- Autores: ONG "Vierul", Moldávia
- Cor de baga: rosa dourado e vermelho rosa
- Gosto: harmonioso, com leve tom e aroma de noz-moscada
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 125-130
- Resistência ao gelo, ° C: -18
- Peso do grupo, g: 200-600
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: densidade média e solta
A variedade Kishmish Radiant é uma uva popular, despretensiosa, autopolinizada, de alto rendimento, com grandes cachos e excelente sabor a frutos silvestres. Difere em crescimento rápido, nível médio de resistência ao frio. A casta de mesa com excelente sabor é indicada para a elaboração de sumos, vinhos, passas.
História de criação
Surgiu em 1985, criado por criadores do Instituto de Pesquisa de Viticultura e Vinificação da Moldávia NPO "Vierul" ao cruzar o cardeal americano com o rosa Kishmish armênio.
Geografia de distribuição
Cultivado na Moldávia, Bielo-Rússia, Ucrânia. No território da Rússia, é recomendado para cultivo na região do Baixo Volga, no Cáucaso do Norte, na costa do Mar Negro. Em climas temperados, é recomendável criar um abrigo confiável para o inverno.
Descrição
Os arbustos são de tamanho médio ou vigorosos com trepadeiras fortes e casca de fibra grossa avermelhada. As folhas são médias, cinco lobadas, fortemente dissecadas. A lâmina foliar é verde claro com uma superfície brilhante, lisa na parte inferior. As flores são pequenas em diâmetro 3-5 mm. O kishmish radiante se distingue pela boa maturidade da videira. Cresce muito rapidamente, necessita de podas constantes. Os brotos não lignificam de forma alguma, mesmo depois de ficarem mais fortes, eles permanecem flexíveis.
Período de amadurecimento
Refere-se às variedades de meia temporada - o período de maturação é de aproximadamente 130 dias. A colheita começa no final de agosto em um clima do sul, no início de setembro em um clima temperado. Com uma sobrecarga significativa (pincéis muito grandes, ou muitos deles), o tempo de maturação aumenta para 20 dias.
Cachos
Os cachos são grandes, em forma de cone ou cilindro, ramificados, com lobos laterais, de densidade média ou ligeiramente friável. Normalmente pesam cerca de 200-350 g, mas frequentemente pesam até 400-600 g.
Bagas
Bagas grandes, não ervilhas, não se racham, pesando 2,5-4 g e têm forma oval ligeiramente alongada. A casca é espessa, densa, quando madura, torna-se rosa-dourada ou com uma delicada tonalidade avermelhada, coberta por uma flor mate. A polpa é suculenta, carnuda, densa, não escorregadia. As sementes estão ausentes, às vezes rudimentos subdesenvolvidos são encontrados.
Gosto
Sabor doce agradável, com acidez sutil, notas de noz-moscada e aroma delicado. Conteúdo de açúcar 17-22%, ácido - 6-7 g / l. Avaliação do sabor da degustação de 9 pontos em 10 possíveis, não especialistas caracterizam o sabor como frutado, muito uva.
Produção
A primeira colheita de Kishmish Radiant dá já 2 anos após o plantio, começa a frutificar plenamente por 4 anos. Até 12-15 kg são colhidos de um arbusto. A safra pode ficar sem ser colhida por muito tempo, a qualidade da fruta só melhora com isso.
Recursos crescentes
Os brotos mais fortes são deixados para frutificar. As uvas são consideradas muito frutíferas - 70% dos rebentos dão frutos. Os arbustos requerem apoio e amarração. Os cultivadores experientes recomendam o cultivo da variedade em suportes arqueados, para que as plantas recebam bastante luz e ar fresco.
Durante o período de floração, os cachos em excesso devem ser cortados, um arbusto sobrecarregado pode não trazer uma colheita para a próxima temporada. Carga máxima para uma planta adulta: 2 cachos sobram em 1 broto, ou seja, cerca de 35 pincéis. Pincéis muito longos costumam ser aparados, cerca de 1/3. É um bom polinizador para outras variedades. Com cuidado, as uvas dão frutos abundantes
Aterrissagem
A variedade é plantada em área aberta e bem aquecida pelo sol, na zona sul. O procedimento é realizado na primavera, do final de abril a maio, nos dias em que o solo já está suficientemente aquecido: temperatura do ar +15, temperatura do solo +10. No outono - em outubro, antes do início das ondas de frio. Deixa-se um intervalo de 2 m entre as mudas e são preparados poços de tamanho padrão, que são preenchidos com dreno. Em seguida, uma mistura de solo preto, cinzas, húmus e fertilizantes fosfatados é despejada com um montículo regado. Uma muda é colocada no topo do aterro, distribuindo cuidadosamente as raízes. A partir da parte sul do poço, você pode instalar um tubo de um metro de comprimento para a irrigação de drenagem.
Polinização
Ela floresce com flores masculinas e femininas, é autopolinizada, nenhum polinizador adicional é necessário.
Poda
Para a frutificação anual e a colheita de alta qualidade, recomenda-se podar regularmente os rebentos. É ideal fazer poda média de arbustos para 6-8 botões. Em uma planta adulta, restam 35-40 brotos, um total de 50-70 olhos fortes. Os jovens são formados de acordo com um sistema multi-braço de ventilador - de 4 a 8 braços em cada. A primeira poda de uma videira jovem é feita para 2-3 olhos, um adulto é cortado para 14 olhos.
Rega
A escolha dos métodos e regularidade de irrigação depende do tipo de solo do local e das características climáticas da região. Por exemplo, os arenosos devem ser regados abundantemente e os chernozem - 2 vezes menos. Requer rega moderada.
Tradicionalmente, no verão, a irrigação é realizada a cada 4 dias. Em seguida, afrouxe e aplique cobertura morta. Pare de regar durante a floração e 20 dias antes da colheita. Para umedecer o ar durante esses períodos, o solo entre as fileiras é ligeiramente umedecido. As uvas respondem bem à irrigação por gotejamento ou drenagem. A tolerância à seca de Radiant Kishmish é média. No calor, regado dia sim, dia não, 10 litros por planta.
Top curativo
Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são usados, um excesso de nitrogênio provoca doenças fúngicas.Antes da floração, são alimentados com sulfato de magnésio, sulfato de potássio ou monofosfato, sendo o mesmo curativo aplicado durante o período de pega das bagas. Solos ácidos são adicionalmente fertilizados com fósforo e sódio, solos alcalinos - com potássio.
No outono, eles são alimentados com compostos de potássio, cinzas. Os fertilizantes orgânicos são usados uma vez a cada dois anos. O excesso de fertilização tem um efeito negativo na frutificação. O curativo de cobertura é aplicado na forma líquida durante a rega.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Resiste a temperaturas de até -22 graus. É recomendado no inverno rigoroso no sul e em climas temperados para fazer um abrigo todos os anos. As vinhas são retiradas dos suportes, dobradas ao solo, colocadas em tábuas, cobertas com palha, geotêxtil no topo, ou são construídas cabanas de ardósia, tábuas. Abrigo no final de outubro - início de novembro.
Doenças e pragas
A variedade é resistente à podridão cinzenta, podendo ser afetada pelo oídio. Em climas frios, é mais suscetível a doenças fúngicas do que em regiões quentes. É aconselhável fazer tratamento preventivo regularmente. Na primavera e no outono, eles são pulverizados com fungicida Nitrofen com solução de sulfato ferroso de míldio a 3% ou 3%. De oídio - enxofre coloidal. Recomenda-se adicionar uma solução de permanganato de potássio aos fertilizantes minerais.
Nem todos os insetos conseguem lidar com a casca grossa dos frutos; sacos especiais são colocados nos cachos para as pragas grandes.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As bagas devidamente colhidas são armazenadas em local fresco e seco por mais de 2 meses. Os frutos ficam bem presos ao pedúnculo, a casca não é danificada durante o transporte. Recomendado para cultivo industrial.
Visão geral da revisão
Em geral, Kishmish Radiant causou comentários positivos dos jardineiros. Deliciosa e bonita, com borlas muito grandes, de tamanhos encantadores - é uma pena que os cachos tenham de ser encurtados durante a floração. Alguém cultiva esta uva desde os anos 1990: os arbustos são altos, sob uma película dupla podem resistir a geadas de até -35 graus e no ano seguinte florescem profusamente. Nas regiões do sul, ele lida bem com o verão chuvoso, mas há alguns comentários - a variedade floresce no final da primavera e pode congelar no inverno.