- Autores: Alberto Pirovano
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: mate, coberto com ameixa grossa
- Gosto: noz-moscada
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Período de amadurecimento, dias: 152-160
- Sinônimos de nomes: Goldoni, Dona Sofia, Ideal, Italian Muscat, Italian Muscat, Pirovano 65.
- Peso do cacho, g: 600
- Tipo de flor: bissexual
Uva Itália - uma variedade com mais de um século de história, registrada em muitos países quentes, onde as safras de uva dão muita energia e espaço. A variedade pertence à espécie Vitis vinifera e é popular entre profissionais e amadores.
História de criação
A origem das uvas de mesa é o híbrido intraespecífico Vitis vinifera, criado em 1911 por Alberto Pirovano através do cruzamento das duas variedades parentais Bikan e Muscat Hamburg. Alberto usou Bikan como mãe, o que se justifica pelo florescimento de flores femininas funcionais. Mascate de Hamburgo, cujo pólen foi polinizado por Bikan, desempenhou o papel de pai da videira. Foi dele que a Itália híbrida recebeu a maior parte das qualidades excelentes. Sinônimos de nomes:
Ideal;
Goldoni;
Muscat Itália;
Moscatel italiano;
Dona Sofia;
Pirovano 65 (Pirovano 65).
A safra é consumida in natura, utilizada para enlatamento (sucos, conservas, geléias) e decapagem. A videira caprichosa requer uma manutenção particularmente cuidadosa.
Geografia de distribuição
A variedade é cultivada em todos os países com climas quentes onde as uvas de mesa são cultivadas. Na Rússia, é cultivado em áreas com o SAT (soma das temperaturas ativas) necessários 3250 graus Celsius - a costa do Mar Negro, Crimeia. E também no norte do Cáucaso, na Moldávia e em outros lugares.
Descrição
Arbustos vigorosos com copa de rebento jovem em pubescência tomentosa, pintados de cor clara, recobertos de grandes folhas quíntuplas, verde-ouro, fortemente dissecadas em 5 partes. A variedade possui boa afinidade com os porta-enxertos mais populares.
Período de amadurecimento
A variedade pertence às variedades intermediárias, leva pelo menos 152-160 dias para atingir a maturação técnica e fisiológica. A colheita não começa antes do final de setembro.
Cachos
Os cachos cilíndricos cônicos que atingiram a maturação técnica apresentam uma estrutura solta. O peso médio de um cacho é de 600 gramas, comprimento 18-21 cm, largura 12-15 cm. Favo herbáceo de até 4 centímetros de comprimento, bastante frágil, quebra-se facilmente. O cacho não tem tendência para ervilhas.
Bagas
Baga verde clara, oval ou oval fosca, coberta por uma espessa camada de pruína, tem de 2 a 4 sementes grandes, pesando até 6 gramas. Teor de açúcar nos frutos maduros - 148-191 g / dm³. No entanto, os indicadores são desiguais - dependem da zona climática e da época da colheita. A acidez titulável é de 6–10 g / dm³. A polpa carnuda é recoberta por uma pele espessa e densa, o que contribui para o armazenamento a longo prazo e alta transportabilidade. O tamanho do fruto é de 26-30 mm de comprimento e 18-20 mm de diâmetro. Em uma escala de degustação de dez pontos, a Itália é avaliada em 8,7 pontos. Outra característica distintiva da Itália é que em áreas com clima subtropical, os cachos podem ser deixados na videira após o início da maturação técnica. As bagas não têm tendência a rachar, mesmo quando chove, ao mesmo tempo que aumentam a percentagem de açúcar e a qualidade do aroma varietal.
Gosto
A baga tem um sabor harmonioso com um aroma invulgar mas muito agradável. As notas de moscatel com cidra prevalecem.
Produção
A este respeito, a Itália é uma uva com desempenho inconsistente: às vezes é um recorde de 225 g / c com boa tecnologia agrícola e em parcelas pessoais de 10-15 kg por arbusto.Com cuidado insuficiente ou condições climáticas desfavoráveis, os indicadores caem drasticamente.
Recursos crescentes
O cultivo da Itália requer maior atenção aos cuidados, alimentação e proteção contra doenças.
Aterrissagem
Para isso, escolha os locais mais quentes e com boa proteção contra ventos e correntes de ar. A localização ideal é a exposição superior da encosta sul ou o lado quente e ensolarado do edifício. Arbustos vigorosos requerem uma área de nutrientes significativa - 4,5-5 metros quadrados.
Polinização
A Itália floresce com flores bissexuais, não precisa de medidas adicionais, é bem polinizada em qualquer clima.
Poda
Os especialistas recomendam a formação em larga escala de arbustos com um bom suprimento de madeira perene. Até 10-12 olhos são deixados na videira. Para toda a bucha, a carga não deve exceder 45-50 olhos, as buchas não são sujeitas a sobrecarga. Todos os brotos estéreis são completamente removidos, deixando uma pequena quantidade caso o arbusto tenha uma subcarga significativa da cultura.
Top curativo
A planta não é resistente a doenças fúngicas e parasitárias, então os jardineiros usam uma ampla variedade de fungicidas ou solução de sulfato de cobre. O número de pulverizações durante a estação de crescimento é bastante significativo - até 10 vezes.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os indicadores nesta área não são altos, a resistência à geada da planta é bastante fraca - as temperaturas negativas máximas são de até -18 graus. A variedade precisa de abrigo para o inverno, observando as regras habituais. O inverno aberto só é possível nas regiões subtropicais.
Doenças e pragas
A Itália é afetada por pulgões radiculares, mofo cinzento e bolor. Especialmente sujeito a oídio.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A pele espessa e densa promove o armazenamento a longo prazo em condições frias - de 4 a 7 graus acima de zero.
Visão geral da revisão
A maioria dos jardineiros, em cujos terrenos é possível cultivar uvas na Itália, fica feliz em notar um aroma agradável, doçura de sobremesa e sabor harmonioso com um gosto final pronunciado de noz-moscada e cidra. Os proprietários de vinhas de clima subtropical apontam como vantagem indiscutível da casta a sua transportabilidade a longas distâncias sem danos.