- Autores: Zagorulko Vitaly Vladimirovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Branco
- Gosto: com noz-moscada tipo cidra
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 110-115
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Sinônimos de nomes: Limão
- Peso do grupo, g: 1200
A cultura da uva já é conhecida dos jardineiros há muito tempo. Apesar de sua longa história de uso, poucos conseguem encontrar a abordagem certa para esta planta. As formas híbridas modernas simplificam muito os métodos de sua reprodução, dando rendimentos abundantes. Essas variedades incluem passas Citronny.
História de criação
A nova forma híbrida foi desenvolvida recentemente pelo viticultor amador Vitaly Vladimirovich Zagorulko. A nova variedade pertence à 3ª classe sem sementes. O híbrido de reprodução é isolado da mesma família das passas Volodar.
Descrição
Um nome diferente para as passas Citronny é Lemonchik, já que há um leve azedume de limão no sabor. O objetivo da variedade é principalmente técnico. Faz excelentes vinhos de sobremesa e de mesa, mas também pode ser consumido fresco.
Período de amadurecimento
Pertence às primeiras variedades. A maturação técnica começa em 110-115 dias. Você pode saborear os primeiros frutos já em agosto - início de setembro. No entanto, deve-se notar que sobrecarregar os arbustos de uva não é recomendado para regiões da Rússia com condições climáticas médias. A sobrecarga altera a estação de cultivo.
Cachos
Possuem formato cilíndrico-cônico de média densidade. O peso de um cacho pode chegar a 1200 g.
Bagas
A forma das bagas varia de oval a oval-ovóide. Nos frutos de cor branca, o caroço está ausente, na polpa carnosa-suculenta podem surgir rudimentos moles. O peso de uma baga chega a 3,5-4 g A casca é de densidade média, praticamente não sentida ao ser comida.
Gosto
A variedade é atrativa pelo seu sabor harmonioso, combinando noz-moscada com notas cítricas do tipo cidra.
Produção
A variedade é bastante fecunda. De um arbusto, você pode coletar de 9 a 12 kg. Possui bons indicadores de transportabilidade. Tem um período de colheita prolongado.
Recursos crescentes
A planta é muito exigente para cuidar. Para o cultivo, são escolhidos locais ensolarados. É necessária proteção contra correntes de ar. De preferência no lado sul ou sudeste do local. Além disso, você não deve plantar uvas ao longo das paredes e próximo a árvores. Qualquer sombreamento afeta negativamente a qualidade dos frutos e o desenvolvimento bem-sucedido do arbusto.
Cresce bem em solos férteis e bem drenados. Solo argiloso é pré-fertilizado. Introduzem-se húmus, composto e cinzas de madeira. Um ano depois, é realizada a realimentação. Depois disso, as uvas podem ser plantadas na área preparada.
A rega deve ser moderada, moderadamente abundante. É necessário excluir a estagnação de água no sistema radicular, que pode levar à decomposição das raízes. É melhor providenciar a irrigação por gotejamento no vinhedo.
É necessário alimentar-se na primavera e antes do inverno. A alimentação na primavera consiste na introdução de húmus podre, fertilizantes minerais (nitrogênio, fósforo, potássio). Isso permitirá que a planta cresça ativamente brotos e folhas, além de trazer uma colheita abundante.
Mas você deve ter cuidado com fertilizantes minerais, especialmente com nitrogênio. Seu excesso afeta negativamente o rendimento e a saúde do arbusto. Quando o solo é fértil, não há necessidade de adicionar nutrientes adicionais.
Aterrissagem
Uma cova bastante volumosa é preparada para o plantio: 40 por 80 cm e 60 cm de profundidade. As raízes devem ser espaçosas. A cova de plantio é coberta com camadas. A drenagem vem primeiro. Pode ser cascalho, tijolo quebrado, pedra triturada. Então areia, húmus, a camada final - solo fértil.
O colar da raiz deve receber atenção especial. É aprofundado em 5 cm, após o plantio da muda, faz-se um pequeno montículo, a cova é calcada e regada abundantemente. Distância entre mudas 2 m, entre linhas 3 m.
As estacas colhidas no outono apresentam boas taxas de enraizamento.
Polinização
Kishmish Citron bissexual. Além disso, não há necessidade de plantar uvas polinizadoras. O ovário do fruto ocorre quase 100%, sem ervilhas. A videira amadurece bem.
Poda
Planta de raiz própria vigorosa. Portanto, é necessária uma poda oportuna, que é realizada no outono, após a colheita. É em média, até 6-8 botões. Os brotos e os brotos que deram frutos são removidos. Com esta poda, as uvas dão frutos bem.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O híbrido é resistente ao inverno. Tolera temperaturas de até -21 graus. A videira deve ser coberta para o inverno, quando cai 5 a 10 graus a partir deste nível. Isso permite que a cultura seja endurecida, o que tem um efeito positivo no desenvolvimento da planta.
Doenças e pragas
A uva-cidra apresenta indicadores médios na resistência a doenças infecciosas. A resistência a doenças fúngicas, oídio e oídio é de 3,5 pontos. Portanto, durante a temporada, o tratamento preventivo é realizado várias vezes.
Pássaros e insetos, especialmente vespas, não causam menos danos. Eles gostam muito de frutas doces e perfumadas, então escondem cada cacho em uma bolsa de rede.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos assentam bem, não perdendo a apresentação e o sabor durante cerca de um mês.