- Autores: Bilash Vladimir Mikhailovich
- Cor de baga: Vermelho
- Gosto: noz-moscada
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 90-100
- Resistência ao gelo, ° C: -32
- Peso do cacho, g: 700 e mais
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: densidade média e solta
- Pele: não é grosso, não tem tendência a rachar
As qualidades gustativas de qualquer cultura são muito valorizadas entre os jardineiros, que há muitos anos procuram este ou aquele sabor. A uva maravilha, segundo os jardineiros, tem um sabor excelente. Neste artigo, consideraremos a história da criação, características de seleção, épocas de maturação e produtividade, bem como aspectos agrotécnicos e robustez invernal.
História de criação
A casta foi apresentada ao público em 2011 pelo criador V.M.Bilash. As castas Surprise Belash e Victoria foram escolhidas para o casal de pais.
Descrição
Os arbustos são vigorosos, crescem até 3-4 m. Laza cresce rapidamente e amadurece totalmente por 2 anos após o plantio no solo. Os ramos são grossos e fortes, de cor castanha clara. Torcem com muita força, portanto é necessário instalar um sistema de treliça. As folhas são de tamanho médio, de cor verde e em forma de cunha. Há uma seção transversal no meio, a superfície superior é lisa, o verso é fosco com ligeira pubescência. Existem algumas folhas no arbusto.
Muitos jardineiros observam que esta cultura tem alta imunidade e resistência à geada. A variedade pertence ao período de maturação precoce. Os arbustos enraízam-se facilmente num novo local, reproduzem-se bem por estacas, enraízam-se bem. Portanto, dividir por estacas é um dos métodos populares de propagação dessa cultura.
Período de amadurecimento
A casta Espanto pertence ao amadurecimento precoce, sendo que o próprio período de amadurecimento do fruto varia de 90 a 100 dias. A floração ocorre em maio, e a primeira colheita pode ser feita no início ou meados de agosto.
Cachos
Os cachos são de forma cónica, grandes, podendo surgir folgas em alguns pontos, especialmente se a videira estiver sobrecarregada. Por peso, uma escova puxa 500-700 g. Com um trabalho agrotécnico adequado, bem cuidado com a bucha, o peso de uma escova pode aumentar.
Bagas
Os frutos são oval-alongados ou ovóides. Em peso, os bagos variam de 10 a 12 G. A tonalidade dos bagos é vermelho intenso ou bordô, à luz pode parecer que a casca fica ligeiramente transparente.
Os bagos não mudam de cor ao longo da estação, mesmo após a maturação completa. A casca fica compactada, não se observam fissuras no fruto, apenas em caso de doenças. A polpa é suculenta, carnuda e densa, ligeiramente crocante.
Gosto
O sabor é agradável, noz-moscada e doce. Há um gosto residual de uva.
Produção
Os jardineiros notam o alto rendimento da variedade.
Recursos crescentes
Cada cultura deve ser devidamente cuidada para que tenha bons rendimentos. A variedade de uva Izumlenie é termofílica, então ela deve ser plantada no lado ensolarado do local onde o vento sopra menos.
Pelo fato de as vinhas crescerem rápido, as uvas podem ser plantadas ao lado do mirante, e as vinhas podem ser amarradas a ele. Deve ser plantada no lado ensolarado para que as uvas não fiquem na sombra a maior parte do dia.
A área selecionada deve ser seca, a água não deve se acumular ali e a água subterrânea não deve passar no subsolo a um nível de 2-3 m. Isso é necessário para que o sistema radicular se desenvolva corretamente e não apodreça com o tempo. A umidade excessiva nas raízes pode fazer com que os frutos comecem a encolher.
O solo deve ser argiloso, solto e arenoso. É melhor desenterrar a área selecionada com minerais antes de plantar as mudas, para que a terra não fique apenas saturada de oxigênio, mas também com as qualidades úteis de que a muda necessita.
Aterrissagem
O plantio de mudas pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. Já a cultura possui alta resistência à geada. O parâmetro da fossa deve ser o seguinte: 0,8 m de profundidade, o diâmetro da fossa é 0,5-0,8 cm. Uma treliça é instalada ao lado do orifício. A drenagem de seixos ou tijolos quebrados é colocada na parte inferior. Em seguida, a drenagem é coberta com uma camada de terra solta, após a qual a muda é lançada no buraco e gradualmente coberta com terra. Após o plantio da muda no solo, o solo ao redor é derramado em abundância com água.
Se o desembarque ocorreu no outono, é melhor fazê-lo antes da primeira geada.
Polinização
O híbrido tem pedúnculos atordoados de ambos os sexos, então a planta não requer polinização adicional.
Poda
A poda sempre ocorre em várias etapas. Na primavera cortam-se as vinhas secas, as que se partem e os ramos que não saem depois do inverno. No verão, ocorre a poda para remover rebentos desnecessários da saída que não dão frutos e não darão. E também o excesso de folhagem no fundo da videira é removido, e se cresce abundantemente acima dos cachos. No outono, as vinhas são encurtadas, em média 6 a 8 olhos são cortados. Os galhos que estão dando frutos há mais de 3 anos são removidos. Os locais dos cortes são processados com verniz de jardim para que os insetos não cheguem lá.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os arbustos não precisam ser cobertos para o inverno, uma vez que a resistência ao gelo deste híbrido é de -32 graus.
Doenças e pragas
A casta apresenta elevados indicadores de resistência a doenças e pragas, mas como medida preventiva, ainda vale a pena pulverizar os arbustos.
Se as uvas forem expostas a alguma doença ou inseto, isso sempre se refletirá em sua aparência.
Armazenar
A variedade se distingue pela boa transportabilidade e pelo prazo de validade de até 1,5 meses.