- Autores: Centro Científico Federal FGBNU em homenagem a I.V. Michurina
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco com um tom rosado
- Gosto: simples
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 110
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Sinônimos de nomes: Olga
- Peso do cacho, g: 250
A popular uva de mesa Krasa Severa, também conhecida como Olga, tem conseguido atrair a atenção dos radiestesistas por suas qualidades marcantes. Ele dá frutos um dos primeiros no jardim, não tem medo do frio e da seca, muita umidade. A beleza do Norte é muito apreciada por amadores e profissionais da área da viticultura.
História de criação
A variedade foi obtida por especialistas da Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal em homenagem a I. IV Michurin em 1976, até 1994 foi aprovado em testes de variedades estaduais e, em seguida, foi inscrito no Registro do Estado. Ao reproduzi-lo, as plantas-mãe Zarya Severa e Taifi pink foram usadas. As uvas são zoneadas para a Região Central da Terra Negra. O nome original Olga foi dado pelos cônjuges dos criadores, mas depois mudou para a Bela do Norte.
Descrição
Uvas vigorosas, com folhas grandes e ligeiramente pubescentes por baixo. A videira amadurece bem, até 90-95% da massa total dos rebentos. O crescimento por ano pode ser de 3 M. A videira é castanha, forte, forte.
Período de amadurecimento
A variedade é muito precoce, amadurece em 110 dias com a soma das temperaturas ativas acima de 2200 graus Celsius. Em média, a coleta começa no final de agosto.
Cachos
O formato do pincel é cônico, ramificado, pode ter densidade média ou ser solto. O peso médio de um cacho chega a 250 g.
Bagas
A beleza do Norte frutifica com grandes bagos de forma ligeiramente oval, recolhidos nas escovas. A casca é branca, com coloração rosada, a polpa é suculenta e carnuda, com 2-4 sementes em seu interior.
Gosto
A pontuação total da degustação é de 8 pontos. O sabor da baga em si é simples, doce, com uma relação de acidez de 5,4 g / dm3 e açúcar na faixa de 160-170 g / dm3. É adequado para consumo fresco. A pele apresenta um sabor ligeiramente herbáceo com um toque adstringente.
Produção
Uvas de alto rendimento. Pelo menos 10 kg de frutos maduros são colhidos do mato.
Recursos crescentes
A variedade é cultivada em solos arenosos e franco-arenosos, caracterizados por uma maior permeabilidade à umidade. Conforme a videira jovem cresce, ela vai precisar de uma liga. Os enteados acima de 1 ou 2 folhas são removidos. É melhor instalar as treliças imediatamente, em 3-4 filas, isso é especialmente importante para o método de plantio de valas.
Aterrissagem
Plantar arbustos segundo o esquema de 2 × 3 m é considerado ótimo para a Beleza do Norte, cada planta precisa de pelo menos 6 m2 de espaço próprio. Ao escolher um local, é dada preferência a áreas muito ensolaradas e sem sombra. A variedade é contra-indicada para colocação em terras baixas, bem como nas encostas do norte ou ao longo de estradas. Fileiras de plantas são dispostas na direção norte-sul, garantindo que recebam o máximo de luz solar durante o dia.
Em regiões frias, o plantio de valas é recomendado para proteger contra geadas. Neste caso, a profundidade da vala está na faixa de 30-40 cm.São colocadas no interior fossas de 80 × 80 cm a uma distância de 2 m, vedadas com pedaços de ardósia ou tábuas, drenadas na zona do fundo, salpicadas com uma camada de aparas e ramos. A composição ideal do solo durante o plantio: 2-3 baldes de húmus, 300 g de superfosfato, 5 kg de cinza de madeira, polvilhados com solo de jardim.
O momento ideal para a transferência de plantas para terreno aberto é 1 década de junho, quando elas não são mais ameaçadas por geadas recorrentes. As raízes são retiradas da embalagem, agitadas levemente e as plantas são colocadas na cova. Em seguida, a trincheira é coberta com terra de forma que cerca de 30-40 cm permaneçam até as bordas, levemente compactadas. Cada planta é regada com 2 baldes de água.
Polinização
A polinização cruzada não é necessária. A variedade dá flores bissexuais, o que lhe confere uma formação bastante intensa de ovários.
Poda
Devido à pequena percentagem de rebentos frutíferos - não mais do que 40-45%, a poda da uva é realizada com a preservação de 8-10 olhos. Os arbustos têm a forma de leque, com 4 braços principais. A poda é realizada na primavera. As vinhas velhas são encurtadas mais, até 6-8 olhos. Em geral, não deve haver mais de 40 brotos por arbusto - 1 por pincel.
Rega
As plantas requerem rega abundante, especialmente no início do verão. Recomenda-se manter o solo úmido. É preferível escolher a hora da rega ao nascer do sol ou após o pôr-do-sol, evitando gotas de humidade nas folhas. Para o resto do período, recomenda-se a utilização de sistemas de irrigação gota a gota na vinha.
Top curativo
A beleza do Norte, embora seja considerada uma casta despretensiosa, ainda necessita de cuidados cuidadosos. Os arbustos requerem alimentação de raiz e foliar. O primeiro outono no início da primavera, assim que as camadas protetoras do abrigo forem removidas. Na vinha, são cavados sulcos nos quais são aplicados fertilizantes de nitrogênio, potássio e fósforo na quantidade de 50/30/40 g.
Mais perto da floração, cerca de 10 dias antes de começar, um balde de solução líquida de esterco de galinha é adicionado sob cada arbusto. Adicione 20 g de superfosfato e a mesma quantidade de sal de potássio. O procedimento termina com rega abundante. A cobertura é repetida após a formação de bagas do tamanho de uma ervilha. Durante o amadurecimento, misturas de potássio-fósforo em grânulos são adicionadas sob os arbustos, e a irrigação foliar também é realizada com complexos universais de microelementos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os indicadores de resistência à geada são baixos, as uvas podem suportar uma queda nas temperaturas atmosféricas para um nível de -25 graus. Ela precisa de abrigo para o inverno.
Doenças e pragas
Em termos de resistência a doenças, a variedade apresenta bons resultados. É suscetível a oídio e oídio e requer tratamento profilático com composições fungicidas.Na primavera, é feita a pulverização com uma solução de enxofre coloidal e líquido Bordeaux. A variedade é resistente à podridão cinzenta. Contra a filoxera, o tratamento é necessário apenas nas regiões do sul; no norte, os arbustos não são afetados por ela.
Entre as pragas, vespas e vespas são as que mais se interessam por esta variedade de uva. São utilizadas armadilhas especiais contra eles, bem como bolsas de proteção nas mãos.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A variedade se presta bem ao armazenamento. Quando mantido em arbustos por muito tempo, não se deteriora mesmo com alta umidade atmosférica.
Visão geral da revisão
Segundo a maioria dos proprietários, as uvas Krasa Severa estão de acordo com a descrição dos criadores. A variedade é cultivada com sucesso mesmo em Omsk, devido ao curto período de maturação, consegue atingir a maturação antes do frio. As ervilhas são pouco perceptíveis, e o peso médio dos pincéis na maioria dos arbustos chega a 500 g Note-se que ao sol os bagos adquirem um bronzeado acastanhado. Em geral, a impressão é bastante positiva, nas regiões centrais da Rússia a Beleza do Norte é cultivada mesmo sem abrigo para o inverno.
Muitos produtores se recusam a cultivar esta variedade devido à sua suscetibilidade a doenças fúngicas, em particular o míldio. E também é mencionado que com muita umidade, os bagos apresentam tendência a rachar. Os cultivadores engenhosos até constroem copas sobre os arbustos para evitar o excesso de umidade. E também os proprietários não estão muito satisfeitos com o baixo teor de açúcar.