- Autores: VNIIViV eles. EU E. Potapenko, filial da FGBNU "FRANTS"
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: preto e azul, muitas vezes com um tom violeta, com uma camada de cera abundante
- Período de amadurecimento: média
- Período de amadurecimento, dias: 136
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: Krasnostop, vinho preto
- Peso do cacho, g: 175-220
- Produção: 60-80 c / ha
- Tipo de flor: bissexual
A variedade de uva Krasnostop Zolotovsky tem um propósito técnico, uma história interessante e variável de origem russa. Destina-se à produção de vinhos secos e semidoces como ingrediente único ou mistura com outras castas.
História de criação
Apesar da autoria oficialmente reconhecida dos criadores do VNIIViV eles. Ya. I. Potapenko, filial da Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal "FRANTS", existem várias teorias interessantes sobre a origem da variedade de uva Krasnostop Zolotovsky.
Uma das versões refere-se à vinificação de Don e ao Cabernet Sauvignon europeu. Acredita-se que as primeiras mudas surgiram nesta área em 1812 e foram trazidas pelos cossacos.
A segunda versão da origem das uvas está associada ao Cáucaso. O viticultor russo A.I. Potapenko tem certeza de que Krasnostop é de origem do Daguestão e foi trazido de lá no século VIII.
De acordo com a terceira teoria, Krasnostop é considerada uma variedade autóctone. Esta opinião surgiu após o estudo de três variedades de Don pelo ampelógrafo suíço Jose Vuaymo: Krasnostop Zolotovsky, Sibirkovsky, Tsimlyansky Black. Depois de comparar seu DNA com um banco de dados de perfis de mais de 2.000 variedades do mundo, eles não encontraram uma única correspondência. Como resultado, o cientista chegou à conclusão de que as variedades Don podem ser atribuídas com segurança aos aborígenes, incluindo Krasnostop Zolotovsky.
Em qualquer caso, continua a ser uma excelente base para vinhos aromáticos.
Geografia de distribuição
A variedade é dividida em zonas para o Território de Krasnodar, a região de Rostov, dá excelentes frutos na Crimeia, Daguestão e nas repúblicas vizinhas.
Descrição
Os arbustos de tamanho médio com uma trepadeira em plena maturação são cobertos por folhas trilobadas. A superfície da lâmina foliar lustrosa, porém enrugada, é coberta por uma fina malha de veias e apresenta pubescência no dorso. O pecíolo, como as veias centrais, é vermelho-vinho. As bordas da folha são cobertas por pequenos dentes serrilhados.
Período de amadurecimento
A soma de temperaturas ativas necessária para Krasnostop Zolotovsky é 2820, o número médio de dias antes da aquisição da maturação técnica é 136. Em casa, na região do Don, a variedade abre seus botões no final de abril, os frutos amadurecem no primeira década de agosto. Uma característica é o início irregular da maturação técnica e fisiológica - quanto mais tempo o bago permanece na vinha, menor é o nível de acidez, pelo que é permitido atrasar a vindima.
Cachos
Escovas médio-densas, às vezes soltas, ligeiramente cônicas ou cilíndricas pesam 175–220 g. No entanto, o peso e o tamanho dependem do local de crescimento e da umidade do solo. O solo seco contribui para a formação de escovas soltas de tamanho médio de 50-60 g Em solo úmido o peso atinge seus valores máximos.
Bagas
Azul-preto, com matiz roxo, bagas arredondadas são cobertas por uma flor de ameixa espessa. Uma polpa ligeiramente viscosa, suculenta e espalhada está escondida atrás de uma película fina e facilmente destacável. Os bagos são de tamanho médio e atingem 13 mm. Teor de açúcar - 250, acidez - 10-10,5 g / dm³, mas os frutos tendem a baixar os níveis de ácido quando atingem a maturação fisiológica.
Gosto
A casta apresenta um sabor harmonioso com ligeiras notas frutadas.
Produção
Krasnostop Zolotovsky é considerada uma variedade de rendimento médio.Em média, 60-80 centners são colhidos em 1 hectare.
Recursos crescentes
A técnica de cultivo é padrão, a sua observância e a escolha correta do local permitem obter rendimentos estáveis.
Aterrissagem
O desembarque é realizado na primavera e no outono, mas os especialistas preferem o período de outono. Antes de plantar mudas, você precisa escolher o lugar certo e mais favorável. Estas são as encostas sul e leste, sem a ocorrência próxima de água subterrânea. Krasnostop adora iluminação em toda a volta dos raios do sol, proteção contra correntes de ar e ventos do norte.
Para o plantio, são preparadas covas de tamanho padrão: 80x80x80 cm. Uma camada de drenagem de tijolo quebrado, pedrinhas, etc. é colocada no fundo. O solo é enriquecido com superfosfato, esterco, composto. Se as mudas forem plantadas em solos férteis de chernozem, as plantas jovens não precisam de nutrição adicional nos primeiros anos de vida. Esta regra não se aplica a áreas esgotadas. A distância entre arbustos e fileiras é de 1,5–2 metros; antes do plantio, as raízes são tratadas com uma vibração de esterco de argila.
Polinização
A videira é caracterizada por floração bissexual e não requer polinização adicional.
Poda
As uvas precisam de poda higiênica de primavera. É realizado para formar arbustos fortes e aumentar a produtividade. A poda no primeiro ano de vida favorece o crescimento de brotos e massa vegetativa. No outono, uma pequena poda de 2-4 olhos é realizada.
Rega
Para as uvas desta variedade, é necessária rega moderada no início do crescimento e desenvolvimento e rega abundante durante os períodos de seca.
Top curativo
Antes do início do fluxo de seiva, nitrogênio e matéria orgânica são introduzidos no solo (excrementos de galinha 1:20). Duas semanas antes da floração, os arbustos são pulverizados com humato de sódio (4 g por 10 l de água). No outono, o solo é escavado com fertilizantes orgânicos: esterco, composto, húmus.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Resistência moderada à geada - a variedade tolera uma queda na temperatura de -20 graus, mas precisa de abrigo. Cubra a videira com um método de trincheira com uma profundidade de pelo menos 30 cm.Os rebentos são retirados do suporte, amarrados e colocados sobre tábuas pré-assentadas. O solo é deitado por cima e coberto com uma película ou agrofibra.
Doenças e pragas
Apesar da resistência comparativa da variedade a doenças fúngicas e míldio - 2 pontos, necessita de tratamentos fungicidas preventivos. Para prevenir o ataque dos ácaros da uva e da filoxera, eles são pulverizados com inseticidas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Não há armazenamento de uvas técnicas - elas são enviadas imediatamente para processamento nas vinícolas.
Visão geral da revisão
A maioria dos proprietários de videiras desta casta agradecem a sua despretensão e estabilidade de frutificação.