- Autores: VNIIViV eles. EU E. Potapenko, Rússia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo âmbar
- Gosto: harmonioso, noz-moscada
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-100
- Sinônimos de nomes: IV-6-5-pc
- Peso do cacho, g: 400-500
- Produção: 160 c / ha
- Tipo de flor: bissexual
Apesar do fato de que a variedade Harold jovem ainda não passou em todos os testes de variedades estaduais e não está incluída no Registro Estadual de Plantas da Federação Russa, muitos jardineiros amadores estão felizes em cultivar este tipo de cultura e têm feito uma colheita invejável por vários anos consecutivos.
História de criação
A variedade de mesa Harold é um híbrido que foi criado por criadores do Ya.I. Protapenko All-Russian Research Institute of Plant Protection, na Rússia. O híbrido é complexo, interespecífico. Foi obtido como parte de uma tarefa de criação de trabalho de pesquisa cruzando a variedade Vostorg com Arcádia, e depois polinizada com verão Muscat. Harold foi criado como parte de uma tarefa de criação como uma amostra chamada IV-6-5-pc.
Desde 2016, a variedade passa pelos testes necessários, mas já está liberada para cultivo em terras particulares. Até que a decisão de inserir a forma híbrida no Registro do Estado seja tomada, é proibido usar Harold para fins comerciais e crescer em escala industrial.
A nova variedade foi concebida como uma variedade com períodos de maturação muito precoces e resistência à geada e a fortes temperaturas extremas. Além disso, os bagos devem ter um gosto residual agradável de noz-moscada.
Geografia de distribuição
Presumivelmente, a região recomendada para o cultivo é o Cáucaso do Norte, mas a geografia do cultivo em escala industrial, depois de todos os testes de variedade, pode ser expandida para incluir a região de Anapo-Tamalinsky e a parte oriental da costa sul da Crimeia.
Jardineiros amadores cultivam Harold com sucesso nas regiões da Rússia Central e até mesmo em um curto verão na Sibéria e no noroeste do país.
Descrição
Vinhas de tamanho médio e acima da média, crescem rapidamente, os rebentos amadurecem bem sobre elas, formando arbustos extensos.
As folhas são de cor esmeralda clara, de tamanho médio, cortadas em cinco lóbulos. A forma da folha é arredondada. A lâmina da folha possui um revestimento de canhão na parte inferior. As flores são de cor amarelo esverdeado, de tamanho pequeno.
Período de amadurecimento
Harold é uma variedade muito antiga. Passam 95-100 dias desde a floração ao aparecimento de cachos de uvas na maturação técnica, o que permite fazer uma vindima pronta e madura em pleno verão.
No entanto, deve-se ter em mente que quanto mais ao norte estiver a região de cultivo da forma híbrida, mais tempo as uvas amadurecem e ganham teor de açúcar.
Cachos
Os cachos das uvas são médios e grandes, a forma é predominantemente cónica ou cilíndrica. As bagas estão apertadas, o cacho raro está solto. O peso de um pincel é geralmente de 400-500 gramas, mas pode chegar a 1 kg.
Bagas
O tamanho das bagas é médio - 24,1 * 19,7 mm, seu peso é de 5-6 gramas. A fruta de Harold é resistente a ervilhas e rachaduras. A forma é oval. Quando madura, a epiderme medianamente densa adquire tonalidade amarelo-âmbar. Uma característica distintiva do híbrido é um rastro na forma de um ponto marrom no topo da baga. Permanece do ovário removido.
As bagas assentam firmemente nos talos. Resistente à quebra, mesmo com ventos fortes e sob condições muito maduras. A polpa é carnuda e suculenta, densa. Dentro, há 2-3 ossos facilmente destacáveis.
Gosto
De acordo com avaliações profissionais de degustação das qualidades do paladar de Harold, um indicador de 8,0 pontos é indicado em uma escala de dez pontos. O sabor é doce, harmonioso, com um final de boca vivo de noz-moscada. O teor de açúcar é 19-20%, a acidez é 4-5 g / dm3. Nas latitudes do norte, os indicadores podem mudar qualitativamente, ganhar menos teor de açúcar.
Além de comer frutas frescas, Harold produz excelentes sucos, compotas, confitures e passas.
Produção
Harold pertence às variedades de uvas frutíferas.A porcentagem de brotos frutíferos é de 75-80%. A taxa de fertilidade é de 1,5-1,6, o que é um indicador alto.
Cada arbusto pode produzir 20 cachos de uvas excelentes com um peso total de 14-15 kg. A variedade requer normalização para melhor acúmulo de açúcar, mas se não for feito, os enteados darão uma segunda colheita no outono.
Recursos crescentes
Apesar de a variedade ser jovem, já se consolidou como uma forma de híbrido bastante despretensiosa. Ela cresce em qualquer solo, sob uma variedade de condições climáticas. Não requer tecnologia agrícola especial. Portanto, qualquer cultivador pode notar a facilidade e simplicidade do cultivo de Harold. No entanto, para uma colheita boa e abundante, existem algumas coisas a serem consideradas.
Aterrissagem
Harold adora crescer em uma colina, que será bem iluminada pelo sol quente e escaldante. É melhor escolher uma encosta quente ao sul. Também vale a pena considerar que ventos fortes podem afetar negativamente a colheita da uva, mas ainda é necessária uma boa ventilação dos arbustos.
A proximidade das águas subterrâneas é indesejável: as raízes podem apodrecer. A profundidade ideal é superior a 1,5 metros. Além disso, ao plantar, deve-se cuidar de uma boa drenagem - areia, seixos, tijolos quebrados são adequados.
Polinização
As flores de Harold são bissexuais, não requerem polinização artificial. No entanto, para melhorar o rendimento, você pode recorrer a este método. Harold pode ser plantado próximo a uvas femininas em flor, Harold poliniza isso também.
Poda
A poda das vinhas é necessária no início da primavera, antes do fluxo da seiva. Remova os rebentos que sofreram com a geada. No verão, os enteados são podados - o que não permite que o arbusto se sobrecarregue, contribui para a aeração, bem como um conjunto de teor de açúcar das bagas. No outono, as vinhas são cortadas em 8-12 olhos antes do início da geada.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Nas regiões do sul, não é necessário cobrir os arbustos. Mas na faixa do meio e nas latitudes do norte, devido às fortes mudanças de temperatura, é necessário abrigo. Isso evita que a planta morra no inverno, permitirá que ela "acorde" mais rápido após o inverno e proporcionará uma colheita rica e doce.
As vinhas são baixadas ao solo, são instalados arcos no solo, sobre os quais é coberto o material de cobertura. As cargas devem ser colocadas nas extremidades livres.
Doenças e pragas
Harold é tolerante ao míldio, que são manchas locais de necrose de até 10 mm de diâmetro, sua resistência é estimada em 2,5-3 pontos. Suscetibilidade ao oídio - 3,5 pontos. As folhas requerem tratamento químico 4-5 vezes por temporada.
Harold pode ser afetado por qualquer praga inerente à cultura - ácaros-aranha, rolos de folha. Os pássaros podem causar danos à plantação, as vespas praticamente não causam danos.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos são armazenados por mais 2 meses após a remoção. Temperatura de armazenamento 0-2 graus. Mesmo com uma vindima tardia, as uvas têm um bom aspecto e podem repousar até um mês num microclima favorável.