- Autores: I. Filippenko e L. T. Shtin (VNIIGiSPR Michurina, TsGL)
- Cor de baga: dourado, ficando rosa no lado ensolarado
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -26
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: solto
- Pele: médio, rasgado
- Apareceu ao cruzar: Aurora do Norte x Kishmish Negro
Korinka Russkaya é uma variedade de uva com excelente resistência à geada, boa imunidade e excelente sabor. A planta está no registro estadual da Região Central da Terra Negra.
História de criação
A variedade foi cultivada em VNIIGiSPR Michurin, TsGL. A seleção foi realizada por I. M. Filippenko e L. T. Shtin. Inicialmente, eles se encarregaram de obter um produto com alta robustez invernal. Os criadores alcançaram seu objetivo usando o par parental das variedades Zarya Severa e Kishmish black. Eles obtiveram uma espécie que pode resistir a geadas de até -26 graus.
Geografia de distribuição
Devido às suas qualidades e despretensão, os arbustos de videira são cultivados com sucesso na parte central da Rússia, no sul e no noroeste do país, no Extremo Oriente e na Sibéria. O híbrido cria raízes não menos produtivas na Polônia, Bélgica, Canadá e países bálticos.
Descrição
Os arbustos desta variedade são fortes e vigorosos, com raízes desenvolvidas e um ritmo de crescimento intenso. Podem ter até 3 m de altura. Brotos de tonalidade castanha clara, fortes, perfeitamente maduros, capazes de segurar cachos sólidos. As folhas são largas, com cinco lóbulos, mal dissecadas, de cor verde rica, com pouca pubescência. As flores são brancas, com inflorescências em forma de panícula. As uvas florescem em maio, por cerca de duas semanas. Os frutos aparecem 2-3 anos após o plantio.
O comprimento dos rebentos varia entre 2-3 m. O grau de maturação da videira varia entre 70-85% do seu comprimento. O nível de rendimento é significativo. A transportabilidade da fruta é satisfatória. A casta é utilizada para a elaboração de vinhos de grande qualidade, passas. Não há descascamento de frutos silvestres.
Período de amadurecimento
Korinka Russkaya pertence a variedades muito precoces. As frutas amadurecem em julho. Mas sua maturidade total ocorre na terceira década de agosto. É nessa época que costumam começar a colher frutos. Os pincéis podem ser armazenados por muito tempo nos arbustos, sem perder suas propriedades e excelente aparência, ganhando uma quantidade significativa de açúcar. Quando cultivada em áreas abertas do noroeste, a colheita começa em meados de setembro.
Cachos
A corinka russa forma cachos de tamanho médio e pesa 180-250 g. As escovas têm forma cónica, muitas vezes alada. Sua densidade está frouxa.
Bagas
Os bagos são pequenos, redondos, com dimensões de 8x10 mm e pesando até 2 g, tons de amarelo dourado. Em locais ensolarados, adquirem tons rosados.
O conteúdo é caracterizado por uma consistência carnuda e suculenta com agradáveis propriedades gustativas. Não há aroma óbvio. A pele é de espessura média, não muito forte. As sementes estão faltando. O teor de açúcar varia na faixa de 20-22%, mas às vezes atinge valores elevados. Os parâmetros de acidez são excelentes e chegam a 5 g / l.
Gosto
A fruta tem sabor a uva intenso e harmonioso, sem outros sabores residuais. O indicador de degustação é de 4,3 pontos.
Produção
A variedade tem um rendimento estável e rico. Frutifica no segundo ano de crescimento. Com cuidado satisfatório, até 12 kg de frutas são colhidos do mato. Até 80 centners por hectare.
Recursos crescentes
A cultura é pouco exigente para o solo e não precisa de cuidados excepcionais. Perfeitamente cultivado por iniciantes.
Aterrissagem
Recomendações básicas para pouso:
- as mudas selecionadas são submetidas a um estudo cuidadoso para identificar a possibilidade de secar raízes, rebentos danificados ou doentes;
- as mudas devem ser rejuvenescidas pela poda de raízes e brotos;
- a preparação dos recessos para o plantio é feita com antecedência;
- no caso de proximidade com lençóis freáticos, as fossas são drenadas;
- ao carregar a cova em 1/3 com solo nutriente, as raízes devem ser protegidas do efeito direto dos fertilizantes adicionando solo simples.
Polinização
A videira tem flores femininas e masculinas. Em outras palavras, é uma variedade autopolinizada. Não há necessidade de polinizadores.
Poda
A poda é recomendada para 6-8 botões. Na primavera, devem fazer podas sanitárias, retirando ramos inviáveis.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Korinka Russkaya é uma variedade resistente ao gelo, mas em invernos sem neve e muito frios, ela precisa ser coberta com agrofibras ou materiais semelhantes.
Doenças e pragas
A cultura possui um grau médio de resistência a doenças e pragas, os riscos de ocorrência de doenças são reais. As uvas são suscetíveis ao oídio e também podem ser afetadas por ele.
A videira é mais intensamente afetada por fortes chuvas durante o amadurecimento dos frutos. Eles adoram se banquetear com vespas e pássaros. Para proteger a colheita, os cachos são cobertos com sacos especiais que bloqueiam o caminho das pragas até aos bagos.
Se as uvas forem expostas a alguma doença ou inseto, isso sempre se refletirá em sua aparência.
Armazenar
As frutas de Korinka Russkaya ficam bem armazenadas na geladeira, bem como quando são transportadas por longas distâncias. Eles também podem ser armazenados em uma área fresca e ventilada.