- Autores: A família Krainov
- Cor de baga: cor de rosa
- Gosto: noz-moscada
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 110-115
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: Gourmet 3-6
- Peso do cacho, g: 600-1200
- Tipo de flor: funcionalmente feminino
- Descamação: Não
Os criadores continuam a surpreender os criadores de uvas com mais e mais variedades novas. Destas novas variedades modernas, criadas há não mais de 10 anos, a variedade Gurman Lakomka pode ser distinguida.
História de criação
Esta variedade híbrida foi criada pelo famoso criador amador Viktor Nikolaevich Krainov. No total, 5 variedades semelhantes foram criadas com o mesmo nome - Gourmet. Todas essas variedades são unidas por um sabor varietal específico de frutas vermelhas. Eles foram obtidos através do cruzamento das uvas Kishmish Radiant e Talisman. O segundo nome da variedade é Gourmet 3-6.
Geografia de distribuição
Esta variedade é comum nas regiões quentes da Rússia e Bielo-Rússia, Ucrânia e Moldávia.
Descrição
A variedade de uva Gourmet Lakomka é difundida não apenas em jardins e vinhedos individuais, mas também no cultivo em massa dessa cultura. Além do sabor e aroma de noz-moscada de frutas vermelhas, eles têm um grande peso de 8 a 10 gramas, enquanto em um ambiente seco e fresco são armazenados por um longo tempo. A planta é relativamente despretensiosa e tem várias das vantagens acima. Portanto, esta variedade é muito popular entre os jardineiros amadores e os vinicultores profissionais.
Período de amadurecimento
Esta variedade de uva tem maturação precoce (leva apenas 110-115 dias desde o início do botão até a colheita).
Cachos
Os bagos são colhidos em grandes cachos cónicos de média densidade. Em média, o peso de um cacho é de 600-1200 gramas. A variedade não é susceptível ao aparecimento de ervilhas mesmo em condições desfavoráveis, todos os bagos dos cachos amadurecem uniformemente e não são propensos a apodrecer.
Bagas
Os frutos são de forma oval, de cor rosada, com polpa densa e estaladiça. Eles não racham, têm uma pele densa.
Gosto
A uva Gourmet Gourmet tem um sabor bem perceptível a noz-moscada, os frutos são doces e aromáticos.
Produção
É apreciado entre os viticultores Gourmet Lakomka não só pelo seu sabor específico e período de maturação precoce, mas também pelo seu elevado rendimento (em condições favoráveis, colhe-se do mato até 8 kg de bagas).
Recursos crescentes
A variedade é cultivada em campo aberto apenas sob a condição de abrigo confiável para o inverno. Em climas com invernos frios e pouco nevados, recomenda-se que as uvas sejam cultivadas em estufa, já que a resistência à geada do Gourmet Gourmet é de apenas -24 graus Celsius. Eles plantaram em áreas ensolaradas e protegidas do vento.
Aterrissagem
A variedade Gourmet Gourmet é propagada por estacas, as estacas enraizam-se bem, desenvolvem rapidamente o sistema radicular. Freqüentemente, eles são enxertados em plantas mais resistentes ou em um velho arbusto de uva. Antes desse método de reprodução, você deve estudar bem o assunto, enquanto cuidar da planta enxertada requer um especial e mais minucioso.
Polinização
As flores da variedade de frutas Gourmet Lakomka são do tipo feminino, são polinizadas com flores em arbustos vizinhos, com o mesmo período de floração, e não piores que as plantas com flores bissexuais. Ao criar este tipo de uva, é necessário ter atenção à presença de castas com flores masculinas ou de tipo bissexual de flores no local.
Poda
Para um melhor crescimento, o rebento frutífero é cortado, deixando 6-8 olhos. O arbusto é formado em 22-24 brotos - quantidade suficiente para um bom crescimento e frutificação abundante.
Top curativo
No processo de crescimento e maturação, a planta necessita de alimentação radicular e foliar. Antes do período de floração, são utilizadas substâncias de potássio-fósforo; após a formação das flores, é adicionado fertilizante adicional contendo oligoelementos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Como mencionado acima, a resistência à geada da variedade Gurman Lakomka é de até -24 graus. O abrigo do inverno é necessário.
Doenças e pragas
Para fins profiláticos contra infecções fúngicas, as folhas da planta são pulverizadas com várias preparações biológicas. O tratamento é realizado periodicamente, pois após a queda da precipitação, a camada protetora do agente nas folhas precisa ser renovada. Os fungicidas sistêmicos também podem ser usados para proteger as uvas (o efeito de tais tratamentos dura mais do que com o uso de substâncias de proteção de contato, e folhas, botões e ovários recém-formados também são protegidos).
Embora a variedade seja resistente a muitos tipos de doenças da uva, ela é fracamente resistente ao oídio e à antracnose. Produtos químicos são usados para proteger contra danos causados por essas doenças. Além disso, os arbustos de prender e amarrar são usados para combater o oídio, bem como a remoção oportuna de ervas daninhas e o afrouxamento do solo.
Além de doenças, pássaros e insetos podem estragar as plantações e prejudicar as uvas. As redes de proteção são colocadas nos cachos das aves e, para proteger contra insetos, por exemplo, do ácaro-aranha, que costuma infectar uma planta, os arbustos são tratados com agentes especiais.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As bagas deste híbrido são utilizadas para consumo in natura e também congeladas para o inverno. Mesmo sem congelar em temperaturas de até +5 graus, as uvas mantêm seu frescor por muito tempo. Em local fresco e desinfetado, pode permanecer até a primavera.