- Autores: França
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: azul escuro, com um revestimento ceroso rico
- Gosto: harmonioso sabor de erva-moura
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Período de amadurecimento, dias: 143-165
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: Bidour, Bordeaux, Cabernet small, Lafite, Lafet, Petit Cabernet
- Peso do cacho, g: 78
A uva é uma videira perene ou arbusto trepadeira com vários milhares de variedades cultivadas. Uma das variedades técnicas mais famosas e populares é o Cabernet Sauvignon. Ele difere de seus congêneres em muitas qualidades positivas.
História de criação
A pátria histórica das famosas uvas é a província francesa de Bordéus. Após a Exposição Mundial de Paris, Cabernet Sauvignon deu início à conquista triunfante e ao assentamento de vinhedos. Os progenitores do rei da vinificação foram as variedades branca e preta de Sauvignon e Cabernet Franc.
A origem da variedade de uva mais comum e famosa há muito está envolta em mistério. Há sugestões de que a variedade foi criada por um gênio desconhecido da vinificação. Pesquisas científicas e análises genéticas forneceram provas conclusivas de que o híbrido é resultado de cruzamento natural.
Descrição
Cabernet Sauvignon é uma variedade de uva técnica muito procurada na produção de vinhos, mas não é consumida fresca.
O rebento jovem da planta é excelentemente caracterizado por:
- coroa esverdeada pálida, quase branca;
- vermelho-vinho contornando os dentes de folhas verde-claras com pubescência rosa-esbranquiçada.
Características distintivas de uma planta adulta:
- poderoso arbusto alastrando;
- folhas - fortemente dissecadas, cinco lobadas, com dentes triangulares irregulares;
- borda avermelhada esculpida com uma fina penugem de teia de aranha na folhagem verde suave.
Período de amadurecimento
Cabernet Sauvignon é uma variedade médio tardia, o amadurecimento ocorre em 140-145 dias. No outono quente e longo, a estação de crescimento aumenta para 160-165 dias. Os pincéis, que têm a característica de permanecer muito tempo pendurados sem apodrecer, ganham o percentual máximo de teor de açúcar.
Cachos
A partir das inflorescências de uva, formam-se cachos de tamanho médio e formato cilíndrico-cônico. O pincel cresce heterogêneo, solto, com arranjo livre de frutos silvestres. Tamanhos médios dos cachos:
- comprimento - 15 cm;
- o diâmetro na base é de 8-10 cm, que diminui drasticamente após várias fileiras de frutos silvestres;
- comprimento da perna - cerca de 7 cm;
- peso - em média 78 gramas, às vezes chega a 130.
Bagas
Os frutos da videira Cabernet Sauvignon não podem ser confundidos com outros. Uma uva de tamanho médio, redonda, azul escuro, tem uma casca áspera, forte e grossa, que não teme as mudanças climáticas, precipitação, frio. Sua característica distintiva é um rico revestimento de cera. O pequeno diâmetro da baga (13-15 mm) contém polpa suculenta com um suco rosa pálido quase incolor e 1-3 sementes. Rachaduras e apodrecimento não são uma declaração sobre as bagas de Cabernet Sauvignon.
Gosto
A carne herbácea das bagas tem um sabor nitidamente brilhante de erva-moura madura e groselha preta. Curiosamente, a palatabilidade pode variar dependendo da maturidade, condições e localização.
Produção
Apesar do tamanho pequeno do pincel e dos bagos médios, as uvas são caracterizadas por altas taxas de rendimento. Isso é facilitado pelas qualidades positivas da espécie:
- os cachos de bagas por um longo período podem permanecer nos arbustos até a geada;
- baixar a temperatura não prejudica a qualidade dos bagos;
- falta de decadência e derramamento.
Cabernet Sauvignon é despretensioso, dominou diferentes territórios climáticos, mas as áreas com umidade suficiente do solo podem se orgulhar de grandes safras.
Recursos crescentes
Com grande despretensão desta variedade, algumas condições agrotécnicas, datas de plantio, fatores "preferidos" pelas uvas devem ser levados em consideração:
- boa iluminação de patamares;
- umidade do solo.
As plantações plantadas em regiões quentes com opção de encostas ao sul de colinas e colinas irão deliciá-lo com uma boa colheita e seu rápido amadurecimento.
Aterrissagem
Para que as uvas se deliciem com belos arbustos graciosos, abundância de pincéis de cera azul-escuros, é preciso plantá-las corretamente. A primavera e o outono são as épocas para cuidar das plantações futuras. Deve ser plantado, levando em consideração algumas regras obrigatórias.
- As plantas devem ser plantadas de norte a sul para garantir uma boa ventilação e iluminação uniforme - esta casta não gosta de locais completamente fechados ao vento.
- As plantações de primavera são realizadas em solo bem aquecido, quando não há geada, plantações de outono - antes do início do frio, caso contrário Cabernet Sauvignon congelará e não criará raízes.
- O melhor material de plantio é a muda enxertada, pois as sementes de uva nem sempre estão prontas para as condições adversas.
- Dadas as vinhas volumétricas da variedade, o espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 2,5 m.
Polinização
Entre as qualidades positivas do Cabernet Sauvignon, os produtores observam sua capacidade de autopolinização. O híbrido tem flores bissexuais - tipos masculinos e femininos, então as uvas não têm problemas com frutas, mesmo que não haja insetos por perto.
Poda
Para formar um arbusto maduro, uma videira requer poda e uma liga horizontal. É realizado duas vezes - na primavera (outono) e no verão. A variedade Cabernet Sauvignon é caracterizada por dois tipos de formação de arbustos:
- baixo;
- misturado.
A poda de brotos de frutas por 5-6 olhos, eliminando brotos fracos e estéreis, rejuvenesce os arbustos e os torna mais produtivos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A popularidade deste tipo de uva trouxe relativa robustez de inverno. A videira resiste a geadas de até -22 ° C, portanto, não há necessidade de abrigo. Você deve cuidar de mudas jovens - para elas, mudanças bruscas de temperatura são indesejáveis e perigosas. É impossível adivinhar as condições meteorológicas, por isso é melhor ter cuidado e isolar as vinhas com antecedência.
Doenças e pragas
A variedade de uva Cabernet Sauvignon tem muitas vantagens inegáveis, uma das quais é o aumento da resistência a doenças. No entanto, algumas doenças representam um perigo para as mudas jovens:
- mofo;
- podridão cinzenta,
- filoxera.
Entre as pragas, os ácaros, a coceira e as vespas são perigosos para as uvas, mas a variedade aumentou a imunidade aos vermes volumosos. A pulverização preventiva protegerá contra o aparecimento de pragas de insetos e doenças fúngicas da planta.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A colheita da uva não requer armazenamento de longo prazo, seus frutos são processados para o preparo:
- vinhos de mesa tintos de alta qualidade;
- sucos.
Uma excelente forma de armazenamento é a vinificação e o envelhecimento em barricas de carvalho, embora os frutos silvestres não danificados possam ser armazenados frescos durante vários meses.