- Autores: Kapelyushny Vasily Ulyanovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: bordeaux em plena maturidade
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 125-135
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Peso do cacho, g: 800-1200
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: Não
A uva Conde de Monte Cristo é uma variedade aromática popular e altamente resistente a geadas e pragas. Vale a pena olhar mais de perto as características das uvas e descobrir as regras de plantio.
História de criação
A variedade foi criada pelo criador doméstico Kapelyushny. Para obter as uvas Conde Monte Cristo, um jardineiro da região de Rostov cruzou duas outras castas, criando assim um arbusto único.
Descrição
A variedade distingue-se pelos grandes aglomerados de fácil manutenção. Adequado para fazer deliciosos sucos, vinhos. Características da variedade:
grande tamanho do arbusto;
videira flexível;
folhas grossas e grandes.
As vantagens da cultura são o rápido amadurecimento e o excelente sabor dos frutos silvestres. As uvas são adequadas para armazenamento, são resistentes a pragas.
Período de amadurecimento
As primeiras bagas aparecem mais perto do início de agosto. No entanto, nas regiões mais frias, o amadurecimento das uvas começa no início de setembro.
Cachos
Os cachos da variedade são grandes e de forma cónica. O peso de um cacho chega a 800 gramas, e nos melhores casos - 1,2 kg.
Bagas
As uvas Conde de Monte Cristo apresentam grandes bagos ovais, cuja cor varia do vermelho intenso ao rosa escuro. Em frutos maduros, você também pode notar uma flor fosca. Por dentro, a baga tem uma polpa carnuda com alto teor de glicose.
Gosto
As uvas têm um sabor harmonioso e ligeiramente amargo.
Produção
A variedade dá um alto rendimento com os devidos cuidados. As uvas param de produzir apenas 7-8 anos após o plantio.
Recursos crescentes
O cultivo da uva Conde de Monte Cristo exige o cumprimento de uma série de requisitos agrotécnicos. Por exemplo, recomenda-se fertilizar e regar regularmente o solo em tempo hábil para fornecer à planta a quantidade necessária de nutrientes e obter altos rendimentos.
Aterrissagem
Recomenda-se que pequenos arbustos de uvas sejam plantados no início da primavera, antes do fluxo de seiva. Você também pode plantar mudas em meados de setembro, quando as plantas começam a hibernar e não requerem manutenção cuidadosa. Ao escolher uvas para plantar, você deve prestar atenção aos seguintes recursos:
o material de plantio deve ter 4 ou mais gemas;
as raízes da muda devem ter uma tonalidade clara.
Além disso, é recomendável verificar as raízes para apodrecimento e danos. Caso contrário, a muda não criará raízes.
Como local de pouso, é melhor escolher áreas claras e espaçosas com um nível de água subterrâneo neutro e sem ventos. É importante que o solo em que você planeja cultivar uvas tenha muito nitrogênio.
Antes de fazer o plantio, é necessário limpar o solo de pedras e ervas daninhas que podem atrapalhar o crescimento do arbusto. Além disso, você precisará cavar um buraco de aterrissagem com uma profundidade de 60 cm. Solo fértil, húmus e areia devem ser despejados no fundo do buraco na proporção de 1: 1: 0,5.
Algoritmo de aterrissagem:
primeiro, a drenagem é colocada no poço;
em seguida, as raízes da muda são cortadas para garantir o fluxo de oxigênio, o arbusto é colocado no buraco, onde a mistura de solo é despejada;
a terceira etapa envolve o preenchimento do orifício e a compactação.
Ao final, resta regar as mudas com água morna. Nesse caso, uma pequena quantidade de fertilizantes minerais pode ser dissolvida na água.
Polinização
A polinização das uvas é realizada por insetos quando se trata de cultivo no jardim. No caso de plantio de mudas em casa de vegetação, vale a pena cuidar da polinização artificial das gemas.
Poda
Os ramos velhos devem ser removidos na primavera, antes do início do fluxo de seiva. Corte principalmente os brotos laterais. E também é necessário remover enteados, cuja aparência pode afetar negativamente a produção.
Rega
Recomenda-se regar as uvas uma vez a cada 3 dias. Um arbusto requer até 1 balde de água morna.
Top curativo
A fertilização regular do solo em que as uvas crescem ajudará a obter altos rendimentos. Os jardineiros são aconselhados a fazer cobertura na primavera, verão e outono. No primeiro estágio, uma grande quantidade de fertilizantes de nitrogênio será necessária, no segundo, é melhor usar fertilizantes minerais complexos. No período de outono, deve-se introduzir no solo húmus, capaz de fornecer às raízes das uvas os nutrientes necessários.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tolera bem as geadas, portanto é capaz de sobreviver em regiões de inverno. Nos primeiros anos após o plantio da uva, vale a pena cobrir os arbustos para que os ventos gelados não agridam o tronco e as raízes. E também os jardineiros recomendam antes das geadas:
despeje húmus e uma camada de serragem;
use serapilheira para videiras jovens;
isole a parte da raiz.
As recomendações listadas ajudarão a criar as condições necessárias para a preservação da planta.
Doenças e pragas
O Conde de Monte Cristo é uma variedade resistente a pragas e doenças. A cultura raramente é atacada por podridão e pulgões, então o arbusto é popular entre os jardineiros.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos recolhidos após o amadurecimento são colocados numa caixa.Recomenda-se armazenar uvas em salas secas.