- Autores: Espanha
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Preto
- Período de amadurecimento: média
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Sinônimos de nomes: Grenache Noir, Abundante, Aleante, Alicante, Aragones, Garnacha, Garnacha Tinta, Cannoao, Cannonaddu, Cannonadu e outros
- Produção: 20 c / ra
- Densidade do grupo: solto para denso
- Pele: espesso e denso
- Forma de baga: arredondado
A variedade técnica Grenache Noir, também conhecida como Grenache Noir, Alicante, Aragones, Garnacha Tinta, é muito apreciada pelos vinicultores europeus por suas colheitas abundantes e cor viva do suco. Bagas perfumadas em cachos contêm uma quantidade significativa de açúcar. As uvas estão bem combinadas com as variedades Grenache Blanc e Grenache Gris.
História de criação
Não há informações exatas sobre a seleção. Presumivelmente, a variedade foi cultivada na Espanha, nas regiões do norte de Aragão. Pertence ao grupo das uvas da Europa Ocidental. A primeira menção a ele data de 1513. Foi nessa época que se escreveu sobre Garnache no livro Agricultural Labour.
Geografia de distribuição
Grenache Noir é uma das variedades mais difundidas em todo o mundo. É cultivado ativamente nas regiões norte e sul da Espanha, nos EUA, principalmente no estado da Califórnia. Na primeira metade do século 20, foi cultivado ativamente na Austrália. Freqüentemente encontrado em vinhedos na França e na costa do Mediterrâneo. Na Rússia, pode ser cultivado na região do Mar Negro.
Descrição
As uvas de tamanho médio desta casta distinguem-se pela floração precoce e longa maturação da vinha. Os arbustos formam enteados com moderação, os brotos poderosos são segurados com segurança, mesmo sem apoio. O sistema radicular é bem desenvolvido, penetra profundamente no solo, sem apresentar déficit de umidade. As folhas do arbusto são de tamanho compacto a médio, em forma de funil, com 3 ou 5 lóbulos. O prato é verde, brilhante na frente e ligeiramente pubescente no interior.
Período de amadurecimento
Esta variedade é caracterizada por um período de maturação médio. A estação de crescimento é bastante longa, os frutos podem desmoronar antes da maturidade.
Cachos
As escovas do arbusto são cônicas. A densidade do cacho varia de frouxa a densa.
Bagas
Bagas arredondadas têm um tom de pele preto rico com uma flor de ameixa branca. A casca é espessa e densa, a polpa é suculenta por dentro. O tamanho dos bagos é médio.
Gosto
Os frutos silvestres atendem aos requisitos de sabor para variedades técnicas. Não se destina ao consumo fresco. O conteúdo de acidez e tanino varia com as condições de crescimento. No aroma e no paladar, os apreciadores encontram notas de cereja e framboesa, casca de laranja e especiarias, e nas frutas da Sardenha - notas de tabaco e salva.
Produção
Grenache Noir dá até 20 c / ha de frutas vermelhas. A variedade é de alto rendimento.
Recursos crescentes
A variedade é muito termofílica, resistente à seca, não tolera alta umidade. Os melhores solos para isso são pedregosos e xistosos. É sobre eles que se obtêm os frutos silvestres, adequados para a produção de vinhos rosés e tintos fortes e ricos. Devido à baixa demanda de água, é considerada a variedade mais ecologicamente correta.
Aterrissagem
Para o cultivo de uvas Grenache Noir escolha a parte sul ou oeste do local, bem iluminada pelo sol a maior parte do dia. A segunda quinzena de abril é selecionada para o plantio. Anteriormente, o local da vinha é escavado, argila muito densa pode ser diluída com areia. São preparadas fossas para arbustos com tamanho de 80 × 80 cm com drenagem obrigatória da base, restando cerca de 1,5 m entre as vizinhas.
Para o plantio, as plantas com corte verde no topo e raízes brancas são consideradas a melhor escolha. Ao comprar um broto em um recipiente, ele é transferido para o solo com um pedaço de terra. Com um sistema radicular aberto, é melhor mergulhar previamente em estimulantes de crescimento. As mudas acabadas são colocadas em covas, polvilhadas com terra, compactadas e regadas.
Polinização
Nenhuma polinização especial é necessária. A variedade lida com isso sem ajuda externa.
Poda
A Grenache Noir precisa da poda de outono da videira madura na parte inferior do arbusto, dando-lhe a forma de leque. Assim, as plantas ganham mais força para o inverno e subsequente frutificação. A poda é realizada somente após o término da movimentação dos sucos nos brotos.
Rega
A variedade é tolerante à seca. Ele precisa de muita rega apenas durante o plantio. O solo deve ficar bem seco, senão a planta vai doer, pode morrer.
Top curativo
As uvas desta variedade precisam ser alimentadas uma vez, na primavera. Também serve como a melhor medida de prevenção de doenças. Uma mistura de um complexo de nitrogênio-potássio-fósforo é introduzida sob os arbustos, com adição de cobre e zinco. Uma combinação de 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amônio e 5 g de sal de potássio funciona bem. As substâncias são diluídas em um balde de água e usadas para alimentar as plantas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A videira pode resistir a geadas de até -22 graus Celsius. No clima da Espanha e regiões próximas, ela cresce sem abrigo.
Doenças e pragas
Em climas secos, as uvas praticamente não adoecem. Com o aumento da umidade do ar, podem ocorrer casos de infecção por doenças fúngicas, geralmente o oídio. Entre as pragas, a mais perigosa para essa variedade é o pulgão. O tratamento inseticida deverá ser realizado regularmente. As bagas que amadurecem são protegidas das vespas com a ajuda de sacos de tecido ou de rede.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Não se destina a armazenamento de longo prazo. Reciclável.