- Autores: Pavlovsky Evgeny Georgievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Preto
- Gosto: simples, harmonioso
- Período de amadurecimento: cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do cacho, g: 600-800
- Tipo de flor: bissexual
- Pele: afinar
- Apareceu ao cruzar: FVC-94-3 x Nadezhda AZOS
Carmen é uma forma de uva de mesa híbrida, produzida por um cruzamento interespecífico complexo. A casta é famosa pelos atraentes tipos de cachos, pelo bom gosto, sendo uma das primeiras a colher. O híbrido é comum nos países do sul da CEI e em regiões com clima subtropical nas latitudes russas.
História de criação
O híbrido foi obtido pelo criador amador Pavlovsky Evgeny Georgievich cruzando FVC-94-3 e Nadezhda AZOS. Carmen pertence à primeira geração de subespécies obtidas por este autor.
Descrição
A uva Carmen é vigorosa, forma arbustos com uma videira bem e de amadurecimento uniforme. Cresce com sucesso em cultura auto-enraizada e enxertada, ganhando comprimento e altura de brotos suficientes (até 2 m), formando abundantemente folhagem verde. A floração ocorre no início de maio. As estacas enraízam-se facilmente e são utilizadas como o principal método de criação. Não há sinais de ervilhas nas bagas.
Período de amadurecimento
Em termos de maturação técnica, o híbrido é geralmente referido como precoce. A colheita começa na segunda década de agosto. A maturação técnica é alcançada em 100-110 dias.
Cachos
Aglomerados cônicos densos pesando 600-800 g são formados nos arbustos.
Bagas
O grande tamanho dos bagos é característico - o peso de cada um chega a 6-8 g, a sua forma invulgar, oval, alongada, pontiaguda, chama a atenção para as uvas Carmen. A pele negra é sempre fina, por baixo há uma polpa densa e crocante.
Gosto
Os frutos do híbrido têm sabor simples e harmonioso, o teor de açúcar neles chega a 200 g / dm3.
Produção
A formação abundante de ovários requer a remoção do excesso de ovários do arbusto na fase de frutificação. Na ausência de racionamento, os períodos de amadurecimento são alongados, os bagos ganham açúcar pior. A forma híbrida é considerada de alto rendimento, rende até 5-6 kg de frutos por arbusto.
Recursos crescentes
Esta forma híbrida é cultivada usando técnicas agrícolas padrão. Proporciona controle sobre a formação de cipós, cobertura vegetal regular da superfície do solo com capina preliminar. Durante o período de maturação, não é permitida a rega, caso contrário os frutos ficarão aguados.
Aterrissagem
Ao escolher um local de pouso, você deve se concentrar na parte sul ou sudoeste do local, que possui um abrigo artificial contra o vento na forma de um edifício, uma cerca. As plantas devem ser colocadas diretamente ao sol, sem sombreamento. Eles mantêm uma distância de 3 m das árvores mais próximas, 1 m dos edifícios.O melhor solo é argilo-arenoso, argiloso, pantanoso e alagado são categoricamente inadequados.
A época do plantio é a primavera. O solo deve aquecer até +10 graus e acima.Desde o outono, os fertilizantes orgânicos são colocados no solo durante a escavação. Na primavera, forma-se uma fossa de 70 × 70 × 70 cm no local escolhido, que é refrescada com uma camada de matéria orgânica salpicada de terra. Ao plantar um híbrido Carmen, o colo da raiz não é enterrado.
Polinização
Nenhuma tarefa especial de polinização é necessária. O híbrido tem flores bissexuais que fornecem intensidade suficiente de formação de ovário.
Poda
Ao racionar a carga para esta variedade, é recomendado resistir à poda de 34-36 olhos por arbusto. Nas vinhas frutíferas, não restam mais do que 7-8.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A videira pode suportar uma queda na temperatura do ar de -23 graus. Em regiões com invernos frios com pouca neve, a formação de um abrigo é obrigatória.
Doenças e pragas
A forma híbrida demonstra resistência a doenças fúngicas ao nível de 3,5 pontos, à podridão cinzenta em 3 pontos (tolerância) e a resistência ao míldio e míldio é inferior (2 pontos). Em geral, com tecnologia agrícola adequada e bons cuidados, a maioria dos problemas pode ser evitada. Recomenda-se pulverizar os arbustos da folha com uma mistura de bordeaux para prevenir a antracnose, mas também terá de combater a filoxera com a ajuda de inseticidas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos devem ser retirados do arbusto ao atingir a maturação técnica. Quando deixados na videira, eles começam a murchar.
Visão geral da revisão
De acordo com os vinicultores amadores, Carmen pode ser considerada um híbrido não comercial promissor para o cultivo em uma fazenda privada. Notam a abundante frutificação dos arbustos, que exige racionamento obrigatório, o belo formato e o sabor picante dos frutos silvestres, enquanto a deformação do açúcar é bastante lenta. Os híbridos de Pavlovsky já têm um grupo formado de admiradores. A maioria deles tem vários tipos de uvas em seu local ao mesmo tempo. Este híbrido específico cria raízes com sucesso em quase todos os lugares - de Kursk a Krasnodar, sem causar problemas.
As desvantagens óbvias das uvas Carmen incluem rachaduras nas bagas, que ocorrem em alguns tipos de solo - as plantas são muito sensíveis à escolha do local. Além disso, as escovas são facilmente afetadas pelo apodrecimento e também é impossível superexpor a cultura nos arbustos. A baixa resistência ao mofo torna o híbrido mais vulnerável a esta doença do que outras variedades.