. Ao mesmo tempo, o Lírio do Vale cresce bem na Rússia central e na região de Moscou.
Descrição
O híbrido é caracterizado por um forte crescimento. A videira dá rebentos fortes e vigorosos. As folhas verdes escuras são grandes, altamente decorativas. O híbrido irá prosperar tanto em vinhedos espaçosos quanto em propriedades modestas.
Período de amadurecimento
O período de vegetação do Lírio do Vale é de 125-135 dias. A variedade tem um período de maturação precoce a médio.
Cachos
O formato dos grandes aglomerados é alongado, cilíndrico-cônico, de densidade moderadamente solta. Em média, um cacho ganha 600 g, pode chegar a 1 kg com muito cuidado.
Bagas
As uvas desta casta têm frutos oval-cilíndricos amarelo-limão. Atingem uma massa de 8-14 g, considerada um tamanho gigantesco para os frutos da uva. Em média, o diâmetro do fruto ultrapassa 2 cm, e o comprimento chega a 3,5 cm. A casca é densa, não racha.
Gosto
As qualidades do sabor são peculiares, mas harmoniosas. Têm cor de noz-moscada e lírio do vale. Os sommeliers notam a presença de um sabor de acácia branca. O acúmulo de açúcar é alto - 190-220 g / dm3. Acidez 5-7 g / dm3. A polpa é carnuda e suculenta. Doçura com acidez discreta, suculenta, com aroma delicado de noz-moscada.
Produção
A variedade Lily of the Valley é valiosa por seu rendimento alto e estável. Em climas quentes, os cachos estão prontos para serem colhidos entre 2 e 3 décadas de agosto. Em climas mais frios, em meados de setembro. Os frutos maduros do Lírio do Vale podem ficar muito tempo pendurados na videira sem cortar, mantendo o seu aspecto fresco. Até 10 kg de bagas são colhidas de arbustos jovens. Começa a frutificar plenamente 3-4 anos após o plantio. A colheita é feita em dia de sol, cortando cuidadosamente os cachos dos arbustos com uma podadora de ponta afiada.
Recursos crescentes
O cuidado com a variedade híbrida Lírio do vale consiste em realizar procedimentos agrotécnicos básicos.
Aterrissagem
O cultivo bem-sucedido requer mudas saudáveis de viveiros especializados. Não há prazos para o plantio da forma híbrida. O local é escolhido com muita luz, bem aquecido pelo sol e calmo. As uvas crescem com sucesso no lado sul do local, protegido dos ventos frios por um muro alto. O solo requer terra clara, permeável e negra. Se o local do pouso proposto estiver inundado, um dispositivo de um pequeno morro é necessário. Se o nível do lençol freático for superior a 2,5 m do nível do solo, será necessário um dispositivo de drenagem. Um arbusto vigoroso precisa de espaço pessoal para seu crescimento pleno.
Polinização
Um rendimento estável garante a presença de flores de ambos os sexos. Alto nível de polinização. O arbusto do Lírio do Vale é autopolinizado. Os rendimentos podem diminuir durante a prolongada estação das chuvas.
Poda
A poda ao nível de 6-8 olhos é realizada 2 vezes por ano. Na primavera, eles se livram dos brotos que não resistiam à geada. Após a colheita de outono, os brotos são cortados em 8-10 olhos, cortando as seções verdes das videiras.
Rega
Pouco se sabe sobre como a variedade híbrida responde à seca. Note-se que sem rega adequada por um mês, as folhas permanecem verdes e os cachos permanecem intactos. O número de bagas danificadas não excede 1-2%. Os arbustos requerem rega abundante regularmente. Principalmente durante a estação seca e quando os botões estão sendo amarrados. A cobertura morta ajuda a reter a umidade no solo.
Top curativo
Os primeiros 2-3 anos de lírio do vale têm fertilizantes suficientes aplicados durante o plantio. Na primavera, mostra-se a alimentação com matéria orgânica e, no outono, a introdução de compostos de fósforo-potássio. Uma vez dentro de 3 anos, fertilize com magnésio potássio. Para aumentar os níveis de açúcar e os rendimentos gerais.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência ao gelo é observada até -21 graus. O abrigo é necessário quando a temperatura do ar cai abaixo dos valores especificados. Sob um abrigo de filme, Lily of the Valley invernos calmamente a -30 graus.
Doenças e pragas
A variedade marca resistência a pragas e doenças. Não há dados inequívocos sobre a suscetibilidade da forma híbrida descrita ao oídio e oídio, no entanto, a resistência a essas doenças é estimada em 3,5 pontos. A pesquisa sobre este assunto está em andamento. Para prevenção, as uvas são processadas três vezes durante toda a temporada. Pássaros e vespas são ávidos por frutas maduras. Pulverizar com clorofos ajuda a prevenir a deterioração dos vinhedos.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A safra colhida é armazenada em caixas de madeira em local fresco e ventilado com umidade moderada. É necessário limitar o fluxo de luz solar. Em condições adequadas, as bagas são armazenadas até janeiro.
Visão geral da revisão
Resumindo as críticas sobre a uva Lírio do Vale, algumas características podem ser destacadas.
Observando as regras de plantio, cuidando devidamente do Lírio do Vale, você pode colher grandes safras de frutas incrivelmente saborosas.
As estacas de lírio do vale são caracterizadas por um rápido enraizamento e sobrevivência.
Em geral, a variedade é promissora para o cultivo de sucesso em chalés de verão, bem como em escala industrial.
A colheita pode ser omitida imediatamente após o amadurecimento. Mas é impossível atrasar muito a colheita para preservar o sabor e a consistência suculenta da polpa.
O lírio do vale é bom para consumo in natura, faz deliciosas conservas, compotas e sumos.
Possui um sabor único que não pode ser sentido ao usar bagas de outras castas.
Ainda é difícil imaginar como uma variedade inexplorada se comportará em uma determinada área.
Multiplica-se facilmente e apresenta alta taxa de sobrevivência.
Atualmente, o jovem híbrido está começando a gozar de popularidade crescente.