- Autores: VNIIViV "Magarach", Yalta
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Rosa escuro
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 100-110
- Resistência ao gelo, ° C: -18
- Peso do cacho, g: 450-500
- Tipo de flor: funcionalmente feminino
- Avaliação de degustação, pontos: 8,1-8,4
Zest de uvas de mesa não é uma variedade para iniciantes, pois é difícil de crescer. A mulher caprichosa é termofílica e caprichosa, tanto para as condições climáticas quanto para a tecnologia agrícola. Aqueles que preferem variedades versáteis, resistentes e de alto rendimento não devem perder tempo com Zest - até o nome exala delicadeza.
História de criação
A variedade jovem foi criada pelos criadores de Yalta VNIIViV "Magarach". O destaque fica por conta do cruzamento das variedades Chaush e Cardinal. O nome geralmente aceito foi recebido pela variedade por sua capacidade de "passar" diretamente na videira, o nome científico da variedade é XVII-241.
Geografia de distribuição
É difícil, com as tecnologias modernas, falar sem ambigüidades sobre as regiões nas quais esta ou aquela variedade de uva pode crescer. O sabor é dividido em zonas para a costa do Mar Negro, o Norte do Cáucaso, a Ucrânia, Kuban, a Crimeia, a Moldávia. No entanto, pode ser cultivada no Ártico, se você usar uma estufa e criar um microclima adequado.
Descrição
A casta jovem é uma típica representante da Vitis vinifera da Europa de Leste, o que a define como uma videira sujeita ao ataque de várias doenças. A planta é alta, vigorosa, com trepadeiras que precisam ser podadas. Os rebentos são cobertos por uma grande folhagem verde claro com veios descoloridos. O híbrido se distingue por excelentes dados externos e excelentes características organolépticas, boa transportabilidade. Fornece passas de excelente qualidade quando secas.
Período de amadurecimento
Hybrid Zest pertence a variedades muito precoces - seu período de maturação é mantido em torno de 100-110 dias.
Cachos
A densidade média das escovas cilíndricas tem peso padrão de 450-500 gramas, mas a variedade é jovem e, a julgar pelas avaliações dos vinicultores, é capaz de mais. Algumas pessoas mencionam obter cachos de 800 gramas, desde que o período de cultivo seja acompanhado de condições climáticas ideais e tecnologia agrícola.
Bagas
Bagas grandes e alongadas de cor rosa escuro, no momento de atingir a maturação fisiológica - púrpura. A polpa densa carnosa e suculenta com uma crocante agradável é envolvida por uma pele fina, mas densa, absolutamente não sentida ao comer. O tamanho da fruta está mantendo com segurança os parâmetros de 34 por 17 mm, com um peso de 8-9 gramas. O teor de açúcar das uvas atinge 170-180 g / dm³ na maturação técnica, acidez 4-5 g / dm³.
Gosto
A baga tem um sabor harmonioso, acompanhado por notas de noz-moscada e um final de boca longo. A pontuação de degustação em uma escala de dez pontos está perto do ideal - 8,1–8,4 pontos.
Produção
A produtividade dos arbustos é baixa - nos primeiros anos é de 2-3 kg por arbusto, na forma adulta a videira pode render até 8 kg. O fator de frutificação é 0,9-1,2.
Recursos crescentes
Antes de optar por uma variedade extravagante, você precisa comparar suas próprias capacidades e condições meteorológicas.
Aterrissagem
As raspas exigem cada vez mais do solo - ele deve ser solto, respirável, nutritivo, sem a proximidade de águas estagnadas e subterrâneas. O local deve ser protegido, coberto por um declive ou muro contra correntes de ar e ventos frios. O plantio é realizado na primavera e no outono. As mudas são plantadas em covas, as mudas em trincheiras.
No fundo, uma drenagem de argila expandida, seixo ou outra camada é necessariamente despejada. Em seguida, o solo enriquecido com superfosfato e húmus é derramado, o sistema radicular é tratado com o medicamento "Kornevin" antes do plantio. Após o plantio, rega abundantemente. Após cerca de uma semana, o solo é solto e coberto com composto ou turfa para evitar rachaduras.
Polinização
Com isso, o híbrido tem um problema. A passas tem um tipo de flor funcionalmente feminina, portanto deve haver uvas com flores masculinas por perto e com a mesma época de floração. Se essas condições forem atendidas, a polinização vai bem.
Poda
A formação de um Zest não é uma tarefa fácil, requer os conhecimentos necessários. Os arbustos precisam de controle sobre a carga - no primeiro ano a videira não é podada, então esse processo é feito anualmente, às vezes duas vezes por safra. As mangas são formadas mais próximas do solo. A carga total no arbusto é de 40–45 olhos. 10-12 botões são deixados no broto de fruta. A falta de controle leva a um espessamento e redistribuição da vitalidade, quando a energia é gasta no crescimento da massa vegetativa, ao invés de fortalecer o sistema radicular e a produção.
Top curativo
A trepadeira caprichosa e caprichosa requer curativos foliares e de raízes regulares - várias vezes durante a estação de crescimento. É dada preferência a fertilizantes complexos e preparações altamente especializadas. A variedade responde bem a:
- "Argumin";
- "Solução";
- "Aquarin".
Além de fertilizantes minerais, a planta precisa de matéria orgânica - húmus, fezes de pássaros, composto, cinzas de madeira.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A este respeito, Zest também não pode se orgulhar de recordes - sua resistência ao gelo é baixa, o máximo que é capaz é suportar temperaturas abaixo de zero até -18. A videira deve ser cuidadosamente coberta para o inverno. Os rebentos são abrigados em qualquer clima, pois nas regiões subtropicais pode haver temperaturas abaixo de zero.
Uma delicada videira com um ano de idade pode não sobreviver a uma geada em alta umidade. Rebentos adultos e jovens são coletados juntos, enfaixados, cobertos com uma espessa camada de palha, junco, ramos de abeto, feno. Serapilheira, agrotêxtil são colocados em cima e polvilhados com terra. Túneis feitos de material de cobertura, ardósia e filme têm se mostrado excelentes.
Doenças e pragas
O capricho da Criméia se expressa em sua alta suscetibilidade a várias doenças:
- oídio;
- mofo;
- escoríase;
- antracnose;
- podridão cinzenta;
- câncer bacteriano.
Contra as doenças listadas, por pulverização preventiva com fungicidas, é utilizada uma solução de sulfato de cobre.
Além disso, a videira é indefesa contra pragas - aranhas e ácaros da uva, filoxera (pulgões). Para eles, existem inseticidas, por exemplo, o líquido bordalês. Alguns cultivadores usam remédios populares - na luta contra os ácaros, eles usam infusões de alho e dente-de-leão com sucesso.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A vindima encontra-se bem conservada devido à média friabilidade dos cachos e pele densa. A temperatura máxima de armazenamento é de 7ºC, o ideal é 2-3 graus acima de zero. Isso requer ventilação e conformidade com os padrões de umidade.