- Autores: Burdak Alexander Vasilievich
- Cor de baga: vermelho-púrpura escuro
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Peso do grupo, g: 522
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: solto, menos frequentemente de densidade média
- Pele: durável
- Apareceu ao cruzar: Talismã x Robe Burgundy
- Forma de baga: oval alongado ou fusiforme
A uva Catalonia é um híbrido recém-criado que tem uma boa reputação. Esta variedade é popular não apenas entre os residentes de verão e produtores de vinho, mas também entre os agricultores. As propriedades especiais da Catalunha distinguem a variedade de outros tipos de uvas e a tornam a melhor escolha para o plantio.
História de criação
O criador Alexander Burdak cruzou duas variedades de uvas: Talisman e Burgundy mantle. O resultado é uma espécie híbrida chamada Catalunha. A Catalunha recebeu uma aparência decorativa e atraente do manto da Borgonha, enquanto ela pegou emprestado seu gosto do Talismã. Um simples cruzamento entre as duas variedades de uvas resultou no melhor híbrido despretensioso de alto rendimento. O autor classifica sua variedade como uma espécie vermelho-violeta escura e a distingue como uma variedade de mesa.
Descrição
A Catalunha é uma das variedades de uvas cruzadas com sucesso, capaz de produzir uma colheita desde o primeiro ano após o plantio. Esta espécie é caracterizada por grandes arbustos e pelo amadurecimento de muitos frutos grandes que não racham. O amadurecimento dos brotos ocorre ao longo de todo o comprimento
Período de amadurecimento
A Catalunha é considerada uma das primeiras variedades. Nas regiões do sul, essas uvas amadurecem em 90 dias. O fruto é colorido muito cedo, mas por algum tempo não se deve tocar, para não sair azedo. A safra pode ser colhida no final de julho. Nas regiões do norte, a colheita começa no início ou meados de setembro.
Um fato interessante é que não há frutos maduros e verdes nos cachos. Ou seja, o processo de amadurecimento dos frutos ocorre simultaneamente. Os bagos não se partem nem se esfarelam, o que permite que os cachos fiquem muito tempo nos arbustos, acumulando mais açúcar.
Cachos
Os cachos da Catalunha são grandes, ramificados, de friabilidade média e de formato largo e cónico. A densidade média permite que os bagos sejam bem ventilados e não deformados. Os pentes são longos, de cor verde claro ou rosada, muito duráveis. Praticamente não há descascamento dos frutos silvestres.
O peso médio de um cacho de uva é de 522 gramas. Depois de alguns anos, quando o arbusto amadurece, o peso pode chegar a 1 quilo. A videira é forte, por isso é perfeitamente capaz de suportar esse peso. O aspecto e a elegância dos cachos são conferidos pelos frutos do mesmo tamanho.
Bagas
A fruta na Catalunha é muito grande, de calibre único e de forma oblonga. A cor pode ser vermelho-violeta ou marrom profundo. A densa floração da ameixa dá ao fruto um apelo especial. O comprimento médio da baga é de 38 mm, o diâmetro é de 24 mm e o peso pode variar de 15 a 18 gramas.
Gosto
A polpa das uvas é densa, crocante e carnuda. O sabor rico e aromático harmonioso lembra cereja doce, com ligeira adstringência. A casca densa protege a fruta de danos, mas é fácil de mastigar e misturar com a polpa. Catalonia é uma uva muito doce e suculenta com baixo índice de acidez, o que é totalmente compatível com o tipo de mesa.
Produção
Foi mencionado acima que a Catalunha é uma espécie de alto rendimento.Ele consegue dar uma colheita no primeiro ano: pode ser um ou dois cachos, mas a qualidade dos bagos não vai diferir em nada das próximas colheitas. Nos anos subsequentes, quando a videira estiver suficientemente forte, cada um dos rebentos será capaz de suportar vários cachos. A elevada fecundidade dos botões permitirá a formação de um rebrote nos enteados, no entanto, o tamanho do cacho em si será menor do que o normal.
Recursos crescentes
Ao cultivar a Catalunha, é necessário monitorar o crescimento e o pleno desenvolvimento da mata. As estacas enraízam-se bem e formam um rizoma forte. A videira amadurece bem e os rebentos não requerem liga.
Aterrissagem
É melhor plantar mudas no meio do outono. O local deve estar localizado em um local nivelado e ensolarado, protegido de correntes de ar e ventos fortes. As mudas que serão plantadas devem ter caule claro com raízes brancas desenvolvidas. Antes do plantio, a muda é embebida em água por dois dias e, em seguida, colocada em uma solução fraca de permanganato de potássio. Após o plantio, a área próxima à muda deve ser coberta com cobertura morta e o próprio espécime deve ser amarrado a uma estaca.
Polinização
A Catalunha tem flores bissexuais, por isso a polinização ocorre mesmo nas épocas mais desfavoráveis para a floração.
Poda
A poda oportuna e correta é muito importante para a Catalunha. É necessário cortar os tiros velhos e danificados. Eles diferem do resto da casca cinzenta e escamosa. Se a planta estiver doente ou tiver sido atacada por pragas, a poda das folhas, cipós ou brotos é feita imediatamente.
Rega
A rega regular é necessária durante a estação de crescimento, porque neste momento a futura colheita está sendo formada. Além disso, rega abundante e cobertura morta do solo são permitidas em épocas de seca. Mas é importante não permitir o encharcamento do solo, para não destruir as mudas. Durante o período de amadurecimento dos bagos, a rega da Catalunha é totalmente interrompida para evitar a aguada dos frutos e a ocorrência de doenças fúngicas.
Top curativo
O acabamento da Catalunha é feito duas vezes por ano: antes da estação de crescimento e depois da floração. Você pode usar fertilizantes como esterco, húmus, fósforo e potássio.Antes do início do ciclo vegetativo, aplica-se a fertilização nitrogenada, que contribui para a melhor formação das folhas, pedúnculos e bagas. É muito importante prestar atenção à quantidade de fertilizantes e suas taxas de aplicação, porque a Catalunha não tolera bem uma overdose.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Catalonia é um híbrido resistente à geada que pode suportar temperaturas de até -23 graus. Nas regiões do sul, essas uvas não precisam ser cobertas. Se não houver neve ou houver pouca neve, é aconselhável proteger as raízes do congelamento.
Nas latitudes médias ou setentrionais, os rizomas devem ser isolados. Os vinhedos são cobertos com papel alumínio. Assim, as condições de estufa são criadas. Após a queda de neve, os montes de neve aumentam e protegem o solo do congelamento.
Doenças e pragas
O criador da Catalunha tentou tornar as uvas híbridas resistentes a muitas doenças e pragas. O arbusto não é afetado pelo míldio, o oídio e o bolor cinzento. Mas há uma série de doenças que podem prejudicar essa uva.
- Antracnose. É caracterizada pelo murchamento das folhas, cachos e rebentos. Preparações de cobre e fungicidas servem como profilaxia.
- Clorose. Provoca amarelecimento das folhas, lento crescimento e desenvolvimento da videira, com o que cessa a produção de clorofila. Nesses casos, sulfato ferroso e cobertura de cobertura são usados. Também é desejável melhorar a drenagem e eliminar a água estagnada do solo.
- Câncer bacteriano. Uma doença fatal que pode ser transmitida por ferramentas de jardim. Uma planta doente é arrancada e todas as raízes são removidas do solo, então o solo e o equipamento são desinfetados.
Devido à densa casca das uvas, as vespas e outras pragas praticamente não incomodam os arbustos da Catalunha. A única praga da espécie é o ácaro do feltro, que vive no dorso da folha e se alimenta da seiva da planta. No combate ao ácaro, acaricidas e preparações de enxofre são usados com sucesso, e o tratamento com líquido bordalês evita o ataque de lagartas às uvas na primavera.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Outra vantagem importante da Catalunha é um alto nível de preservação de frescos. A colheita pode ser armazenada por muito tempo em uma adega ou em uma sala fria. Ao mesmo tempo, o sabor e a apresentação das uvas não se perdem. A Catalunha é capaz de suportar um transporte de longo prazo sem alterações externas: os cachos não se deformam e as bagas não racham.