- Autores: Kalugin Viktor Mikhailovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: rosa-roxo escuro
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 115-120
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Peso do grupo, g: 800
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: solto
A uva Krasava pertence às variedades desenvolvidas na atual década. Mas, apesar disso, graças às suas qualidades únicas, hoje é muito popular entre criadores e jardineiros amadores.
História de criação
A variedade de uva de mesa Krasava foi criada pelo criador ucraniano Viktor Mikhailovich Kalugin. Presumivelmente, esta variedade surgiu como resultado do cruzamento das variedades Talismã e Velika. Uma nova forma de híbrido foi plantada com sementes em 2013 e, em 2017, Viktor Mikhailovich colheu a primeira safra que atendeu às suas expectativas. Em 2018, para a segunda frutificação da muda, o criador conseguiu 18 cachos de excelente qualidade. Acredita-se que o nome da variedade tenha sido inventado tradicionalmente pelos hóspedes que visitam os vinhedos de Kalugin.
Descrição
A uva Krasava é caracterizada por arbustos vigorosos. O grande vigor da videira garante um bom amadurecimento dos bagos. Tem flores bissexuais. Cada rebento possui 2 inflorescências.
Período de amadurecimento
Krasava, em termos de amadurecimento, refere-se a variedades precoces a médias. Amadurece em 115-120 dias. No sul da Ucrânia e da Rússia, Krasava amadurece no início de setembro. Também amadurece bem nas regiões do norte.
Cachos
Esta variedade é caracterizada por grandes aglomerados. Sua massa atinge 800 ge mais. Em forma, os cachos de Krasava são cilíndrico-cônico e cônico. Por isso, os bagos não se pressionam e são bem ventilados. Os cachos são soltos, por vezes de densidade média.
Bagas
A variedade Krasava chama a atenção pelos seus frutos grandes (12-14 g) de formato oval alongado. O fruto é de cor rosa-púrpura escuro. A coloração começa na ponta da baga. As uvas Krasava são caracterizadas por uma polpa firme e crocante. Eles grudam firmemente no cacho, é muito difícil arrancá-los.
Gosto
A variedade Krasava pertence à variedade gastronômica. Isto significa que as suas bagas são consumidas frescas e têm um sabor excelente. Além do sabor harmonioso da fruta, essa variedade apresenta altos índices de acúmulo de açúcar. O sabor das bagas de Krasava sempre recebe apenas avaliações positivas de especialistas.
Produção
A variedade forma 2 inflorescências por broto. Este é um indicador de que Krasava tem um bom rendimento. Especialmente considerando os grandes cachos dessas uvas.
Recursos crescentes
Em geral, é muito fácil cultivar a variedade Krasava. É despretensioso, não requer cuidados especiais. Deve-se apenas ter em mente que ele precisa de muita luz solar.
Aterrissagem
No território da Rússia e da Ucrânia, as uvas Krasava podem ser plantadas em qualquer solo. Mas o solo definitivamente deve aquecer.Os rebentos são plantados no lado ensolarado sul do local, onde não há correntes de ar e ventos fortes.
Polinização
As flores bissexuais da variedade Krasava não requerem polinização especial, ao contrário das variedades de uvas femininas. Mas se desejado, polinização adicional pode ser realizada a fim de aumentar o rendimento ou obter uma nova variedade. Para isso, uvas de um tipo feminino diferente são plantadas ao lado de Krasava.
Poda
No outono, como parte da poda sanitária, antes de cobrir o arbusto Krasava para o inverno, é necessário cortar cílios velhos e doentes. Depois, para a correta formação dos rebentos, a poda é feita na primavera. Este procedimento deve ser realizado antes do início do botão em uma temperatura não inferior a +10 graus em tempo ensolarado. No verão, é recomendável retirar os enteados e desbastar as folhas desta variedade.
Rega
A rega da muda de Krasava pode ser feita de forma simples, usando algumas garrafas de plástico. Eles devem ser enchidos com água e enterrados com o pescoço para baixo. Com este método de irrigação, a água flui gradualmente para as raízes, evitando que apodreçam. Mas não é recomendável regar uma planta adulta desta forma.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar da resistência à geada bastante boa de -22 graus, a variedade Krasava requer abrigo para o inverno. Isso é especialmente verdadeiro para as regiões do norte. Os cílios das uvas são retirados do suporte após a poda e cuidadosamente colocados no solo. Na maioria das vezes, os ramos de palha ou abeto funcionam como um abrigo.
Doenças e pragas
Esta variedade é bastante resistente a doenças e pragas. Com os devidos cuidados, as uvas Krasava raramente adoecem. Às vezes, pode ser afetado por oídio e varíola. Para a prevenção dessas doenças, é necessário tratar a planta com sulfato de cobre na proporção de 5 g de vitríolo por 250 g de água, para melhor aderência da solução nas folhas, adicionar um pouco de sabão. Saliências marrons nas folhas indicam uma infestação de carrapatos. As uvas devem ser tratadas imediatamente com produtos químicos como Karbofos ou Neoron.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Krasava é bem conservado, mas as uvas não são muito transportáveis. Embora os frutos silvestres fortes conservem a sua apresentação por muito tempo.