- Autores: Hungria
- Cor de baga: verde-dourado
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 110-115
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: Kishmish húngaro, GF No. 342
- Peso do cacho, g: 300-500
- Tipo de flor: bissexual
Quem não gosta das passas conhecidas desde a infância - uvas doces sem grainha e passas maravilhosas, sem as quais é difícil imaginar muitas variedades de pastéis e sobremesas? A uva Kishmish 342 é uma das melhores uvas passas.
História de criação
A variedade Kishmish 342, cujos nomes sinônimos são GF 342, Kishmish Húngaro, foi criada há relativamente pouco tempo e foi obtida por especialistas húngaros pelo método de seleção, cruzando o Perlet americano e o Villard blanc europeu. De seus progenitores, a variedade recebeu maturidade precoce e ausência de sementes, despretensão e resistência à geada, boa produção e sabor de sobremesa.
Geografia de distribuição
Apesar de sua relativa juventude, as maravilhosas uvas ensolaradas conquistaram o amor de muitos viticultores na maioria das regiões. E, felizmente, são muitos - a vitalidade e a boa resistência às doenças permitiram seu crescimento em quase todas as regiões do país. Kishmish 342 é bem conhecido nas regiões do sul da Rússia - na costa do Mar Negro, nas extensões de Kuban e da Crimeia. Também é conhecido na parte europeia do país, em Altai e nos Urais, Primorye e no Extremo Oriente, Sakhalin e Sibéria. Os métodos de cultivo diferem entre si, assim como os tempos de maturação. Se em um clima subtropical não necessita de condições especiais, então em uma zona de clima frio requer atenção.
Descrição
Kishmish 342 é uma uva com cachos de deliciosas frutas vermelhas, cheias de sol e néctar durante o amadurecimento.
Período de amadurecimento
Kishmish 342 pertence a variedades muito precoces e começa a contar a partir do início do fluxo de seiva - o tempo até que o fruto atinja a maturação técnica é de 110-115 dias. Este indicador continua sendo um dos fatores da extensa área de cultivo.
Cachos
Os arbustos de diferentes idades são caracterizados pelo tamanho irregular das escovas. Os cachos são maiores nas vinhas velhas do que nos rebentos jovens. O peso médio de um cacho cilíndrico-cônico é de 300-500 gramas, no entanto, um bom cuidado e uma tecnologia agrícola adequada podem permitir que você obtenha indicadores mais significativos. O pincel apresenta uma estrutura de moderada densidade e beleza surpreendente após atingir a maturação fisiológica e técnica.
Bagas
O fruto verde-dourado em forma de ovo (oval, ligeiramente alongado para baixo) pertence à terceira classe de ausência de sementes, ou seja, praticamente não existe. A polpa carnosa contém 190-210 g / dm³ de açúcar e 6-8 g / dm³ de acidez. O tamanho médio da baga é 1,5x1,7 mm, o peso é de 2 a 3,5 gramas.
Gosto
As frutas têm um sabor harmonioso de noz-moscada para sobremesa
Produção
Nisto, os indicadores não diferem na uniformidade: quanto mais velha é a vinha, maior é o rendimento que dá. O valor médio para atendimento de alta qualidade é de 20-25 quilos por arbusto.
Recursos crescentes
Kishmish 342 é propagado de várias maneiras:
mudas:
camadas;
raiz e método de enxertia.
Dos métodos acima, o primeiro é o mais simples, adequado para jardineiros e vinicultores novatos.
Aterrissagem
A época de plantio das uvas "ensolaradas" é escolhida de acordo com a região. O clima do sul permite o plantio de mudas na primavera e no outono - outono longo, inverno ameno e quente permitirá que a muda se adapte em qualquer caso. Este não é o caso do pouso em latitudes temperadas. Lá, esse processo é melhor realizado na primavera, já que o início precoce do inverno pode não dar tempo para a muda enraizar. Mesmo com o inverno, é provável que ele seja frágil e inferior, e o jardineiro pode perder 4 anos esperando pela colheita.
A tecnologia de pouso não difere da clássica. Ele tradicionalmente precisa de lugares ensolarados com proteção contra ventos e correntes de ar. A cerca de um metro de distância, deve haver um suporte estável, por exemplo, a parede de um prédio. Se este é um vinhedo em escala industrial, então treliças poderosas são instaladas.
O solo não é menos importante, deve ser solo fértil, idealmente solo preto. Como no futuro o jardineiro receberá arbustos poderosos, a distância entre eles é de pelo menos 3 metros, de preferência quatro. As fossas são cavadas grandes, com uma profundidade de 70 cm e um diâmetro de pelo menos 80 cm. A drenagem é colocada na cova, e o solo escavado é misturado com húmus e cinzas de madeira, a muda é encurtada em 2 gemas após o plantio.
Polinização
Kishmish floresce com 342 flores bissexuais, por isso lida bem com a polinização sem ajuda humana.
Poda
A poda é definitivamente necessária - eles começam a realizá-la a partir do segundo ano. O rebento mais forte é escolhido e sobram dois botões, dando vida a dois rebentos no ano seguinte. Cada um deles também é podado em 2 botões. Assim, uma bucha em leque de quatro braços será formada em 4 anos. Posteriormente, a poda média anual é realizada por 6 a 8 olhos, longa por 8 a 10 olhos.
Rega
Se chover no verão, as uvas não precisam de rega - é feito apenas durante a seca. É importante não esquecer de afrouxar o solo ao redor dos arbustos após cada chuva ou rega. O afrouxamento é substituído por cobertura morta com serragem, grama, turfa, o que simplifica muito a vida dos jardineiros.
Top curativo
O vigor da videira obriga o cultivador a alimentá-la com matéria orgânica e fertilizantes minerais. Na primavera, o nitrogênio é necessário para estimular o crescimento da massa verde. No verão, eles são alimentados com fertilizantes de potássio e fósforo. Essa medida permitirá que você obtenha uma grande baga com um sabor excelente. No outono, é a vez do orgânico. Húmus, cinzas de madeira, excrementos de pássaros, composto são usados. Ao mesmo tempo, é importante lembrar do poder dos excrementos de pássaros - em grandes quantidades, ele é capaz de queimar tudo com o que entra em contato.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar da declarada resistência à geada de até -24 graus, em zonas climáticas frias é melhor jogar pelo seguro e cobrir os arbustos para o inverno. Isso não é fácil de fazer, já que a videira se distingue pela sua elasticidade sólida, mas você tem que provar.
A parte próxima ao caule deve ser derramada, a parte superior é liberada do suporte, dobrada ao solo e polvilhada com serragem, terra, coberta com ramos de abeto, folhas caídas e coberta com agrofibra por cima. No inverno, um abrigo adicional é construído na forma de um monte de neve.
Doenças e pragas
Resistência à doença em pontos:
míldio - 2,5;
formas fúngicas - 2,5–3;
oidium -3, isto é, tolerante;
podridão cinza - 1 ponto, o que significa alta resistência.
Com esses indicadores, a prevenção não será supérflua, especialmente durante chuvas prolongadas. Os arbustos são tratados com fungicidas, sulfato de cobre ou líquido bordalês. Além disso, a videira pode ser atacada: ácaros, rolos de folhas, besouros podem botar ovos e as larvas prejudicam gravemente a folhagem. Os inseticidas vêm em socorro, também ajudam no combate às vespas que causam danos sérios e às vezes irreparáveis à cultura.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Em uma câmara fria com uma temperatura não superior a +5 graus, as bagas podem ser armazenadas de 3 a 6 semanas em uma umidade do ar de 90–95%. A casca fina da fruta não permite que o Kishmish 342 seja transportado por longas distâncias - a baga certamente ficará "ferida".
Visão geral da revisão
Em geral, a julgar pelas críticas, Kishmish 342 recebeu uma alta classificação dos jardineiros por sua maturidade precoce e doçura. As pessoas ficam felizes em notar a ausência de problemas com o cultivo de videiras, resistência às condições climáticas e boa tolerância à geada. Aqueles que são especialmente exigentes com os pontos negativos incluem um sabor simples e uma pequena baga.